A Páscoa é uma oportunidade de aquecimento das vendas, principalmente para o comércio varejista. Os pequenos negócios sempre aguardam ansiosos pela data, que abre oportunidades em vários segmentos, como confeitaria, fabricação de doces, bolos e uma variedade de produtos à base de chocolate.
No ano passado, o período da Páscoa registrou um crescimento de 13% nas vendas de ovos de chocolate, em comparação com 2021. A Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab) estima que foram vendidas mais de 10 mil toneladas do produto. Em 2023, a expectativa do setor é de continuidade no crescimento que vem sendo verificado desde o arrefecimento da pandemia da Covid-19, como maior controle de casos da doença e do número de mortes.
Queridinho entre os brasileiros, o chocolate é um dos ingredientes principais consumidos no país. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que o Brasil é hoje o 7º maior produtor de cacau do mundo, matéria-prima do chocolate. Quando se trata do consumo, o país ocupa o 5º lugar no ranking. Olhando para os dados desse mercado, oportunidades não faltam, mas é preciso mais do que ter produtos à venda. Para atrair o consumidor, é preciso criatividade e boas estratégias para vender e lucrar com essa data.

Tendências para 2023
Para este ano, segundo a Abicab, a aposta é na oferta de produtos com gramaturas variadas, de modo a agradar o bolso de diferentes públicos. Essa é uma estratégia para enfrentar a queda do poder de compra das famílias, principalmente devido ao impacto da alta da inflação sobre os alimentos. Esse comportamento do mercado explica também o recorde de novos itens colocados à venda: 440 itens de Páscoa, sendo 163 lançamentos somente neste ano – um número maior desde 2015, quando a associação começou a contabilizá-lo.
O Sebrae destaca que várias tendências podem ser exploradas pelos pequenos negócios que trabalham com chocolate, como os considerados mais saudáveis e inclusivos que são cada vez mais procurados pelos consumidores – os com maior teor de cacau, zero açúcar, zero leite, além de doces sem glúten ou outros ingredientes para atrair o público com restrições alimentares ou que desejam opções saudáveis..
Produtos artesanais, exclusividade e a personalizados
Chocolates artesanais, feitos à mão e com ingredientes selecionados são muito valorizados pelo consumidor. Nessa linha, utilizar matérias-primas regionais, como frutas e castanhas que existam na sua localidade é uma forma de diferenciação do produto. E, se tem oportunidade, tem empreendedor disposto a aproveitar e tem orientações do Sebrae para quem deseja se destacar e lucrar mais.

As empreendedoras Sara Costa e Adryelle Layara Sousa Moreira, atendidas pela Unidade Regional do Sebrae em Açailândia, se encaixam nessa tendência de mercado que cresce a cada ano. A primeira, empreende no município de Cidelândia; e a segunda, na cidade de São Pedro da Água Branca e, com amor e carinho, apostam na criatividade como diferencial para atrair clientes nesta Páscoa.
Opções não faltam no cardápio oferecido pelas duas. A fabricação de trufas, potes da felicidade, brownies, ovos de Páscoa e cestas personalizadas estão a todo vapor com a Sara, carinhosamente chamada de Sara Bombom. Enquanto isso, Adryelle trouxe uma novidade que já conquistou o paladar dos clientes: a cenourinha trufada, com recheios de ninho e nutella. Além disso, ela também traz os tradicionais ovos de chocolate trufados, ovos de colher e o cone trufado.
Com opções de encher os olhos e o paladar, as expectativas das duas é aumentar o faturamento em comparação ao ano passado e elevar o faturamento deste ano. “A procura pelos produtos está a todo vapor e estou bem confiante que as vendas serão bem melhores que em 2022”, destaca Sara. Otimismo também por parte de Adryelle: “fizemos um investimento e estamos apostando nas vendas nesse período”, afirma ela, confiante.
Sara já atua no ramo da confeitaria há cinco anos, mas só recentemente se formalizou, com CNPJ de microempreendedor individual. Já Adryelle está no mercado há quatro anos trabalhando com bolos, doces e salgados. “Nós temos realizado um trabalho junto às mulheres, por meio dos nossos Núcleos do Empreendedoras, visando fortalecer o empreendedorismo feminino, para que as mulheres possam gerir suas empresas com conhecimento e de forma mais assertiva”, explica Breno Soeiro, gerente regional do Sebrae em Açailândia.
Além da aposta na diversidade de produtos, outra dica do Sebrae para os pequenos negócios aproveitarem melhor essa data é investir na presença digital, apostando nas redes sociais para divulgação, caprichando nas fotos e nos vídeos que evidenciam o produto e a experiência de consumo do cliente. E essas ferramentas têm sido aliadas nas vendas dos produtos, principalmente, por meio do aplicativo WhatsApp, segundo Sara.
Outra dica é investir na decoração dos produtos e das embalagens, que podem ser mais bem elaboradas e bonitas, mas, principalmente, devem garantir que o produto chegue intacto ao cliente. Aqui, vale a pena conferir os perfis das nossas empreendedoras no Instagram: @adryelleconfeitaria1 e @saracostaempreende.

