Em ação coordenada pela Associação Brasileira de Agências de Viagens do Maranhão (ABAV-MA), tendo como parceiros o Sebrae Maranhão, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur), e a Fecomércio – MA, o estado tem presença marcante na 50ª Abav Expo, aberta nesta terça-feira (27) no Rio de Janeiro-RJ, data em que se comemora o Dia Mundial do Turismo.
Quase quatro mil pessoas estiveram na abertura, num período que marca o reencontro com a Cidade Maravilhosa e as perspectivas de reconstrução neste momento da economia. Uma feira 30% maior do que em 2022, que atrai cerca de 36 mil visitantes, 2 mil marcas como expositoras, foco nos principais destinos e atrativos turísticos do Brasil, aliados à geração de negócios nacionais e internacionais e promoção de destinos, um evento com pegada sustentável e inclusiva, à altura do setor que movimenta 8% do PIB Nacional.
Presenças do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, dos ministros Celso Sabino (Turismo) e Silvio Costa (Portos e Aeroportos), deputados, senadores, personalidades, parceiros, patrocinadores membros da caravana do Maranhão (composta por 43 empresários, membros de Instâncias de Governança dos polos estaduais e técnicos), organizada e apoiada por parceiros como a Abav-MA, Sebrae, Fecomércio e Setur – MA.
“Convido todos aqui presentes: encantem-se pelo Brasil, apostem no turismo, porque esta é a nossa grande alternativa de futuro”, disse Magda Nassar, presidente da Abav, na abertura. “Façamos do turismo a nossa melhor alternativa de futuro”, acrescentou ela.
Programa Conheça o Brasil Realiza
A abertura foi palco do lançamento do “Programa Conheça o Brasil Realiza”, parceria do Ministério do Turismo com o Banco do Brasil, que trará crédito facilitado em condições especiais na compra de pacotes e outros serviços turísticos, beneficiando o turista e empresas do setor.
Outro destaque foi a palestra com o cofundador da Apple, Steve Wozniak, mediada pelo apresentador Pedro Andrade, do programa Pedro pelo Mundo. Wozniak ressaltou o futuro da computação e o suporte para um turismo cada vez mais dependente do digital.
A Abav Expo reúne ainda arenas de conhecimento (Abav Talks), que ofereceu, só no primeiro dia, cerca de 22 oportunidades de capacitação, workshops e painéis temáticos. E também a Abav Travel Tech, mostra de boas práticas de inovação no turismo.
-
6º Salão da Rota das Emoções
Paralelamente à Abav Expo, ocorre o 6º Salão de Turismo da Rota das Emoções, com participação dos estados do Ceará, Maranhão e Piauí. Um grupo de empresários (quase 30), dos três estados, participam de ações de venda e aproximações comerciais no local e divulgação dos destinos integrantes da Rota, que este ano completou 18 anos.
Em visita ao estande, o diretor Técnico do Sebrae Maranhão, Mauro Borralho, assinalou a importância do momento. “Pela primeira vez o Salão é realizado fora do território da Rota, em uma ação que possibilita amplos contatos com a cadeia turística de todo o Brasil, algo muito salutar para fortalecer e abrir mercado para esse, que é um dos mais exuberantes roteiros do país, com atrativos únicos no mundo”, disse ele. O local recebeu a visita de personalidades como o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.
Mobiliza é destaque no estande do Sebrae Nacional
No estande do Sebrae Nacional na Abav Expo 2023, em uma ativação de boas práticas de Destinos Turísticos Inteligentes (São Luís) do Programa Turismo Futuro Brasil. No local, cabines foram instaladas para proporcionar ao turista e aos visitantes experiências sensoriais, que incluem interatividade, cheiro, música e outras, em ambiente lúdico e atrativo. Do Mobiliza, é possível, por exemplo, desfrutar o vídeo resumo do movimento, ouvindo Ribinha de Maracanã convidando todo mundo para mobilizar, sentindo o cheirinho de maresia das nossas praias.
No local, o Mobiliza e outra boa prática do Maranhão (São Luís), o Centro de Atendimento ao Turista Online (CAT Online), fazem bonito, atraindo a atenção para as duas experiências, até o final da Abav Expo 2023.
Feira divulga destinos e atrativos, gerando perspectivas de negócios para os maranhenses
O estande do Maranhão (de 100m²), organizado pela Setur-MA, foi tomado pelos empresários nas aproximações comerciais com operadores nacionais e visitantes, em expressivo número.
No local, criatividade para apresentação do destino Maranhão, ativações do Polo São Luís, degustação de bebidas e da culinária (camarão seco, farinha de mandioca, geleias, biscoitos e Guaraná Jesus) e apresentações culturais.
Empresários dos polos indutores, como Luis Henrique (Maracá Turismo) e Karina Moritz) (Marencanto Turismo), avaliaram a chance de fazer negócios. “Neste primeiro dia, tivemos bons contatos, que esperamos venham a se concretizar nos próximos meses”. “Estamos mostrando ao visitante tudo de bom que o Maranhão oferece e produtos que podemos oferecer ao mercado com bastante expectativa”, assinalou Karina Moritz.