ASN MA
Compartilhe

Timon é selecionado pelo Sebrae para projeto piloto nacional do CatalisaGov

Município é um dos dois escolhidos no país para implementar a metodologia voltada à inovação e compras públicas de soluções tecnológicas
Por Assessoria de Comunicação
ASN MA
Compartilhe

Timon (MA) foi a única cidade maranhense selecionada pelo Sebrae Nacional como um dos dois municípios do Brasil a receber o projeto piloto da metodologia CatalisaGov – versão Pocket, ao lado de Ijuí (RS). A escolha coloca o município em posição de destaque na agenda nacional de inovação pública, com a oportunidade de desenvolver editais de Compras Públicas de Soluções Inovadoras (CPSI) e avançar na implementação do Marco Legal das Startups (LC 182/2021).

Nesta terça-feira, 2 de dezembro, o Sebrae e a Prefeitura de Timon realizaram uma reunião para alinhar os primeiros passos da implantação do projeto. O encontro contou com a presença do prefeito Rafael Brito, que validou oficialmente a participação do município na iniciativa e reforçou o compromisso da gestão com a modernização dos processos públicos.

“Um projeto muito importante para que nós possamos otimizar as compras públicas, utilizando a tecnologia e as startups como solução, e com isso melhorar a eficiência da gestão pública e sermos mais assertivos nas demandas da população. Agradecemos ao Sebrae pela parceria e acreditamos que essa iniciativa será muito proveitosa para o município de Timon”, destacou o prefeito Rafael Brito.

Rafael Brito validou oficialmente a participação do município na iniciativa (Sebrae/Divulgação)

Durante a reunião, também foi encaminhada a formalização de um Acordo de Cooperação Técnica entre as instituições, documento que garantirá a mobilização das equipes locais e o andamento da execução. A assinatura do acordo está prevista para a segunda quinzena de janeiro de 2026.

O Projeto

A versão Pocket é uma adaptação mais enxuta e padronizada da metodologia CatalisaGov, criada para acelerar a transferência tecnológica e garantir segurança jurídica, organização documental e desafios bem estruturados. Em Timon, o projeto terá duração aproximada de seis meses, incluindo etapas de imersão, construção de desafios, abertura de mercado e lançamento do edital, totalizando cerca de 150 horas de trabalho técnico. Todo o acompanhamento será feito por consultoria certificada, custeada pelo Sebrae Nacional.

Com essa iniciativa, Timon integra um movimento estratégico de inovação pública e poderá se tornar referência nacional na aplicação do CatalisaGov Pocket. “É uma jornada de preparação da equipe da prefeitura para o CTSI, onde Sebrae e Prefeitura estarão trabalhando juntos para impulsionar a inovação no território”, acrescentou o gerente de Inovação do Sebrae no Maranhão, Cesar Guimarães.

Caso o piloto seja validado, o modelo poderá ser replicado em outros municípios e incorporado ao eixo de Inovação do programa Cidade Empreendedora, fortalecendo o ecossistema de inovação no Maranhão.

Representantes do Sebrae e da Prefeitura de Timon (Sebrae/Divulgação)
  • CatalisaGov
  • Inovação
  • Sebrae Maranhão
  • Timon