ASN MA
Compartilhe

Rota dos Balaios integra roteiro turístico e cultural da Semana da Balaiada

Primeiro dia do roteiro movimenta Itapecuru Mirim (MA) com vivências quilombolas, city tour e feira cultural; programação segue nos dias 12 e 13 de dezembro.
Por Assessoria de Comunicação
ASN MA
Compartilhe

A Rota dos Balaios abriu, oficialmente, sua programação nesta quinta-feira (11), como um dos principais destaques da Semana da Balaiada 2025. Parte do projeto “Entre Rios, Histórias e Tradições”, o roteiro reúne agentes de turismo, empreendedores, autoridades e moradores em ações que fortalecem o turismo de experiência e a identidade regional.

A ação integra a Semana da Balaiada, realizada pelo Sebrae, Polo Munim e Rota dos Balaios, que acontece entre 08 e 14 de dezembro. A Rota dos Balaios reforça o Baixo Parnaíba como destino de turismo histórico, cultural e religioso, promovendo experiências que conectam comunidades, tradições e visitantes.

“O Sebrae tem muito orgulho de promover a Rota dos Balaios, uma ação que fortalece o turismo de experiência e valoriza a identidade do Baixo Parnaíba. Ver comunidades, empreendedores e visitantes conectados por meio da cultura, da gastronomia e da história local mostra o quanto essa rota tem potencial para gerar desenvolvimento”, declarou o gerente da Unidade de Negócios do Sebrae em Chapadinha, Gilson Menezes.

Vivências quilombolas e programação cultural

As atividades começaram cedo em Itapecuru Mirim, onde a caravana visitou o Quilombo Cantagalo, sendo recebido com música da Orquestra Quilombola e visitas à Igreja de São Sebastião, Trilha ecológica e descanso no Redário. O almoço preparado pela comunidade, com ingredientes locais e tradicionais, reforçou o protagonismo da gastronomia quilombola.

Descanso no Redário é uma das atrações do quilombo

“Ficamos felizes em compartilhar a nossa história, nossas tradições. Hoje os visitantes fizeram trilhas, descansaram no redário, sentiram o sabor das comidas típicas e viram a beleza do nosso quilombo”, disse a quilombola Teresinha Fonseca.

Durante a tarde, os participantes realizaram um city tour pelos principais pontos históricos da sede municipal, incluindo a Igreja Matriz, a Casa de Cultura e a Beira Rio. Encerrando o primeiro dia do roteiro, a Feira Gastronômica e Cultural “Balaio de Sabores” reuniu artesãos, produtores locais, grupos artísticos e visitantes, fortalecendo a economia criativa do município e ampliando a visibilidade das tradições regionais. Houve “Concurso Gastronômico” e das “Quebradeiras de Coco”, e desfile da Miss Beleza Negra de Itapecuru Mirim.

“É importante manter esse tipo de rota para que as pessoas de outras localidades, ou até mesmo do próprio município, vivam a experiência de um turismo de base comunitária. Aqui pudemos conhecer sobre a história e cultura do quilombo, além de outras atividades que tornam o turismo atrativo para os turistas“, ressaltou Ericka Vieira, proprietária de uma agência de turismo em Itapecuru Mirim.

Visita à Casa da Cultura, fez parte da programação

Programação segue dias 12 e 13

Após o primeiro dia de intensa movimentação, a Rota dos Balaios segue com programação nos dias 12 e 13 de dezembro, ampliando a circulação pelo Baixo Parnaíba, roteiro abrangendo as cidades maranhenses de Nina Rodrigues, Vargem Grande, Chapadinha e Anapurus.

No dia 12, a caravana participará da inauguração do Museu da Balaiada, em Nina Rodrigues, um marco para a memória histórica do território. A programação segue com visita ao Santuário de São Sebastião, em Vargem Grande, e, à noite, com participação na abertura da I Vaquejada dos Balaios e na Feira Literária de Chapadinha, que reunirá escritores, pesquisadores e obras sobre a Balaiada.

Já no dia 13, o roteiro inclui a I Cavalgada dos Balaios, almoço no Parque de Vaquejada JL Dantas, visita ao Parque Ambiental de Anapurus e participação na 1ª Expo Anapurus, além do retorno a Chapadinha para acompanhar a programação cultural e artística da Vaquejada.

Feira Gastronômica promoveu concursos e desfiles

  • Baixo Parnaíba
  • Rota dos Blaios
  • Semana da Balaiada
  • Turismo
  • UN Chapadinha