O Sebrae e a Universidade Estadual do Maranhão – Uema deram os primeiros passos para celebração de um acordo de cooperação mútua na área de inovação. O principal elo dessa aproximação é a Agência de Inovação da Uema – a Marandu, cujo nome decorre de expressão do idioma guarani, que significa novidade, notícia, originalidade e inovação, sintonizado com o propósito do órgão, cujo desafio é fazer chegar à sociedade e ao mercado inovações e conhecimento gerados pela universidade.

Em uma sequência de reuniões, o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae, Celso Gonçalo e o diretor Técnico do Sebrae no Maranhão, Mauro Borralho, conheceram as instalações da Marandu, localizada no Centro Histórico de São Luís, na manhã do dia 6 de março. Na ocasião, foram recepcionados pelo presidente da Agência, professor Roberto Serra, e pelo professor José Morais, ex-dirigente do Sebrae-MA. Pelo Sebrae, participaram ainda, o gerente de Soluções Empresariais, César Guimarães; Danielle Abreu, gestora do Sebraelab e de projetos de Economia Criativa e também curadora do Mobiliza SLZ, além de Luciana Barreto, coordenadora de Inovação do Sebrae estadual.
No primeiro contato, a equipe do Sebrae conheceu os projetos e ações empreendidas pela Agência em todos os campi e centros de ensino da Uema espalhados pelo Maranhão e alinharam alternativas para fazer convergir interesses e objetivos comuns. No encontro, além de ações, projetos e área de atuação da Agência, dirigentes e técnicos do Sebrae trataram também da realização do Nordeste On – o NeON, maior evento de startups e inovação da região, que o Maranhão sedia de 1º a 3 de junho, em São Luís. A Agência Marandu, por sua vez, apresentou o projeto da Jornada de Empreendedorismo e Inovação, que vai envolver estudantes de todo o Maranhão e cujo edital de seleção será lançado no dia 13 de março.

E, na manhã de ontem (7 de março), foi a vez de o Sebrae receber a visita do presidente e de técnicos da Marandu para apresentação das ações e iniciativas de fortalecimento da inovação, apoio às startups e de estruturação dos ecossistemas locais de inovação, além de programas e projetos ligados à promoção do acesso à tecnologia e mecanismos de atuação da Unidade de Cultura Empreendedora no estado.
Dos dois encontros, em função da convergência de objetivos e do interesse das duas instituições, surgiram várias ideias de atuação conjunta, tendo o presidente Roberto Serra confirmado o interesse na celebração de um instrumento de cooperação técnica para dar suporte à parceria. Para ele, “o fortalecimento do ambiente de inovação e a ampliação das ações para o interior do estado, fomentando a cultura da inovação na academia e essa sinergia com o mercado são alternativas estratégicas para o desenvolvimento do Maranhão”.

Já o diretor Técnico do Sebrae acredita que essa aproximação deve produzir reflexos muito positivos na atuação das duas instituições na área de inovação. Conforme o diretor, a parceria também deve “contribuir para estimular negócios inovadores, fomentar a cultura da inovação e do empreendedorismo junto a estudantes e professores, ampliando as oportunidades para disseminação do conhecimento e de soluções geradas pelas universidades, numa saudável aproximação entre a academia e o ambiente empresarial e de negócios do estado”.

Nesta última reunião, ficou acertado o prosseguimento das tratativas para o acordo de cooperação, com o estabelecimento de prioridades, objetivos e linhas de atuação. Na opinião do presidente do CDE Sebrae, Celso Gonçalo, “estruturas como a Agência Marandu muito contribuem para fortalecer o ambiente de inovação no estado”. Para ele, “para obter bons resultados no desafio de promover a inovação, é realmente necessário somar esforços”. “O Sebrae tem todo o interesse em estreitar laços com a Uema para fazer chegar aos pequenos negócios, conhecimento e inovação”, frisou ele.
