A educação transforma! Muito além de uma frase de efeito, esta é uma demonstração do poder do papel do professor na vida dos alunos. Um exemplo é o projeto do professor Maycon Lima de Siqueira, que por meio da educação empreendedora, está apoiando o desenvolvimento dos alunos da Escola Municipal Pedro Neiva de Santana, povoado Alto Brasil, zona rural de Grajaú.
Durante a sua apresentação, o professor Maycon contou como o projeto une capacitação profissional e exercício prático dos conteúdos das aulas. “No contraturno os alunos vão para oficina, e com um professor especialista em artesanato, aprendem a trabalhar com carpintaria e pintura. A partir disso são produzidos materiais pedagógicos em madeira que são utilizados nas escolas e vendidos para outros locais. Toda a renda é revertida como apoio financeiro para os próprios alunos”, explica.
A história do professor Maycon foi compartilhada durante a realização do Fórum de Professores, uma iniciativa do Sebrae Maranhão que está percorrendo o estado. Mais de 300 professores, gestores da rede pública municipal e profissionais do ensino superior reuniram-se no auditório do Instituto Federal do Maranhão (IFMA). O evento tem proposta de discutir metodologias ativas e aplicação prática de competências empreendedoras.
A grande atração do evento foi a palestra intitulada “Pensar fora da caixa”, proferida por Leandro Vidal, diretor da Escola Bumba. Durante essa apresentação inspiradora, os professores presentes foram instigados a abandonar suas zonas de conforto e a explorar novas abordagens no processo de ensino-aprendizado. A palestra serviu como um chamado à ação, desafiando os educadores a inovar em suas práticas pedagógicas.
Para o gerente da Unidade de Negócios do Sebrae em Grajaú, André Veras, “o Fórum de Professores não apenas promoveu a troca de ideias e a colaboração entre profissionais da educação. Professores que são nossos parceiros nos vários projetos de educação empreendedora que temos no nosso território, como JEEP, Crescendo e Empreendendo e ALI Educação Empreendedora. Este evento demonstrou que os educadores locais estão comprometidos em proporcionar uma educação de alta qualidade para os estudantes de Grajaú”, ressalta.