Marcando o início da execução do programa Pró-Catadores em 2026, o Sebrae Maranhão realizou uma visita institucional à Cooperativa de Coleta de Materiais Recicláveis do Município de Coroatá (COOPEMAR), na última semana. A iniciativa vem se destacando no território pela organização produtiva aliada à promoção da inclusão socioeconômica de catadores de resíduos sólidos.
Durante a visita, representantes do Sebrae Maranhão, da Secretaria de Indústria e Comércio do Maranhão (SEINC) e da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) conheceram o trabalho desenvolvido pela cooperativa, que tem contribuído significativamente para a gestão ambiental sustentável de Coroatá. Hoje, a COOPEMAR conta com 157 associados, destes, 42 saíram de lixões para atuar no negócio, conquistando melhores condições de saúde e segurança.
Na sede da cooperativa funciona, ainda, uma escolinha para filhos de catadores de materiais recicláveis. As atividades, realizadas no contraturno escolar, são acompanhadas por professores capacitados, que estimulam a criatividade e imaginação das crianças por meio de tarefas que envolvem pintura, artesanato e desenho.

“Hoje, a cooperativa despacha entre 216 e 220 toneladas de materiais recicláveis a cada 40 dias. É daqui que tiramos o sustento de pais e famílias que participam da COOPEMAR. Todos os dias trabalhamos em prol da vida das pessoas, das famílias envolvidas e também de um meio ambiente mais equilibrado. Sinto uma gratidão muito grande com essa visita do Sebrae, que sempre tem dado todo o suporte que a gente precisa”, destacou a fundadora e presidente da COOPEMAR, Marilena Vieira.
Para o diretor superintendente do Sebrae Maranhão, Albertino Leal, a COOPEMAR tem sido uma referência no Maranhão na coleta de materiais recicláveis. “A indústria da reciclagem é fundamental para a proteção da saúde, das pessoas e das cidades, porque promove limpeza, organização e transformação social. Com a presidente Marilena à frente da cooperativa, a cidade fica mais limpa, as pessoas se sentem valorizadas, a saúde melhora e há geração de receita”, enfatizou Leal.

Inclusão socioprodutiva e gestão ambiental sustentável
A visita institucional à COOPEMAR representa o início da execução do Projeto Pró-Catadores em 2026 em Coroatá. O programa do Sebrae é voltado à inclusão socioprodutiva de catadores de materiais recicláveis no estado, oferecendo consultorias e capacitações contínuas, adaptadas às necessidades de cada cooperativa.
Atendida pelo Pró-Catadores desde 2024, a COOPEMAR recebeu serviços relacionados a aspectos de legalização, com consultorias técnicas de apoio jurídico e contábil, e à organização administrativa e financeira. Já em 2026, a organização será atendida nas áreas de gestão da produção, segurança do trabalho, infraestrutura, coleta seletiva e relacionamento e parcerias, incluindo apoio na construção da rede de contatos, plano de marketing e projetos para captação de recursos.

“O Sebrae iniciou neste ano o projeto Pró-Catadores, que já apresenta resultados expressivos em todo o estado, atendendo mais de 27 cooperativas. Em 2026, a iniciativa será ampliada para mais municípios, reforçando a importância da reciclagem não só para o meio ambiente e a inclusão produtiva, mas também para o fortalecimento do turismo”, acrescentou o diretor superintendente do Sebrae Maranhão, Albertino Leal.
O conjunto dessas ações reforça o papel do Sebrae Maranhão como parceiro estratégico no fortalecimento da COOPEMAR, contribuindo para a profissionalização da cooperativa, a valorização do trabalho dos catadores e o avanço de um modelo de desenvolvimento que alia inclusão social, geração de renda e sustentabilidade ambiental.

