ASN MA
Compartilhe

“Comecei a empreender por causa da maternidade”

A MEI Fabiana Costa concilia a condução do seu negócio, em Imperatriz, com a dedicação intensiva aos filhos Rafael e Yaks Vinícios, seus grandes amores e inspiração.
Por Redação
ASN MA
Compartilhe

A necessidade de trabalhar e não ter com quem deixar os filhos traz muitas angústias e preocupações às mães. Para Fabiana Silva Costa, cliente Sebrae na cidade de Imperatriz, a história foi diferente. Quando se deparou com a maternidade, ela vislumbrou uma oportunidade: começar a empreender. E o melhor: pertinho da família, do marido, dos dois filhos, Rafael e Yaks Vinícios, hoje com 14 e 18 anos, respectivamente.

-

Mas nem tudo são flores, como costuma-se dizer. O início não foi fácil! Conciliar atenção aos filhos, a manutenção das atividades de dona casa e a dedicação a um empreendimento requer muito jogo de cintura, um equilíbrio que a empreendedora conseguiu obter. O tempo a ajudou a sincronizar e desempenhar com maestria o papel de ‘mamãe empreendedora’.

-

“Comecei minha trajetória empreendedora por causa dos meus filhos, precisava trabalhar. E lá se vão mais de cinco anos, de muito esforço. Sou microempreendedora individual formalizada e estou muito satisfeita com os negócios que iniciaram no tempo certo” conta Fabiana.

-

Inicialmente, o negócio estava em sua casa: ela vendia roupas masculinas e femininas. Depois chegaram outros produtos, como os cosméticos, que ela personaliza em kits exclusivos. Seus lindos laços, enfeites e caixas diferenciadas são uma das marcas registradas da Fabiana Moda e Presentes. “A casa foi ficando pequena, a quantidade de mercadoria foi aumentando. Junto com meu esposo, vi a possibilidade de mudar a loja para um ponto comercial. Tudo foi planejado e desenhado com auxílio do meu esposo”, comenta a empresária.

-

Desafios x Oportunidades

No início deste ano, Fabiana se lançou o desafio de fazer tudo diferente. Em um amplo aspecto de sua vida. Precisava de uma espécie de ‘renovação’ após a perda, em 2019, de seu bebê com dois meses de gestação. Um aborto natural que gerou muitas dores ainda hoje relembradas com muitas lágrimas.

-

As potenciais dificuldades que se fizeram presentes neste primeiro semestre de 2020, com a pandemia provocada pelo novo Coronavírus, foram dando lugar à criatividade, com pitadas de motivação diária. O ponto comercial de sua loja física, na Vila Lobão, bairro popular da cidade de Imperatriz, precisou fechar as portas por causa das medidas de isolamento social obrigatório no Maranhão – para os serviços não essenciais, como é o caso da Fabiana Moda e Presentes.  

-

No entanto, as portas fechadas não abateram a empreendedora eu buscava por renovação pessoal. Ela buscou alternativas para continuar com o atendimento personalizado aos seus clientes e passou a fazer uso das redes sociais, fortalecendo a sua presença digital para gerar negócios.

-

“A seção de roupas está um pouco parada ultimamente. Mas os kits de cosméticos, graças a Deus tenho vendido bastante. Sempre divulgo as novidades nas redes sociais e, assim, vou mantendo o meu relacionamento com o cliente. Em média, houve um aumento de 50% nas vendas dos kits personalizados durante esse período da pandemia”, revela.

-

Gestão do negócio

O Sebrae Maranhão está presente lado a lado com Fabiana. Hoje, ela integra o projeto Delas Mulheres de Negócios, executado em Imperatriz, Caxias e São Luís para incentivar o desenvolvimento e a gestão de empreendimentos liderados por mulheres. Além disso, a empresária participa do programa Agentes Locais de Inovação (ALI), um reforço importante para sua empresa, onde recebe orientações fundamentais para inovação de sua atividade comercial. “Com o Sebrae aprendi a trabalhar e enxergar melhor, aprimorei as vendas também. Recebi orientações importantes na gestão financeira que, antes, não conseguia entender muito bem”, explica.

-

Para Fabiana, cada dia do negócio é uma experiência nova e tem valido muito a pena, pois sempre está próxima dos filhos. Mãe feliz, satisfeita e empreendedora com muito orgulho, ela diz que a própria cidade onde mora, Imperatriz, é uma inspiração. “Mas minhas maiores motivações para empreender, sem sombra de dúvidas, são meus dois filhos, Rafael e Yaks Vinícios. E para desempenhar minhas diversas funções, não abro mão da resiliência. Com ela a gente persevera e aprende a desenvolver habilidades que são úteis no nosso dia a dia, seja como mãe, seja como empresária”, enfatiza Fabiana Costa.

-

-

Mais informações:

Assessoria de Imprensa do Sebrae no Maranhão

(98) 3216-6133

-

Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800

Facebook.com/sebraema

Youtube/umcsebraema

Twitter: @Sebrae_Ma

Instagram: @SebraeMaranhao

-

-