Uma das épocas mais saborosas do ano, tanto para o paladar dos consumidores quanto para o caixa dos pequenos negócios do varejo, sem dúvidas, é a Páscoa. O mercado de doces e chocolates ganha força, principalmente, com a volta das relações presenciais pós pandemia, e tem tudo para crescer em relação ao ano passado. De acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab), o segmento de chocolates registra um crescimento de 13% nos últimos dois anos no Maranhão e a expectativa é que esse número aumente ainda mais neste ano.

A produção de ovos caseiros e artesanais ganha espaço, principalmente, por gerar renda extra para famílias que, com criatividade, diversifica os produtos e conquista cada vez mais os consumidores. É o caso da Fernanda Lisboa, empreendedora de 38 anos, proprietária da Chocolates Tapuio.
Fernanda conta que o chocolate trouxe a ela independência financeira e profissional e, ainda, a oportunidade de valorizar a agricultura familiar, já que a chocolateira cultiva seu próprio cacau. “Foi através do chocolate que passei a ver, uma forma de, quem sabe um dia, ajudar agricultores como meus avós, que através da agricultura familiar, sustentaram a família de forma digna, porém com muita dificuldade. Sempre vejo neles a força que me motiva a querer que, um dia, eles pudessem ter uma vida melhor, mais digna”, relatou a empreendedora.
Empreender
O Sebrae considera a época da Páscoa como uma ótima oportunidade para empreender e aumentar as vendas. “Durante esse período, muitas pessoas procuram presentes e produtos temáticos para comemorar a data, o que pode ser uma oportunidade para os pequenos negócios, incluindo os microempreendedores individuais, alavancarem seus negócios”, ponderou o gerente regional do Sebrae em São Luís, Mauro Formiga.
Fernanda comenta sobre como se manter competitiva em meio a tantas ofertas. “A primeira estratégia é estar nas redes sociais. A segunda, é oferecer uma experiência. Meu produto é sustentável, orgânico, livre de aditivos e aromatizantes artificiais, o que o torna mais saudável, além de ser uma produção artesanal, com cuidado em cada etapa, desde o plantio, a seleção das matérias primas, até o produto final”.

“Estar atento ao desenvolvimento de novos serviços e produtos, ampliando o mix do mercado e seguindo as tendências, investir em marketing, realizar promoções e descontos nas vendas, além de considerar parcerias com outros empreendedores ou fornecedores locais para ampliar a variedade de produtos ofertados, são estratégias para os donos de pequenos negócios alavancarem seus empreendimentos”, ressaltou Mauro Formiga.
Para Fernanda Lisboa, a receita de sucesso está na dedicação com paixão. “É encontrar algo que se ame fazer e fazer o melhor que puder diante das possibilidades que se tem no momento. Entregar para o cliente aquilo que você tem de melhor, aquilo que gostaria de receber”, ressalta a empresária que, também, destaca a importância da consultoria do Sebrae para ter alcançado o desenvolvimento do seu negócio. “O Sebrae esteve comigo antes mesmo de eu abrir a fábrica, foi através do Empretec e de outros cursos que recebi a devida motivação. E até hoje, o Sebrae me ajuda nessa caminhada, que é cheia de desafios e conquistas”, concluiu.
Entenda porque comprar do pequeno vale a pena nessa Páscoa
Qualidade Superior
Os pequenos empreendedores executam os seus produtos com maior cuidado e atenção aos detalhes, o que resulta em chocolates de melhor qualidade em comparação aos produzidos em larga escala.
Variedade de sabores
Ao comprar do pequeno negócio, você pode experimentar sabores únicos e personalizados que não são encontrados em grandes marcas
Ingredientes frescos e de qualidade
Os donos de pequenos negócios, geralmente, compram ingredientes de fornecedores locais, o que significa que os alimentos ou insumos são mais frescos e de melhor qualidade. Além disso, muitos usam ingredientes orgânicos em seus produtos
Suporte à economia local
Comprar dos empreendimentos de pequeno porte ajuda a apoiar a economia local e a comunidade. Além disso, os empreendedores locais reinvestem nas suas áreas ajudando a criar empregos e apoiando outras empresas locais;
Atendimento personalizado
Em sua maioria, as micro e pequenas empresas oferecem um atendimento mais personalizado e atencioso ao cliente, podendo oferecer sugestões e tirar dúvidas sobre seus produtos.

