ASN MA
Compartilhe

Em noite de celebração, Sebrae entrega troféus para comunicadores e empresárias

A instituição entregou as premiações do 9º Prêmio Sebrae de Jornalismo e do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios: nove equipes de comunicadores e três empresárias receberam troféus
Por Ernesto Batista
ASN MA
Compartilhe

Os jornalistas Ribamar Cunha e Luciana Rodrigues Rocha, os radialistas Maria Regina Teles e Edvaldo Nascimento Silva, e a empresária Guga Fernandes foram os grandes vencedores do 9º Prêmio Sebrae de Jornalismo e do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, entregues na sede da instituição, no Jaracaty, nesta quinta-feira (13).

Em noite de celebração, o Sebrae no Maranhão reconheceu os melhores trabalhos jornalísticos dentre as 17 reportagens feitas em texto, áudio e vídeo e as melhores histórias de empreendedorismo feminino dentre as 52 empresárias maranhenses que se inscreveram para Prêmio Sebrae Mulher de Negócios.

“Com os prêmios que entregamos, temos como objetivo fazer com que os micros e pequenos negócios, que hoje respondem por 98% das empresas maranhenses, continuem fazendo parte da pauta dos veículos de comunicação, considerando o impacto destes no dia a dia da economia do estado, e ainda incentivar as mulheres a desenvolver negócios inovadores e sustentáveis e mostrar as boas práticas aplicadas no Maranhão”, disse o diretor Técnico, Mauro Borralho.

-

MULHERES

A noite de premiação teve início com o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, que esse ano , na etapa estadual, teve 52 inscrições da capital e do interior, com destaque para Pedreiras, de onde oito empresárias toparam o desafio de contar sua história.

A diretora de Administração e Finanças, Rachel Jordão, destacou a importância que as empresárias maranhenses tem para a economia do estado. “O Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, tem o propósito de reconhecer histórias inspiradoras de empresas lideradas por mulheres. Ao todo, mais de 80 mil empreendedoras já se inscreveram desde a primeira edição, realizada em 2004. Esse ano tivemos histórias incríveis e não foi fácil escolher a vencedora”, observou.

O evento apresentou e reconheceu as 10 empresárias que se classificaram para a fase final da etapa estadual: Cléia de Loiola Assunção, da Ponto Nobre, de Timon; Cristina Fereira da Silva, OK Center, de Imperatriz; Guga Fernandes, da Guga Fernandes Beauty, de São Luís; Juliana dos Santos Nogueira, QTM Healthtech, de São Luís; Karollyn Barros, da Karolícias, de São Luís; Maria da Cruz Oliviera, Lavesr Moda Intima, Imperatriz; Maria de Lourdes Medeiros, do terraço Goumert, São Luís; Maria Denice de Oliveira Ferreira, D’Sharlôs Buffet, de Imperatriz; Natanielle Penha Costa Rayol, Vege Engenharia, de São Luís e Nilma Maria Nogueira Sousa Marinato, Soar Peças, de São Luís.

Em seguida, foram anunciadas as três premiadas da edição deste ano. Em terceiro lugar ficou chef de cozinha Maria de Lourdes Medeiros e com o segundo lugar ficou a comerciante de autopeças Nilma Maria Nogueira Sousa Marinanto e a vencedora foi a industrial Guga Fernandes. Cada uma recebeu um troféu e diploma das mãos do dos diretores do Sebrae, Mauro Borralho e Rachel Jordão, gerente da Unidade de Cultura Empreendedora, Hildenê Maia; e a coordenadora Estadual de Empreendedorismo Feminino, na Unidade de Cultura Empreendedora do Sebrae, Rosana Muniz.

“É um prêmio muito importante por reconhecer toda a história como empresária. Quando decidi montar uma indústria de suplementos saudáveis no Maranhão, ninguém acreditou e me diziam que não daria certo. Vária vezes pensei em desistir, mas sempre que fazia um curso do Sebrae – e fiz vários – aprendia a fazer diferente. Melhorei assim. Escalei meu produto, também com apoio da instituição e posso atestar que tem portas abertas para quem chega com a pergunta certa. E continuo crescendo com apoio do Sebrae”, afirmou a empresária vencedora do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, ao agradecer a premiação.

