
Professores de oito escolas da rede municipal de ensino de Timon participaram nesta semana da oficina “Novas Metodologias Educacionais Ativas e Inovação”, que marcou o encerramento do primeiro ciclo de uma série de capacitações propostas pelo ALI Educação Empreendedora, iniciativa do Sebrae que, no município, tem parceria com a Secretaria de Educação, propondo capacitar professores e estudantes para desenvolver competências empreendedoras, o potencial criativo, a percepção e a exploração de oportunidades.
A analista do Sebrae, Flávia Albuquerque, explica que outras oficinas serão aplicadas com as escolas durante a vigência do programa. “O ALI vai abordar a Educação Empreendedora de uma forma inovadora, trabalhando não só novas metodologias como, também, atendendo as demandas propostas pelas escolas”, explicou.
Cerca de 120 educadores de Timon participaram da oficina que marcou o encerramento do primeiro ciclo do programa no município. Foram contempladas as escolas municipais Budaruiche, José Ribamar da Silva, Antônio Maria Zacarias Ribeiro, Pedro Falcão, Urbano Martins, José Sarney, Marechal Castelo Branco e Projeto Educativo Mãos Dadas.
“Essa é uma iniciativa espetacular e agradecemos ao Sebrae por trazer aos profissionais da nossa escola esse debate sobre inovação e tecnologia. Essas capacitações mostram a importância de trabalhar novos métodos em sala de aula, ajudam no repasse e na assimilação do conteúdo e, consequentemente, melhoraram o ambiente escolar”, ressaltou o diretor adjunto da escola José Sarney, professor Fernando Gualberto.
ALI Educação Empreendedora na Região dos Cocais

O Sebrae está aplicando, desde outubro de 2022, o programa ALI – Educação Empreendedora em 15 escolas públicas da Região dos Cocais, atendendo os municípios de Caxias e Timon. A ação tem parceria das Prefeituras Municipais e propõe fortalecer a educação empreendedora como instrumento de transformação em sala de aula, estimulando o processo de inovação.
Em Caxias, o programa é desenvolvido em sete escolas: José Castro, Paulo Freire, Arlindo Fernandes, Antenor Viana Junior, Leôncio Alves, Zeferino Borges, Guiomar Assunção. Já em Timon, como já foi destacado, são oito escolas.
As instituições atendidas pelo ALI Educação Empreendedora são acompanhadas por um Agente Local de Inovação, que dá o apoio e direciona as ações, de acordo com a demanda das escolas. As ações do programa ALI Educação Empreendedora estão previstas para serem executadas nas escolas até julho de 2024.
