ASN MA
Compartilhe

Sebrae no Maranhão tem programação na Semana Global de Empreendedorismo

Foram programadas atividades em 26 cidades maranhenses, porém, no Brasil, mais 660 localidades terão ações com a temática “Empreendedorismo como ferramenta de inclusão de grupos mais impacta
Por Da Redação
ASN MA
Compartilhe

O Maranhão terá 83 eventos durante a 15ª Semana Global de Empreendedorismo (SGE), que esse ano acontece de 14 a 19 de novembro em todo o país. A iniciativa é coordenado pelo Sebrae no Maranhão e realizada em parceria com diversas entidades e instituições.

Esse ano, a traz a temática do empreendedorismo como ferramenta de inclusão de grupos mais impactados pela crise econômica. A escolha do tema se deu a partir dos resultados da pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), referência mundial sobre o empreendedorismo.

Um estudo feito pelo Sebrae a partir de dados da GEM nos anos de 2018 e 2021 mostra que a pandemia da Covid-19 e a crise que atingiu a economia brasileira ampliaram as desigualdades entre homens e mulheres na atividade empreendedora. Além de uma proporção maior do público feminino ter sido empurrado para fora do empreendedorismo, o levantamento mostra que as empreendedoras que permaneceram com seus negócios em operação tiveram perdas econômicas mais severas.

-

MUNICÍPIOS

No Maranhão, estão previstas ações da SGE em 26 municípios: João Lisboa, Imperatriz, Estreito, Grajaú, Chapadinha, Bacabal, Açailândia, São Luís, Godofredo Viana, Vitória do Mearim, Zé Doca, Carutapera, Santa Inês, Santa Luzia, Arari, Matinha, São josé de Ribamar, Barra do Corda, Arame, Fortuna, Caxias, Urbano Santos, Anapurus, Vargem Grande, Itapecuru Mirim e Viana.

Segundo o diretor Técnico do Sebrae no Maranhão, Mauro Borralho, o evento é um ótimo canal para a ampliação e disseminação da cultura do empreendedorismo. “A SGE é um movimento mundial, que por objetivo fortalecer e disseminar a cultura empreendedora, ao conectar, capacitar inspirar as pessoas a empreender. Em 14 edições esse movimento já mobilizou no Brasil mais de 2,5 milhões de pessoas com cerca de 10 mil atividades, o que faz a premiação brasileira a maior do mundo, com sete premiações internacionais. O 2022 esperamos um alcance ainda maior por tratar o empreendedorismo como ferramenta de inclusão”, explicou a executivo.

No país, serão 2.123 atividades cadastradas, entre palestras, oficinais e encontros – tanto virtuais quanto presenciais – em 655 cidades brasileiras de Norte a Sul, com público estimado em aproximadamente 142 mil pessoas. O que quer dizer que e o Maranhão representa 4% do total de atividades previstas para essa edição da Semana Global de Empreendedorismo.

-

INICIO.

No estado, as atividades da Semana Global de Empreendedorismo vão começar com o Encontro Estadual de Educação Empreendedora, que tem como tema “Professor do Futuro”. O evento acontecerá na segunda-feira (14) das de 8h às 19h, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, localizado no Altos do Calhau.

O Objetivo é de disseminar o empreendedorismo e metodologias de educação inovadora, proporcionar reflexões sobre o ambiente da educação empreendedora nas escolas do Maranhão e discutir mecanismos de acesso a novas tendências educacionais e ferramentas para o desenvolvimento, por professores, de competências empreendedoras e socioemocionais.

Reunindo especialistas em uma programação gratuita que contempla palestras, oficinas, painéis e exposição, o evento é direcionado para professores das redes de ensino pública e privada, do ensino básico, médio e universitário. A expectativa é da participação de 1500 professores, nesse ambiente de troca de experiências e de conhecimento.

Criada em 2007 pelo ex-primeiro ministro britânico Gordon Brown, e pelo então presidente da Kauffman Foundation, Carl Schramm, a Semana Global do Empreendedorismo (SGE) retorna este ano com uma ampla programação direcionada a diferentes públicos.

De acordo com a gerente da Unidade de Cultura Empreendedora (UCE) do Sebrae no Maranhão, Hildene Maia, a instituição está participando de forma ativa na edição deste ano da Semana Global do Empreendedorismo. “Consideramos a SGE um importante momento para disseminar a cultura do empreendedorismo, pela importância que ela tem para o aumento da competitividade das micro e pequenas empresas.”, destacou.

-

  • Empreendedorismo
  • GEM
  • Sebrae
  • Sebrae Jaracaty
  • Sebrae no Maranhão
  • Semana Global de Empreendedorismo
  • SGE