O Sebrae e a Prefeitura de Timon deram início à implementação do Catalisa Gov, programa voltado à inovação na gestão pública, por meio de uma agenda integrada de ações institucionais, técnicas e formativas no município. A iniciativa marca o início da jornada do programa em Timon e reforça o compromisso das instituições com a modernização dos processos públicos e o uso estratégico das compras públicas de inovação.
A agenda teve início com a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica (ACT), realizada na última quarta-feira (21), durante encontro institucional. O termo foi assinado pelo prefeito de Timon, Rafael Brito, e pelo diretor técnico do Sebrae no Maranhão, Mauro Borralho, formalizando o início do Catalisa Gov no município. “Formalizamos essa parceria, por meio da nossa Agência de Tecnologia e Informação, onde trata da capacitação de servidores na contratação de soluções inovadoras. É um passo muito importante para que o município possa contratar soluções para os desafios que temos na nossa gestão”, destacou o prefeito de Timon, Rafael Brito.

O momento, que reuniu também lideranças e outros representantes das instituições envolvidas, teve como foco promover alinhamento político e simbólico, fortalecer a confiança entre os parceiros e estabelecer, de forma clara, o papel de cada ator nas etapas do programa. “ O Catalisa Gov vai preparar o município para a ter a condição favorável de adquirir, através das compras públicas, negócios inovadores, como startups que desenvolvem ideias, propostas, novos negócios. É uma ação importante, que beneficia pessoas, que gera oportunidades e, claro, traz novas possibilidades de participação dos pequenos negócios no mercado”, frisou Mauro Borralho.
O início dos trabalhos práticos de implementação foi marcado pela sensibilização das equipes de operação. O encontro reuniu gestores públicos de Timon, especialmente das áreas de TI, compras, jurídico e pontos focais das secretarias, além de técnicos do Sebrae/MA e da consultoria Nectus, contratada pelo Sebrae Nacional. A agenda apresentou, de forma didática, a lógica do projeto, a jornada dos próximos meses e o papel prático de cada área, contribuindo para o alinhamento, engajamento e redução de ruídos ao longo da execução.

Capacitações e aprofundamento dos desafios
Dando continuidade às capacitações do Catalisa Gov, na quinta-feira (22) foi realizado um encontro voltado ao aprofundamento dos desafios previamente mapeados pelo município. De forma colaborativa, os participantes apresentaram, refinaram e reorganizaram os desafios, avançando em três frentes principais: refinamento quanto à clareza, escopo e fronteiras; identificação de indicadores possíveis, considerando impacto, urgência e recorrência; e priorização estratégica, a partir da análise de viabilidade e geração de valor público.

“O Catalisa Gov representa uma oportunidade estratégica de repensar a forma como enfrentamos os desafios do município. Ao identificar esses problemas e buscar soluções inovadoras, conseguimos planejar melhor, otimizar recursos e entregar serviços mais eficientes à população” disse o coordenador de Infraestrutura do município de Timon, Gildo Sabino
Após a formalização, o treinamento do Cataliza Gov segue pelos próximos seis meses, “Neste primeiro momento foi consolidado um conjunto priorizado de desafios que irão nortear as próximas fases do projeto. Essas discussões são importantes para que o município de Timon possa utilizar as compras públicas de inovação como instrumento de transformação da gestão pública”, finalizou o gerente da Unidade de Inovação do Sebrae no Maranhão, César Guimarães.

