ASN MA
Compartilhe

Sebrae fortalece Empreendedorismo Feminino da Região Pré- Amazônica

Neste mês de março, a unidade regional de Açailândia contemplou mais de 200 empreendedoras de Buriticupu, Cidelândia e São Pedro da Água Branca com palestras
Por Paula de Társsia
ASN MA
Compartilhe

O Sebrae Maranhão, por meio da Unidade Regional de Açailândia, promoveu uma série de palestras neste mês de março para evidenciar o protagonismo feminino, principalmente, no mundo dos negócios. Com o tema, “Mulheres inspiradoras, empreendedorismo na veia” a ação contemplou mais de 200 empreendedoras das cidades de Buriticupu, Cidelândia e São Pedro da Água Branca.

As palestras proporcionaram networking entre as participantes e fortalecimento dos núcleos de mulheres no território

As palestras ocorreram no período de 14 a 16 de março junto aos núcleos de mulheres empreendedoras destes municípios. Além de celebrar o mês da mulher, proporcionaram networking entre as participantes bem como o fortalecimento desses núcleos no território, gerando oportunidades entre elas.

“Nós reunimos mulheres empreendedoras dos mais diversos segmentos, a exemplo de alimentação, estética, varejo, horticultura e outros, assim fortalecendo o empreendedorismo na nossa regional. O Sebrae estimula as mulheres a liderar empresas e a montar seus próprios negócios, para que juntos possamos melhorar a economia e caminhar para uma maior inserção feminina no mercado de trabalho e uma maior igualdade social. Afinal, juntos podemos muito mais”, explicou o gerente regional do Sebrae de Açailândia, Breno Soeiro.

O Sebrae incentiva o empreendedorismo feminino, e durante o mês diversas ações foram realizadas em todo o Estado.

Esse trabalho do Sebrae junto ao empreendedorismo feminino é destacado pela presidente do Núcleo de Mulheres Empreendedoras de São Pedro da Água Branca, Camila Soares. Ela reconhece que o acompanhamento do Sebrae é importante para o fortalecimento do núcleo e inspira outras mulheres a empreenderem.

“As palestras, capacitações, contribuem com essa união entre as mulheres, assim vamos fortalecendo umas às outras, fortalecendo nossos negócios. Nessas ações, temos a oportunidade de conhecer e divulgar o empreendimento uma da outra e o Sebrae tem nos ajudado bastante nisso. O nosso núcleo tem um ano de existência e temos buscado apoio do Sebrae para avançarmos ainda mais”, pontua.

Cenário do empreendedorismo feminino

    Em São Pedro da Água Branca, mulheres destacaram a importância das ações do Sebrae para o fortalecimento do empreendedorismo feminino na região.

Todos os anos o Sebrae divulga uma pesquisa intitulada “Donos de Negócios no Brasil: análise por gênero”. A última edição, que compreende o período de 2022, é resultado da avaliação de dados levantados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e está disponível no Data Sebrae.

Uma das principais conclusões é que o número de mulheres que se tornaram empresárias no Maranhão cresceu. A informação está na pesquisa “Donos de Negócios no Brasil: análise por gênero (2022)” e mostra que as mulheres já representaram 35,1% dos empresários maranhenses.

Dentro deste cenário, está Crislane Soares, que há três anos passou a empreender juntamente com o esposo e relata que ter seu próprio negócio é desafiador. “O início foi bem difícil, até porque a gente tem medo de empreender, vêm vários questionamentos, ainda mais sendo um ramo que não tinha na cidade, fiquei apreensiva, tive que estudar, ampliar a ideia inicial e hoje temos a nossa loja de material esportivo. E a cada dia a gente busca estudar e melhorar”, pondera.