Um exercício de maturidade e engajamento. Assim pode ser definido o III Fórum do LIDER Cerrado Sul, nesta edição pioneira na cidade de Balsas, realizada sem a presença dos facilitadores. Um momento de aprendizado e de ricas experiências, organizado pelos próprios líderes desde a programação até os encaminhamentos.
Esse resultado revela a importância dessa iniciativa e de como o programa LIDER tem trazido transformações para a região Cerrado Sul Maranhense, onde vem sendo desenvolvido desde março de 2022. Desde então, já foram viabilizados oito encontros, que resultaram na formação do grupo gestor e na construção conjunta da agenda de desenvolvimento para a região. O terceiro fórum foi marcado pela continuidade da aplicação das ações planejadas nas etapas anteriores e foram traçadas estratégias para implementação dos planos de trabalho dos eixos prioritários de Educação, Negócios Rurais, Infraestrutura, Turismo e Cultura.
Desenvolvimento – Com foco no desenvolvimento econômico regional, o programa LIDER é uma iniciativa do Sebrae para mobilizar, qualificar e integrar lideranças expressivas e que atuem no território. O LIDER Cerrado Sul contempla a região onde está localizada a Unidade de Negócios de Balsas, formada por 15 municípios.
A advogada Ismaylla Bezerra, que atua também na área ambiental, conheceu o programa LIDER no segundo fórum e conta que encontrou no grupo o apoio que precisava para desenvolver ações na região. Neste terceiro fórum destaca que o mais importante é o avanço nas discussões realizadas pelos eixos. “Eu destaco como ponto alto, as conexões. Houve muita troca de conhecimento técnico de experiências que já deram certo de políticas públicas. Nesse espaço, também foram discutidas situações reais, dificuldades e também foram trabalhadas as soluções para trazer alguns resultados que nós precisaríamos”, explica.
Entre as discussões realizadas durante o evento destaca-se a criação do estatuto para uma agência de desenvolvimento que representa um passo importante para institucionalização da governança. Foram apresentados o escopo da agência, áreas de atuação e estruturação. A partir de agora os líderes vão se debruçar sobre esse documento para chegar a uma proposta final a ser apresentada no próximo fórum, que será realizado no final do mês de setembro.
“Este terceiro fórum tem como missão mostrar a maturidade desse grupo de líderes. Todos nós nos comprometemos a estarmos aqui e colocar em execução a agenda que construímos ao longo dos encontros realizados em 2022. Um exemplo foi o Fórum realizado pelo eixo de Turismo e Cultura, um evento resultado do trabalho dos líderes, pensando no desenvolvimento do Cerrado Sul Maranhense”, avalia Diógenes Souza, gerente da Unidade de Negócios do Sebrae em Balsas.
I Fórum Regional Cerrado Sul Maranhense de Turismo e Cultura
Um importante resultado do trabalho do Programa LIDER na região foi a concretização do I Fórum Regional Cerrado Sul Maranhenses de Turismo e Cultura, evento realizado pelos líderes e que reuniu profissionais para tratar do “Cultura como atrativo Turístico” levantando discussões sobre o resgate cultural regional, formas de proporcionar novas experiências e oportunidade de negócios.
Presente no evento, o diretor técnico do Sebrae Maranhão, Mauro Borralho, destaca que a realização do I Fórum Regional Cerrado Sul Maranhenses de Turismo e Cultura é um resultado importante para o programa LIDER, e mais ainda uma demonstração de todo o potencial de Balsas e região com esse polo de desenvolvimento. “O Cerrado Sul é um lugar com características ímpares e ao longo desse tempo de programa LIDER temos percebido o quanto pode ser feito aqui para desenvolver essa região. Esse fórum é uma demonstração disso”, afirma.
O próximo Fórum do LIDER Cerrado Sul Maranhense está marcado para os dias 28 e 29 de setembro. Esse é o último previsto pela aplicação da metodologia do programa.
-