-

OBJETIVO

O Prêmio Sebrae Mulher de Negócio foi criado para incentivar as mulheres a desenvolver negócios inovadores e sustentáveis e reconhecer as boas práticas ainda mais em um tempo em que as empresárias tem assumido cada vez mais o protagonismo entre o empresariado maranhenses.

Segundo estudos do Sebrae, feitos a partir de dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua do IBGE (PNAD Contínua), o volume de mulheres donas de negócios no Maranhão, após recuar durante os dois anos de pandemia, voltou aos patamares de anteriores a 2020, crescendo de 263,8 mil, no segundo trimestre de 2020, para cerca de 282 mil empreendedoras. Este último número equivale à 3% de todas as empreendedoras do país e a 34% de participação no total de donos de negócios.

Este movimento, captado pelas pesquisas do Sebrae, mostram que o estado segue uma tendência de crescimento observado para o cenário nacional: no segundo trimestre de 2020, haviam 8,6 milhões de donas de negócio e no quatro trimestre de 2021, o número de mulheres à frente de um negócio no país fechou em 10,1 milhões, mesmo resultado alcançado no último trimestre de 2019.

-

JORNALISMO

O segundo momento da noite de celebração no Sebrae foi a entrega dos troféus da 9ª edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo teve como tema a importância dos pequenos negócios para a economia do país, que atualmente, respondem por 99% das empresas brasileiras, mais de 55% dos empregos formais e 30% do Produto Interno bruto (PIB).

Durante a pandemia, apenas em 2021, eles concentraram 98% das novas empresas e 78% das contratações e neste contexto, o Premio Sebrae de Jornalismo está premiando matérias que melhor abordaram o tema, considerando os diversos aspectos relacionados ao universo do empreendedorismo no Brasil. Ao todo, 17 trabalhos jornalísticos foram inscritos nas categorias Texto, Áudio e Vídeo e em cada uma delas três trabalhos foram premiados.

“A Imprensa maranhense é nossa parceira na grande e nobre missão de dar visibilidade ao empreendedorismo e carregam, a imensa responsabilidade de serem formadores de opinião, aqueles que são influenciadores em nossa sociedade. Que grande e importante trabalho desempenhado por vocês! Esse trabalho é feito por meio de inúmeras histórias contadas, que dão voz aos milhares de empreendedores de nosso estado. histórias de persistência, superação e sucesso. histórias de sonhos que se tornaram realidades”, disse o diretor Técnico do Sebrae no Maranhão.

“Histórias reais, tão bem contadas por vocês comunicadores, que levam inspiração a outras pessoas, fazendo com que elas entendam que os seus sonhos também são possíveis, que é algo palpável e está a alcance de todo aquele que acredita que o empreendedorismo é o caminho que gera transformação de vidas, através de um ambiente melhor de se viver, com maiores oportunidades de geração de renda e empregos”, completou Borralho, que junto com a diretora de Administração e Finanças, Rachel Jordão, e da gerente da Unidade Comunicação e Marketing da instituição, Raquel Araújo, entregou os troféus, certificados e tablets aos vencedores .

-

TEXTO

A primeira premiação entregue foi o da categoria Texto. Foram premiados quatro jornalistas: em terceiro lugar, com o “A força do empreendedorismo feminino que movimenta a economia em Matinha”, produzida pelos jornalistas Larissa Carneiro Mendonça e Leonardo Trindade Azevedo, do Portal Matraca. Na segunda colocação, ficou Juliano Amom Costa Amorim, do Portal G1 Maranhão, que apresentou o trabalho “Trio de arquitetos cria empresa e desenvolve projetos com artesanato e materiais recicláveis em São Luís”.

