Com a retomada das festas de rua depois de dois anos da pandemia de Covid-19 tem aumentado as expectativas para o Carnaval de 2023. Para não perder as oportunidades desse período, o Sebrae orienta os empreendedores a se prepararem com um bom planejamento e investir em um atendimento de qualidade para conquistar mais vendas.
Para auxiliar os empreendedores a aproveitar melhor a festa, a Unidade Regional do Sebrae em Grajaú, em parceria com as prefeituras de Grajaú e Barra do Corda, por meio da Sala do Empreendedor, promoveu um curso de atendimento para os empreendedores que vão atuar durante as festividades do Carnaval.
O curso abordou técnicas de atendimento, focando em como encantar o cliente e garantir a satisfação dele. Um dos alunos do curso “Como atender melhor o seu cliente”, em Grajaú, José Lima, autônomo, conta que foi uma boa experiência e que a partir de agora vai aplicar o que aprendeu quando receber os clientes no seu estabelecimento. “Nós aprendemos que para um bom atendimento é necessário nos colocar no lugar do cliente. Atender da forma que a gente gostaria de ser atendido”, reforça.
O gerente regional do Sebrae em Grajaú, André Veras, chama atenção para a chance de aumentar o faturamento durante os dias de folia. Barra do Corda, por exemplo, tem umas das festividades de Carnaval mais famosas do estado, recebendo turistas de dentro e fora do Maranhão, por isso é importante se preparar.
“Nós, do Sebrae, enxergamos como fundamental essa capacitação que é para preparar esses empreendedores cada vez mais para fazer um atendimento de qualidade a esse público, não apenas o público interno, mas também externo dos municípios que vem nesse período carnavalesco, período de diversão”, ressalta Veras.
Setores aquecidos
Diversos setores podem aproveitar o Carnaval para aumentar as vendas. De acordo com estimativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o Carnaval vai movimentar R$ 8,18 bilhões em 2023. Entre as estratégias para atrair mais clientes estão as promoções específicas e divulgação nas redes sociais.
Outra sugestão é investir nos itens mais buscados nesse período, como: itens de festa, decoração e acessórios; fantasias; peças de roupas e calçados customizados; acessórios para usar durante a festa como pochetes e copos que mantêm a temperatura da bebida por mais tempo; produtos de beleza: penteados e maquiagens personalizadas.
Não deixe de conferir as dicas do Sebrae para vender mais.
– Valorize sua marca, criando uma identidade virtual para o Carnaval com elementos visuais característicos da festa.
– Observe a concorrência para entender como o mercado trabalha a data e quais as principais tendências.
– Ofereça descontos e aproveite para vender itens parados no estoque, com pouca demanda ou que possam sofrer alguma redução nas vendas após o período do Carnaval, como produtos específicos de verão.
– Invista em kits específicos para a festa, como combos de fantasias, maquiagens e até drinks. Esta é uma excelente estratégia para aumentar o ticket médio.
– Diversifique canais de venda on-line e off-line para atingir mais pessoas, entre eles redes sociais, marketplaces e loja virtual.
– Faça anúncios patrocinados.
– Chame atenção dos consumidores com brindes temáticos.

