ASN MA Atualização
Compartilhe

Dirigentes do Sebrae visitam clientes e parceiros nas regiões de Lençóis-Munim e Grande São Luís

Visitas técnicas proporcionaram contato com clientes atendidos pelo Sebrae com o Agro Nordeste na região norte do Maranhão. Já na Grande São Luís, destaque para o turismo e apicultura.
Por Laurene Leite
ASN MA Atualização
Compartilhe

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Maranhão – CDE, Celso Gonçalo, acompanhado da conselheira Newman Costa, representante do Sebrae Nacional na instância deliberativa estadual, visitou ontem (1º de março) empreendimentos e clientes atendidos pela instituição no estado, nos municípios de Santa Rita e Bacabeira, situados na região norte do estado.

Visita à Sala do Empreendedor de Santa Rita.

Em uma agenda que priorizou cadeias produtivas de destaque na região, com grande potencial para geração de negócios e de desenvolvimento, como piscicultura e a produção de mel, os dois visitaram também a prefeitura de Santa Rita, a convite do prefeito Hilton Gonçalo, onde conheceram as instalações de diversos órgãos municipais de atendimento aos pequenos negócios, como a Sala do Empreendedor.

Em Santa Rita (MA), dirigentes e técnicos do Sebrae visitam parceiros e conhecem ações e estruturas municipais de atendimento ao empreendedor.

Na visita, os dois foram acompanhados pelo chefe geral da Embrapa Cocais, o maranhense Marcos Bomfim e de técnicos do órgão, além da gerente da Unidade do Sebrae na região de Lençóis-Munim, Esther de Freitas, e do analista David Felipe Amorim, responsável pelo atendimento setorial na Unidade. Presente também a coordenadora de Encadeamento Produtivo do Sebrae no Maranhão, Larissa Leite.

Em Santa Rita, um dos pontos visitados foi uma estação de produção de alevinos localizada no povoado de Areias, zona rural do município, onde o empreendedor Patrício Muniz tem tido expressivo sucesso. No local, os visitantes puderam observar destalhes da planta produtiva e ouvir do empreendedor necessidades atuais para ampliação e consolidação do empreendimento, que serve de referência para a região. Em seguida, no povoado de Cassaco, também em Santa Rita, o grupo visitou outro projeto produtivo, que confirma a atividade de piscicultura como um dos potenciais da região.

Produtor de alevinos, Patrício Muniz, fala sobre pocesso de produção e dificuldades para o empreendedor.

No município, uma parada para participação no Encontro do ALI Rural, onde estiveram reunidos agentes de desenvolvimento do programa, concluindo um importante ciclo de qualificação e preparação para atendimento ao setor rural, com foco na inovação.

Encontro do ALI Rural, em Santa Rita/MA, reúne agentes que estão sendo preparados para levar inovação para o setor rural.

Em seguida, já no município de Bacabeira, acompanhados pela prefeita Fernanda Gonçalo, a visita foi à Associação de Produtores de Mel de Bacabeira – Mel Sabor do Campo, para conhecer a estrutura produtiva, etapas do processo de coleta e envasamento do mel, questões sanitárias, e o Selo de Inspeção Federal, além de aspectos ligados à comercialização e acondicionamento em sachês, o que facilitaria o consumo por crianças, especialmente. No local, os dois prefeitos anunciaram a intenção de inclusão do mel na merenda escolar, melhorando o padrão de qualidade dos alimentos oferecidos e, por consequência, valorizando a produção local.

Visita à Associação de Produtores de Mel de Bacabeira – Mel Sabor do Campo confirma potencial da apicultura na região.

O prefeito Hilton Gonçalo ressaltou a importância desse momento de integração e diálogo sobre alternativas para o desenvolvimento de cadeias produtivas de amplitude regional, visão essa compartilhada pela prefeita Fernanda Gonçalo. Ambos concordam que, com o apoio adequado e a articulação de parcerias, as cadeias da piscicultura e de apicultura têm condições de impulsionar ciclos de desenvolvimento consistentes na região, com ampla participação dos pequenos negócios.

Já o presidente Celso Gonçalo ressaltou o papel do Sebrae como articulador e facilitador de alternativas de desenvolvimento de territórios com grande concentração de pequenos negócios, como são os casos de Santa Rita e Bacabeira. “Nos dois municípios, o Sebrae tem buscado liderar essas articulações, mobilizando parceiros para levar soluções para os empresários e para o desenvolvimento desses arranjos produtivos de potencial já comprovado na região”, disse ele.

Presidente Celso Gonçalo destaca potencial de cadeias produtivas da apicultura e piscicultura na região norte do Maranhão.

Para a conselheira Newman Costa, “a visita também proporcionou a oportunidade de conhecer o trabalho que o Sebrae desenvolve nessas regiões. “O incentivo à produção de mel, à piscicultura e ao turismo, especialmente o de base rural, e o conhecimento sobre o ambiente de negócios no entorno dessas cadeias produtivas, nos permitem trabalhar em favor de alternativas para fortalecer e promover o desenvolvimento desses importantes segmentos produtivos, gerando transformações efetivas para as pessoas e suas comunidades”, explicou ela.

Grande São Luís – Numa primeira etapa desse conjunto de visitas técnicas, na tarde do dia 28 de fevereiro, coube ao diretor Técnico Mauro Borralho e técnicos da Unidade Regional do Sebrae de São Luís acompanharem a conselheira Newman Costa em visita a empreendimentos na Grande Ilha de São Luís: o Haras 4 Irmãos, no município de Raposa, empreendimento de turismo com alternativas de base rural e no turismo de experiência; e o Apiário Sol Nascente, no município de São José de Ribamar, especializado em apicultura e meliponicultora (mel de abelhas sem ferrão).

Na Grande São Luís, conselheira Newman Costa conhece experiências promissoras de turismo rural e apicultura.
  • Cadeias Produtivas
  • Norte do Maranhão
  • Visita Técnica