ASN MA
Compartilhe

Mês das mulheres foi celebrado pelo Sebrae, fortalecendo empreendedoras da Baixada e Litoral Ocidental Maranhense.

Palestras e bate-papos com oportunidades para networking e vendas aconteceram em 11 municípios da região.
Por Samia Lourena
ASN MA
Compartilhe

A Unidade Regional do Sebrae em Pinheiro celebrou o Mês das Mulheres, promovendo durante quatro dias, palestras e bate-papos que geraram oportunidades para Empreendedoras convidadas da região. O “Pitch Day – Mulheres de Negócios”, que levou o tema “Mulheres vendendo para mulheres” foi realizado em parceria com as prefeituras municipais por meio das Salas do Empreendedor, Banco do Nordeste do Brasil – BNB, Grupo de Mulheres do Empreender, Associações Comerciais e Associações Produtivas, aconteceu no período de 07 a 10 de março, em 11 municípios: Turilândia, Pedro do Rosário, Cururupu, Santa Helena, Mirinzal, Guimarães, Alcântara, São Bento, Serrano do Maranhão, Cedral e Pinheiro.

O objetivo dessa ação, além de comemorar o Dia Internacional da Mulher, foi fortalecer os Grupos de Mulheres que estão surgindo no território e os já existentes, para estimular a negociação de produtos e serviços dentro de suas cidades, e gerar oportunidades de networking para as mulheres presentes nos eventos.

O Pitch Day em Pedro do Rosário foi realizado no Ginásio Jaime Mouzinho, e recebeu cerca de 70 mulheres durante o evento.

A palestra “Dando um salto alto no meu negócio” foi ministrada por consultores do Sebrae, em todos os municípios contemplados pelo “Pitch Day” e motivou cerca de 500 mulheres durante os quatro dias. Levantando discussões importantes sobre a atual realidade das mulheres no mercado de trabalho, como elas estão sendo vistas dentro do seu nicho de atuação e o comportamento empreendedor delas no dia a dia.

“Nós estamos aqui encerrando o Pitch Day em comemoração ao mês das mulheres, onde nós, que fazemos a unidade regional do Sebrae de Pinheiro, ficamos muito felizes pelo empenho que tiveram as Salas do Empreendedor, valorizando o potencial da mulher maranhense”, afirmou Graça Fernandes, gerente da Unidade Regional do Sebrae de Pinheiro.

O “Bate-papo entre elas”, que teve mediação de representantes dos parceiros realizadores e consultores do Sebrae, proporcionou trocas valiosas entre as empreendedoras, abrindo oportunidades para que elas contassem suas histórias, além de gerar conscientização sobre a saúde feminina e dicas sobre como lidar com suas finanças. Além de palestras e bate-papos, durante o Pitch Day também aconteceram apresentações de zumba, música ao vivo entre outras atrações.

“Eu sou enfermeira e agora eu já estou prestes a me formar em medicina, comecei a empreender há quinze anos, trabalhando na área da estética. O grupo das Empreendedoras aqui de São Bento tem crescido muito, hoje nós somos mais de 240 mulheres. É um grupo que vem somar muito a nossa carreira profissional”, conta afirmou Jully Celeide, empresária de São Bento.

Ela é proprietária de uma clínica de estética e disse que acompanha as novidades de capacitações. “Agradecemos a oportunidade de mostrar o nosso trabalho, de mostrar o quanto a gente cresce, o quanto a gente ganha com as palestras educativas, motivacionais, como essa de hoje. É muito importante o trabalho da Sala do Empreendedor em parceria com o Sebrae aqui, que nos capacita todos os dias”, afirmou Jully Celeide.

A UR do Sebrae em Pinheiro, é uma grande incentivadora do Empreendedorismo Feminino da Baixada e Litoral Ocidental maranhense. Na região, em 2022, foram realizados diversos eventos voltados para mulheres: o “Encontro Delas”, que foi pensado especialmente para as mulheres empreendedoras que tiveram a oportunidade de conhecer boas práticas que transformaram negócios em sucesso; além de ações com o Núcleo Empreender, oferecendo palestras e workshops, tudo voltado ao incentivo do empreendedorismo feminino.

Em Santa Helena, capricharam na decoração do ambiente, onde receberam mais de 50 mulheres durante o Pitch Day.

Cresce número de mulheres empresárias no Maranhão

Todos os anos o Sebrae divulga uma pesquisa intitulada “Donos de Negócios no Brasil: análise por gênero”. A última edição, que compreende o período de 2022, é resultado da avaliação de dados levantados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e está disponível no Data Sebrae.

Uma das principais conclusões é que o número de mulheres que se tornaram empresárias no Maranhão cresceu. A informação está na pesquisa “Donos de Negócios no Brasil: análise por gênero (2022)” e mostra que as mulheres já representaram 35,1% dos empresários maranhenses.

Outro dado importante é que as mulheres representam 35,1% do total de donos de negócios no Maranhão, o que representa um aumento também da representação feminina diante do cenário empresarial maranhense, uma vez que em 2018 elas representavam 34% do total de empreendedoras no estado.

-