ASN MA
Compartilhe

Sebrae realiza encontro de mulheres empreendedoras em Bacabal-MA

O evento destacou as lutas, conquistas e o papel da mulher no mercado de trabalho e celebrou o Mês da Mulher Empreendedora.
Por Erika Andrade
ASN MA
Compartilhe

“Empreendedorismo feminino: como as mulheres têm se destacado em um mercado tão competitivo?”. Esse foi o tema do I Encontro de Mulheres Empreendedoras realizado em Bacabal-MA, na última terça-feira, 28, no espaço de eventos Delta. O evento reuniu mais de 40 mulheres empreendedoras dos mais variados segmentos atuantes na região.

O primeiro Encontro de Mulheres Empreendedoras de Bacabal foi organizado com o intuito de fortalecer os laços entre mulheres empreendedoras e para troca de experiências. “O nosso objetivo com essa ação é fortalecer o empreendedorismo feminino na região, porque as mulheres, com certeza, são a mola propulsora de boa parte da economia da nossa cidade. E nós queremos que elas se sintam mais valorizadas com essa parceria que o Sebrae está construindo”, afirma Lucas Gomez, analista Sebrae.

Palestra – Como marco do encontro, foi realizada palestra, ministrada pela especialista em Inteligência emocional, Neurociências e Comportamento, Maria de Jesus Silva. Ela alertou sobre o problema da síndrome da impostora, caracterizada pelo fato de a mulher sentir-se incapaz de empreender, em razão das dificuldades que o mundo dos negócios oferece. “Falar empreendedorismo feminino é sempre muito importante, pois a gente sabe dos muitos desafios relacionados ao empreender. É natural, que no contexto em que nós crescemos e vivemos, onde o ambiente de negócios é predominantemente machista, exista o medo e o receio de empreender, o que leva ao que chamamos de síndrome da impostora. Então, quantas ideias boas, com potencial de se desenvolver, muitas vezes são desperdiçadas pelo receio de avançar? A dica que sempre dou nesse caso é: – vai lá e faz; age, dá o primeiro passo. E pode ter certeza absoluta de que, no mínimo, você vai ter um aprendizado nesse universo empreendedor”, afirma Maria de Jesus Silva.

O Sistema Nacional de Aprendizagem Comercial, SENAC, foi parceiro da iniciativa e se fez presente por meio da sua gerente regional, Rosivan Dias, que destacou a importância do evento. “A realização dessa palestra é fundamental para as mulheres, pois ela serve como orientação para o mercado de trabalho. O Senac e Sebrae têm esse papel na profissionalização das mulheres, trabalhando com iniciativas voltadas para a educação profissional e tecnológica. A mulher, bem orientada, certamente, terá mais chances de sucesso no mundo dos negócios”, frisou Rosivan Dias.

Durante o evento, empreendedoras destacam os desafios do dia a dia.

-

Empreendedoras avaliam o encontro

O mercado de trabalho dominado por homens, a diferença salarial entre gênero, as dificuldades impostas pela sociedade, a luta interna por constante melhorias fazem parte dos desafios enfrentados pelas mulheres no empreendedorismo. “É desafiador ser empreendedora, porque a gente precisa estar desvendando o tempo todo o mercado. Mas, por outro lado, quando a gente consegue achar a ‘ponta do fio’, a gente consegue trilhar com mais facilidade. A realização desse encontro com mulheres foi bem especial, porque a gente acaba aprendendo com outras mulheres e vendo que o desafio delas, às vezes, é o nosso também e a gente consegue desmistificar essas situações para seguir em frente”, acredita a empreendedora Fladyane Lisboa.

“O Sebrae está de parabéns por trazer uma palestra voltada ao empreendedorismo feminino, ressaltando a força feminina e os desafios que nós temos que trilhar nos novos caminhos do mercado. O evento nos mostrou que precisamos sim estar nos reinventando e que é preciso atuar com ousadia e buscar o conhecimento. O evento foi incrível e o Sebrae está de parabéns”, avalia a empreendedora, Valmária Santos.

Já a advogada da secretaria municipal da Mulher em Bacabal, Ewelany Lago, esteve presente no Encontro e ressaltou a importância de ações voltadas para o fomento ao empreendedorismo feminino: “É através dessas palestras e desses eventos que as mulheres são capacitadas para entender realmente o seu potencial. O conhecimento adquirido desperta nelas a vontade de fazer acontecer. Então, são de suma importância ações como essas e o Sebrae está de parabéns por estimular o empreendedorismo feminino”, sublinhou Ewelany Lago.

A partir desse primeiro encontro o Sebrae Bacabal criou um grupo que já conta com participação de 72 mulheres empreendedoras. O objetivo desse grupo é a formação de um núcleo de apoio ao empreendedorismo feminino, visando a promoção de capacitações e ações exclusivas para esse público, além de estimular o empreendedorismo feminino por meio da socialização e geração de oportunidades de negócios.