O Seminário aconteceu de 13 a 15 de setembro, em Barreirinhas e teve como objetivo central discutir estratégias para promover o crescimento equilibrado das áreas urbanas e rurais dos territórios de Lençóis, Munim e Delta. Evento reuniu e incentivou a participação ativa e o engajamento da comunidade empresarial, poder público e entidades do terceiro setor para promover um crescimento econômico sustentável e inovador da região considerando as particularidades de cada município.
Entre os participantes, estiveram o Prefeito do município de Rosário, Calvet Filho; o Prefeito do município de Barreirinhas, José Amilcar Rocha; Secretários Municipais das cidades que compõem o Munin, Lençóis e Delta, além de representantes do Governo do Estado, Empresários e lideranças regionais. Durante o evento discussões importantes aconteceram sobre temas que giraram em torno do empreendedorismo, sustentabilidade, turismo, desenvolvimento territorial, agente de transformação e educação empreendedora.
“Estamos traçado e tratando boas práticas para desenvolver o comércio e o turismo para alavancar a economia dessa região. É uma grande iniciativa do Sebrae que conectou as cidades para juntos traçarmos planos para o desenvolvimento local”, enfatizou o prefeito de Rosário, Calvet Filho.
No primeiro dia de evento, a temática discutida foi Territórios Empreendedores com a reunião dos membros do Programa LIDER Lençóis, Munim e Delta. Momento em que foram apresentadas as realizações conquistadas pelo grupo e realinhada a agenda de atuação para os próximos anos. “O Seminário foi um evento muito importante, pois nos traz a reflexão como entes públicos e também nos leva a pensar em ajustar nossos pilares com a iniciativa privada e demais destinos para impactar positivamente os nossos territórios de forma integrada”, pontuou a Secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Barreirinhas, Mari Lençóis.
O segundo dia de evento foi marcado por painéis que demostraram as boas práticas das gestões públicas municipais com temas sobre sustentabilidade, turismo, agentes de transformação com destaque para o painel ‘Cidades Inteligentes’, apresentado pelo Secretário municipal de Turismo de São Luís, Saulo Ribeiro dos Santos, e composto também, pela arquiteta e urbanista, Patrícia Trinta e por Augusto Moreira, analista do Sebrae, em que foram apresentadas soluções práticas, simples e inteligentes desenvolvidas na capital, “nossa intenção foi apresentar e demonstrar como São Luís tem se preparado para ser um destino turístico inteligente. Mostramos alguns projetos que a Secretaria vem desenvolvendo para a melhoria da qualidade da experiência do nosso visitante quando chega em São Luís”, colocou o secretário.
O último dia de Seminário destacou a Educação Empreendedora. Sendo feito um breve histórico sobre a atuação dos municípios da região sobre a temática e destacando novas parcerias a exemplo de Primeira Cruz e Araioses para a implantação do empreendedorismo na matriz curricular escolar.
“O evento alcançou o objetivo de apresentar soluções e estratégias de desenvolvimento considerando o propósito do Sebrae nesse contexto que é de articular lideranças para conscientizar, incentivar a participação ativa e o engajamento da comunidade empresarial, poder público e entidades do terceiro setor para promover um crescimento econômico sustentável e inovador da região” ponderou o gerente da UN do Sebrae Lençóis-Munim, David Amorim.
-