Fortalecer a bioeconomia e os negócios de base inovadora nos estados da Amazônia Legal, levando em conta o potencial da região para geração de desenvolvimento, mas sem perder de vista aspectos como sustentabilidade ambiental, questões sociais e econômicas ligadas a esses negócios e as peculiaridades da região.

Com essas diretrizes, gestores do projeto Inova Amazônia na região reuniram-se em São Luís durante o NEON para traçar os rumos do segundo ciclo do projeto, que terá duração de 36 meses e envolverá todos os estados da região, após um ciclo vitorioso em que 400 propostas foram pré aceleradas, resultando em 210 negócios acelerados e na concessão de 410 bolsas de apoio ao empreendedor amazônico. Do Maranhão, são 30 negócios acelerados por meio das bolsas concedidas pelo programa.
Na programação do encontro, a apresentação das atividades do Projeto Fomento de Negócios Sustentáveis e Inovadores na Amazônia Legal brasileira, uma parceria com o Instituto Amazônia+21, momento que contou com a participação de Fernando Penedo, profissional com 20 anos de experiência no campo da sustentabilidade, com projetos relevantes em organismos internacionais, sociedade civil, setor público e privado.

Penedo discorreu sobre os desafios das ações de fomento à inovação e aos negócios inovadores na Amazônia, destacando oportunidades nos segmentos de fármacos, produção de alimentos e cosméticos e ressaltando que, entre os grandes desafios da região estão a geração de projetos alinhados com a agenda ESG/OSD do Pacto Global da ONU, fomento ao desenvolvimento empresarial e a identificação de novas cadeias de valor na chamada sociobiodiversidade.
Em seguida, as atenções se voltaram para o alinhamento do novo ciclo do programa – o Inova Amazônia 2.0, em apresentação feita pelo coordenador nacional do Inova Amazônia no Sebrae, Thyago Gatto, e dos lançamentos do Prêmio Green Nobel – United Earth Amazônia e da websérie sobre o Inova Amazônia, ambos inseridos na programação de conhecimento do NEON. ,
Inova Amazônia 2.0 – Durante a reunião, foram alinhados os passos da nova etapa do Inova Amazônia, que deverá atuar em quatro eixos – capacitação, mentorias, conexões com o mercado e apoio financeiro =, contemplando empreendimentos em fase de ideação e de tração.
Serão 30 projetos por estado, para negócios em fase de ideação, para execução em quatro meses; e 20, para os negócios em fase de tração, um por estado, associado à concessão de 20 bolsas (uma por negócio), durante seis meses.
O novo ciclo envolverá nove estados da Amazônia Legal (Acre, Amazonas, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Roraima, Rondônia e Tocantins), com perspectiva de impactar 450 negócios no total.

Com o Inova Amazônia, o Sebrae quer atingir alguns objetivos específicos relacionados do desenvolvimento de negócios inovadores em bioeconomia, fortalecimento da identidade do bioma amazônico por meio de produtos e serviços de alto valor agregado; promoção do desenvolvimento territorial por meio da geração de negócios de base inovadora, aliados ao fomento de ideias de negócios inovadores na região.
Para Danielle Abreu, coordenadora de Produtividade e Tecnologia na Inovação do Sebrae no Maranhão, o novo ciclo abre excelentes oportunidades para startups maranhenses, cujos negócios são focados em sustentabilidade e bioeconomia. “O novo ciclo do programa será uma grande oportunidade de expansão para as startups do Maranhão, assim como já foi a etapa piloto, em que foram apoiadas 30 startups do estado com bolsas e uma trilha de conhecimento, preparando-as para o ambiente de mercado e para a expansão de seus negócios”, assegurou a gestora.

NEON – São patrocinadores do evento, a Equatorial Energia, Vale, Grupo Mirante – Aduela Ventures, Empresa Maranhense de Administração Portuária – EMAP, Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia – AMAZ Aceleradora, Avant Soft, Ocalev Villar Modesto Eng. e Tecnologia, Remessa Online, WOW, Onfly SA, Learning Village, Zoho, EMBRAPII, AJE/MA, Starbem, 49 Educação, Dell, Safie Tecnologia, Hub Fucape, Bossa Nova Investimentos, Solouises, E+ Reciclagem, STARTUPI, IEMA e CDL São Luís. São parceiros do evento, a G7 – Cooperativa de Turismo e a startup Compensei.
Estão apoiando a realização do NEON, o Sistema Fiema-Senai, a Startup Moozk (apoio cultural) Alumar, FINEP, Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia – SECTI, Agência Marandu (UEMA), UEMASUL, Fapema, Fecomércio/MA e mais a AB Startups, com apoio institucional.
Para saber mais detalhes da programação de conhecimento (palestras, painéis, workshops e eventos paralelos), participação dos fundos de investimentos e corporações, os interessados devem consultar o site nordesteon.com.

