ASN MA Atualização
Compartilhe

Sudene apresenta Projeto de Desenvolvimento Federativo no Maranhão

Entre as ações do projeto estão capacitações oferecidas a gestores públicos e aos empreendedores locais.
Por Ângela Barros (UR
ASN MA Atualização
Compartilhe

Ação coordenada pela autarquia federal, em parceria com diversas instituições, busca atrair investimentos e melhorar indicadores sociais das cidades participantes incluídas no programa.

Balsas é o município-polo do Projeto de Desenvolvimento Federativo, iniciativa da Sudene que foi apresentada na quarta-feira, 21, no Auditório do Premier Hotel. O encontro reuniu gestores municipais, representantes de instituições federais e bancos.

A programação incluiu a apresentação de planos de ação da Sudene e dos parceiros da iniciativa, a exemplo do Sebrae estadual, para atrair investimentos e melhorar os indicadores sociais e econômicos dos seis municípios do sul do Maranhão que integram o projeto – Alto Parnaíba, Balsas, Loreto, Sambaíba, São Raimundo das Mangabeiras e Tasso Fragoso. As cidades foram selecionadas pela Sudene a partir de indicadores nas áreas de finanças, gestão e desempenho, além do PIB e do contingente populacional.

Já o município-polo foi escolhido considerando a estratégia territorial de implementação do Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE), que reúne ações e projetos que orientam a atuação da Sudene.

Entre as ações do projeto estão capacitações oferecidas a gestores públicos e aos empreendedores locais. Estão previstas, também, outras atividades vinculadas ao PDF, como a ampliação da conectividade no território e o apoio a cadeias produtivas estratégicas. Todas estas iniciativas estão associadas a um diagnóstico participativo, elaborado pela Sudene, junto às gestões municipais, para o levantamento de necessidades e potencialidades da economia de cada cidade.

“É um projeto importante para o desenvolvimento da região. Temos atrativos interessantes não só para a captação, mas também para gestão e aplicação de recursos e de novas linhas de crédito. Isso mostra que a convergência entre o empresariado e administração pública pode surtir o efeito que a gente espera. Por isso, ficamos felizes com esse trabalho desenvolvido pela Sudene para Balsas e região”, comentou o secretário de desenvolvimento econômico e turismo de Balsas, Adriano Tito.

As ações voltadas ao empreendedorismo terão o apoio do Sebrae. “O projeto apresentado pela Sudene tem capacidade de ampliar as iniciativas que já estão em curso na região e o que já fazemos nestes municípios pode ser amplificado a partir do Projeto de Desenvolvimento Federativo. Apesar de o agronegócio ser a principal vocação econômica da região, existe no entorno das grandes empresas do setor uma série de pequenos negócios, de prestadores de serviço. A participação do Sebrae melhorando a capacidade de gestão, processos e trabalhando com inovação é uma contribuição qualificada ao projeto”, ressaltou o gerente regional do Sebrae em Balsas, Diógenes Souza.

A oferta de crédito facilitado através das linhas de financiamento do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) também foi destacada durante o evento. O crédito pode ser acessado por empreendedores dos mais variados portes.

“Trabalhamos em estreita parceria e ação coordenada com a Sudene. Esperamos que, com a implementação do Projeto de Desenvolvimento Federativo, possamos dar uma contribuição diferenciada para os indicadores de desenvolvimento dos municípios participantes”, disse o superintendente do Banco do Nordeste no Maranhão, Danivan Borges Mendes Lacerda.

As próximas etapas devem consistir em oficinas reunindo os gestores municipais e os parceiros do PDF para estabelecer as ações nos territórios com base no diagnóstico participativo elaborado pela Sudene.