ASN MA Atualização
Compartilhe

Prefeitura de São Luís renova parceria com o Sebrae e assina o 3º ciclo do Cidade Empreendedora

Programa vai executar soluções empreendedoras baseadas no plano de gestão municipal.
Por Vanessa Serra
ASN MA Atualização
Compartilhe

Aproveitando a ocasião do Nordeste ON, o Presidente Nacional do SEBRAE, Décio Lima, cumpriu agenda em São Luís (MA) também para participar da assinatura do termo de adesão da prefeitura de São Luís ao terceiro ciclo do programa Cidade Empreendedora, renovando a parceria com o Sebrae. Fato este ocorrido em cerimônia com a presença do Prefeito de São Luís, Eduardo Braide, realizada nesta sexta-feira, 02, ao meio-dia, no Palácio La Ravardiere, sede da gestão municipal.

Assinatura do termo de adesão aconteceu no auditório da prefeitura municipal de São Luís.

Além do Prefeito, o Secretário de Governo, Emílio Murad, o líder empresarial Celso Gonçalo de Sousa, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae; o presidente da Agência Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social de São Luís, Felipe Mussalém, o Diretor Superintendente do SEBRAE MA, Albertino Leal Barros Filho e o Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão, Washington Oliveira, fizeram a composição da mesa.

Entre as presenças, em destaque, a Presidente da Fundação Municipal de Patrimônio Histórico, Kátia Bogéa; o presidente da Associação Comercial do Maranhão, Cristiano Barroso Fernandes, a diretora de Administração e Finanças do Sebrae Maranhão, Edila Neves e Fábio Nahuz, presidente do Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Estado do Maranhão (Sinduscon-MA).

Eduardo Braide presenteou o presidente Décio Lima com um azulejo de São Luís.

“O SEBRAE cumpre seu papel de formador, e procura sempre qualificar sua entrega criando uma ambiência de negócio que possa facilitar o microempreendedor. Mas isso tudo só se faz em parceria”, apontou Décio Lima.

A Prefeitura de São Luís aderiu ao programa desde a primeira edição no Maranhão, dado o sucesso das ações implementadas ao longo do período, participa agora do novo ciclo adquirindo um pacote diferenciado, onde o SEBRAE vai executar soluções empreendedoras de acordo com a demanda do município, seguindo as prioridades do plano de gestão municipal.

“Estamos na época junina que é um período de muito empreendedorismo. Ampliamos nossa parceria junto ao SEBRAE; parceria existente em muitos momentos fundamentais como houve durante o enfrentamento da pandemia. O Multicenter SEBRAE foi pólo onde nos tornamos referência nacional por ser a primeira capital em números de vacinação no país. Temos parceria também no projeto Mobiliza São Luís. E sempre levantaremos a bandeira de defesa e valorização ao Sistema S”, disse Eduardo Braide, durante a solenidade.

O Cidade Empreendedora pretende engajar a gestão pública e lideranças locais na melhoria do ambiente de negócios e na promoção de políticas públicas para os pequenos negócios, contribuindo para o desenvolvimento econômico local, com a potencialização e institucionalização da Lei Geral.

O Cidade Empreendedora entra na programação do projeto Sebrae pelo Brasil para criar oportunidades às micro e pequenas empresas e oportunizar o surgimento de novos negócios.

“O Brasil ama o Maranhão. São Luís é uma capital majestosa que tem um valor histórico na formação da territorialidade brasileira, e na formação do nosso povo e da nossa gente”, assim falou o Presidente Nacional do SEBRAE, Décio Lima, assim que pisou em solo ludovicense, ainda no aeroporto, recebendo uma recepção calorosa aos embalos do Bumba-meu-boi de Santa Fé, sotaque da baixada.

Na agenda, Décio Lima veio prestigiar o Nordeste ON, que transcende todas as expectativas, sobretudo, pela participação efetiva do público com o alcance do número recorde de 10 mil inscritos.

“Nós temos orgulho do Maranhão, e a sua força, a sua pujança e a sua resiliência, em todos os sentidos da vida, e da economia, e principalmente, da expressão cultural. Chegar em São Luís (MA) é se arrepiar, porque a gente é tocado por o que há de melhor em nós, os valores humanistas e do acolhimento. São Luís é um extraordinário palco para o emprendedorismo”, finaliza.

-

Cidade Empreendedora – No Maranhão, o Programa Cidade Empreendedora está sendo executado em seu terceiro ciclo. No último ciclo, 70 municípios foram impactados por soluções empreendedoras por meio do Cidade. Destes, 53 municípios tiveram acesso ao programa por meio de uma parceria inédita dentro do Sistema Sebrae, firmada com o Governo do Estado do Maranhão. Os demais municípios fizeram a contratação direta com o Sebrae, para execução do programa.

Para este terceiro ciclo, a estimativa é de que 100 municípios sejam atendidos pelo Sebrae, por meio do Cidade Empreendedora. Alguns, como o caso de São Luís, o pacote a ser executado está sendo denominado Cidade Empreendedora Série Ouro, que proporciona um eixo de atuação personalizado, onde o Sebrae executará soluções empreendedoras de acordo com a demanda do município, seguindo as prioridades do plano de gestão municipal.

O Cidade Empreendedora é disponibilizado para os municípios, com o desejo de impactá-los, tornando o desenvolvimento econômico possível e tangível através da parceria e proporcionando o tratamento diferenciado e favorecido aos pequenos negócios previstos. A adesão ao programa Cidade Empreendedora pelos municípios do Maranhão cria a oportunidade de beneficiar às micro e pequenas empresas existentes e oportuniza o surgimento de novos negócios, que poderão contar a Lei Geral implementada e institucionalizada, o que resultará num ambiente mais seguro aos futuros empresários que decidirem abrir seus negócios.

É de fundamental importância para que um ambiente de negócios adequado se estabeleça, a efetiva e atuante participação dos Gestores Públicos municipais e o empoderamento dos Agentes de Desenvolvimento que carregam conhecimento e visão do desenvolvimento do município através dos pequenos negócios, para que na prática a Lei Geral seja institucionalizada e se torne realidade, criando no município políticas de desenvolvimento duradouras e que irão perenizar os resultados.

O Sebrae/MA, como organismo de apoio aos pequenos negócios, tem como objetivo a criação de um ambiente favorável aos pequenos negócios, e é para isto que desenvolveu e disponibiliza o programa Cidade Empreendedora, visando ousadamente transformar a realidade dos municípios maranhenses que estiverem dispostos ao desafio da parceria.

O presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, está percorrendo os estados por meio do Sebrae pelo Brasil.

Pelo Brasil – Os estados do Rio Grande do Norte e da Paraíba foram os primeiros a receber o Sebrae pelo Brasil. O Projeto está percorrendo o país de norte a sul para fomentar as potencialidades locais, com isso abrir oportunidades por meio do empreendedorismo. No Maranhão, além do terceiro ciclo do Cidade Empreendedora, a Usina Fotovoltaica foi lançada durante o Neon, um dos principais eventos de inovação do Nordeste, ocorrido no Multicenter Negócios e Eventos.

NEON – O Nordeste ON está alinhado com os objetivos do Pacto Global da ONU, do qual o Sebrae é signatário, portanto, é Sustentável e Carbono Neutro. Sustentabilidade alinhada com a construção de um planeta verde, mais consciente e melhor de se viver. Participam do desafio, as startups Compensei e E+ Reciclagem.