ASN MA Atualização
Compartilhe

ALI Rural reúne empreendedores das cadeias produtivas de gado e horticultura da regional de Açailândia.

Durante o encontro, produtores relataram a conquista de novos mercados por meio da aplicação de metodologias do programa
Por Paula de Társsia
ASN MA Atualização
Compartilhe
Sebrae Maranhão orienta produtores na busca de melhoria dos resultados e desempenho dos negócios rurais, por meio do programa Ali Rural ( Foto: Divulgação)

A Regional do Sebrae de Açailândia realizou esta semana o 9º Encontro Coletivo do Programa de Agente Local de Inovação (ALI) Rural, com os empreendedores assistidos das cadeias produtivas de gado de leite, gado de corte e horticultura. Os empreendedores são dos municípios de Açailândia, Buriticupu, Itinga do Maranhão e Bom Jesus das Selvas.

Durante o encontro, foi destacada a importância do controle de gestão para os produtores rurais e o compartilhamento das experiências de aplicação desse mecanismo no dia, inclusive com destaque aos relatos de empreendedores que, por meio do ALI, conseguiram encontrar novos mercados de atuação. A exemplo do seu João de Deus, participante do encontro.

“Eu só plantava e vendia, mas não tinha nenhum tipo de controle disso. Em novembro do ano passado, a partir da orientação do pessoal do Sebrae, comecei a anotar o que entrava e saia, para no final do mês eu saber o que tava lucrando ou não. Com as orientações, eu também passei a vender meus produtos em outra cidade, o que para mim foi muito bom”, destacou João de Deus.

O relato do seu João de Deus, horticultor da cidade de Buriticupu, é uma aplicação prática do controle gerencial, do marketing de vendas e do melhoramento do processo produtivo, por meio do acompanhamento do ALI. “Neste caso específico, nossos agentes orientaram a utilizar outros canais de comercialização, por exemplo redes sociais, melhor apresentação dos produtos, a fazer anotações, e, também, a articulação junto a outros produtores, a fim de reduzir os custos com frete, para envio de produtos a outras cidades próximas”, explicou o gerente do Sebrae de Açailândia, Breno Soeiro.

Ele destacou ainda que o encontro juntou produtores do primeiro ciclo e do segundo ciclo, no sentido de sempre buscar a aplicação da metodologia do programa e a melhora dos resultados, bem como do desempenho dos negócios rurais. Isto respeitando as especificidades, visto que haviam produtores que já estavam em um estágio mais avançado, porém não aplicavam o controle básico de gestão.

“O nosso papel é justamente subsidiá-los, dentro do nível que cada um apresenta, para que possamos traçar os próximos passos, metas, aumentar a produção, o desempenho, o faturamento. Para este ano, vamos implementar, ainda, ações do Agronordeste, por meio do Projeto Cerrado Amazônico, para atender esse público, principalmente na parte de mercado e produção”, enfatizou o gerente.

ALI

O Programa Agente Local de Inovação é destinado para empreendimentos do agronegócio que buscam inovação e desenvolvimento sustentável. Por meio dele, os empreendedores contam com o acompanhamento de um ALI, o qual realiza um diagnóstico, apresenta soluções, acompanha a aplicabilidade realizada pelo produtor rural/empresário e mensura os resultados, através do aumento do faturamento e/ou redução dos custos.