ASN MA Atualização
Compartilhe

Encontro ALI Rural destaca avanços e inovações na agricultura de Chapadinha, Caxias, Bacabal e Barreirinhas

O Maranhão ocupa o 3º lugar no ranking nacional em número de atendimentos. Resultados do programa demonstram que um caminho mais sustentável e eficiente está sendo trilhado com passos firmes
Por Assessoria de comunicação
ASN MA Atualização
Compartilhe

A produtora rural Camila Duarte, do povoado de Jaburu, localizado entre os municípios de Icatu e Morros, trouxe uma perspectiva valiosa sobre as necessidades específicas dessas comunidades e dos benefícios do programa ALI Rural. A manifestação aconteceu durante o Encontro Regional do ALI Rural, realizado em Barreirinhas, quando produtores da localidade e dos municípios de Caxias e Bacabal compartilharam impactos do programa em suas atividades produtivas.

“O Ali Rural trouxe vários benefícios para o nosso grupo de agricultores, um dos principais foi o de nos a  judar a compreender nossos custos financeiros e a entender o que é lucro e despesas fixas. O que não é pouco, pois muitos pequenos agricultores não têm acesso a essa orientação e não têm condições de pagar um profissional para realizar esse trabalho”, ressaltou a empreendedora rural.

A Produtora Camila Duarte dando seu depoimento sobre os benefícios que o ALI Rural proporcionou ao seu grupo de agricultores rurais

O programa Ali Rural é executado pelo Sebrae e busca promover a inovação rural com melhorias nos processos produtivos, redução de custos, controles gerenciais, marketing e vendas.

Durante o encontro, Camila Duarte e os produtores compartilharam boas práticas e os resultados anuais alcançados. O evento, que é o primeiro de três encontros de apresentação de resultados, foi marcado pela troca de experiências e prestação de contas, destacando as conquistas e avanços realizados ao longo do ano.

Como resultados principais apresentados do projeto, executado em 69 municípios no Maranhão, foram atendidos 461 empreendedores rurais durante os dois ciclos do Projeto, colocando o estado do Maranhão em 3º lugar em atendimentos no ranking nacional.

Para o gestor do projeto, John Jacinto, os encontros são primordiais para manter o diálogo e fortalecer a colaboração contínua entre os diferentes agentes do setor para obtenção dos resultados. “Os resultados trazem um impacto positivo nos negócios rurais locais e os encontros demonstram um diálogo aberto e construtivo entre todas as partes, evidenciando o compromisso coletivo de colaboração e o desenvolvimento agrícola local, o que nos dá suporte para um crescimento constante”, pontuou.

John Jacinto, Coordenador do ALI Rural apresentando os resultados gerais do projeto

Durante o encontro também foram abordados assuntos como inovação para a agricultura e ações estratégicas para intervenções em eficiência na produção. A implementação de tecnologias sustentáveis, a busca por práticas agrícolas mais eficientes e a promoção de capacitação para os produtores foram temas centrais.

Nas apresentações, os participantes compartilharam casos de sucesso, ressaltando como o ALI Rural implementa metodologias para a melhoria da eficiência produtiva, o acesso ao mercado e o aprimoramento das técnicas de produção. “Os resultados do ALI são refletidos não apenas nos resultados conquistados, mas também no compromisso de renovação de contribuições para a agricultura local por meio da inovação, cooperação que geram um grande impulso na melhoria e eficiência na produção e elevação no faturamento desse empreendedor rural”, concluiu o gestor do projeto, John Jacinto.

  • ali rural
  • desenvolvimento rural
  • Encontro ALI Rural
  • resultados
  • Sebrae