O Sebrae Maranhão está comemorando os dois troféus recebidos no Prêmio SOLuíses do Ecossistema de Inovação. Na noite do último sábado (2), o Mobiliza SLZ, movimento que conecta turismo, cultura e economia criativa na capital maranhense, e o analista técnico da Unidade de Negócios do Sebrae em Santa Inês, João Victor Fernandes, foram premiados nas categorias Inovação em Impacto Social e Mentor Revelação, respectivamente.
O prêmio teve duas etapas: a de indicação dos concorrentes nas 11 categorias contempladas, todos selecionados por meio de votação pública; e a de avaliação por especialistas, que decidiram os vencedores a partir de critérios técnicos. O Mobiliza disputou com outras quatro iniciativas, e o analista do Sebrae concorreu com outros nove mentores.
“É com surpresa e imensa felicidade que recebemos esse reconhecimento, fruto de um trabalho coletivo realizado na região de Santa Inês pelo Sebrae Maranhão. Mostra o impacto gerado pelas ações de Educação Empreendedora com a Inovação nos atores locais dos ecossistemas do interior do Maranhão, e também como isso tem reverberado positivamente em outros lugares, mostrando a potência que é trabalhar com inovação em nosso estado”, diz o analista João Victor.
-
De acordo com a organização do prêmio, a categoria Inovação em Impacto Social celebra iniciativas, projetos ou organizações que aplicam a inovação de forma excepcional para resolver problemas sociais complexos e criar impacto positivo na comunidade e sociedade em geral. A categoria Mentor Revelação destaca mentor ou mentora em ascensão que mostrou um impacto significativo ao orientar empreendedores e contribuir para o desenvolvimento de negócios.
Movimento campeão
No primeiro semestre deste ano, o Mobiliza SLZ foi campeão da categoria Melhores Conexões Significativas, no 3º do Prêmio de Turismo Responsável da WTM Latin America. O movimento, que teve sua terceira edição realizada em setembro, envolveu mais de mil empreendedores direta e indiretamente, e alcançou mais de 20 mil pessoas, superando os números das edições anteriores. A expectativa para o Mobiliza de 2024 é alçar voos mais altos.
“Acredito que o evento continuará a crescer e se expandir para mais territórios da cidade de São Luís, conectando ainda mais pessoas, compartilhando conhecimento e impulsionando o progresso na região. É uma oportunidade emocionante para inspirar, aprender e colaborar. Estamos trabalhando nossa visão de futuro e temos planos para nacionalização e também alçar voos internacionais, levando o que São Luís do Maranhão tem de melhor: nosso turismo, cultura e economia criativa”, conta a coordenadora de Produtividade e Transformação Digital do Sebrae Maranhão, Danielle Abreu.