O vencedor dessa categoria foi o jornalista Ribamar Cunha, do Portal IMirante, que apresentou o trabalho “Pequenos negócios consolidam corredores e movimentam a economia”. Cunha já havia ganho outras edições do Prêmio Sebrae de Jornalismo.

“Me sinto muito honrado de receber esse prêmio, que na verdade é um reconhecimento para a imprensa maranhense. O Prêmio Sebrae de Jornalismo nos gratifica muito, porque estamos conseguindo comunicar a importância do pequeno negócio para a economia local”, disse.

-

AÚDIO

Em seguida foram entregues os troféus da categoria Áudio. Em terceiro lugar ficou o trabalho apresentado pela equipe da Central de notícias e Rádio Timbira, formado pelos radialistas Adilson Sousa, Gabriel Jansen e James Chaves “Programa mais renda realiza treinamento para empreendedores individuais”. Na segunda colocação ficou o trabalho “Ramo da beleza destaca a força da microempresária maranhense”, apresentado pelo Radialista Sebastião Borges Júnior, da Rádio Universidade FM.

-

O vencedor dessa categoria foi o trabalho “Participação em feiras livres estimula empreendedores para abrirem suas MEIs”, apresentado pela radialista Maria Regina Teles, que juntamente com o editor de áudio Edvaldo Nascimento Silva, da Rádio Assembleia.

“Esse prêmio significa a valorização do rádio, do nosso trabalho de produção, apuração e a busca das melhores histórias para contar. O mais importante é falar as histórias das pessoas e contar como os empreendedores estão atuando, de maneira heroica e, às vezes, de forma anônima, para que as pessoas possam conhecer e valorizar aqueles que empreendem no nosso estado. É gratificante e agora é reconhecido por uma instituição como o Sebrae”, comentou a radialista vencedora.

-

VÍDEO

A última categoria a ser premiada foi a de Vídeo, que reuniu trabalhos feitos pelas emissoras de TV maranhenses. em terceiro lugar ficou o trabalho “Aumento MEI”, apresentado pela jornalista Nice Ribeiro, junto com os profissionais: Miguel Nery, Patricia Camargo e Waldimar Bezerra, todos da TV Mirante. Na segunda posição ficou o trabalho “Especial Trabalho – parte 2 – Empresas apostam em espaços criativos e inovadores”, apresentado pela equipe da TV Cidade/ Grupo Rádio Ribamar, formado pelos profissionais Beatriz Pereira, Jucivaldo Silva, Clécio Bertozzi, Davi Araújo, Lauro Martins, Markos Martins e Pedro Vinicius Baldez.

A grande vencedora da noite na categoria Vídeo foi a jornalista Luciana Rodrigues Rocha, da Tv UFMA, que apresentou o trabalho “A luz do empreendedorismo”. “O jornalista é um contador de histórias. E é encontrando com pessoas que colhemos o material que usamos para construir nossas matérias. Esse é o primeiro prêmio de jornalismo que ganho e é importante por ser algo que valoriza o trabalho jornalístico, uma atividade muito importante para a sociedade. Foi gratificante ganhar esse prêmio”, explicou Luciana.

Os trabalhos de vídeo, texto e áudio vencedores da etapa maranhense estão classificados para etapa regional, onde concorrerão com os vencedores das etapas estaduais da Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. Os vencedores da fase regional seguem para disputar a etapa nacional.

O Prêmio Sebrae de Jornalismo tornou-se uma referência no fomento do jornalismo empreendedor no Brasil, entre 2008 e 2015, foi retomado em 2021 e chega à sua nona edição com mais de 7 mil trabalhos inscritos e 50 matérias premiadas ao longo de suas edições, além do reconhecimento aos jornalistas parceiros dos empreendedores, de norte a sul do país.

  • Maranhão
  • Mulher
  • Mulher de Negócios
  • Prêmio
  • Prêmio Sebrae de Jornalismo
  • Prêmio Sebrae Mulher de Negócios
  • PSJ
  • Sebrae Jaracaty
  • Sebrae no Maranhão