ASN MA
Compartilhe

Sebrae encerra primeiro ciclo do Avança MEI com avanço na gestão e sustentabilidade dos pequenos negócios

Evento reuniu MEIs atendidos pelo programa para apresentar avanços em gestão, marketing e organização alcançados ao longo de cinco meses de execução.
Por Assessoria de Comunicação - ASCOM
ASN MA
Compartilhe

O Sebrae Maranhão realizou, nesta segunda-feira (24), o encerramento do primeiro ciclo do Projeto Avança MEI, em uma programação realizada no Multicenter Negócios e Eventos. O encontro reuniu microempreendedores individuais participantes da iniciativa, que puderam conferir seus resultados após meses de capacitações, consultorias especializadas e acompanhamento técnico.

Encontro marca a conclusão do primeiro ciclo com apresentação de resultados, depoimentos e planos para novas turmas em 2026 (Sebrae/Divulgação)

Durante o evento, os MEIs celebraram a conclusão da etapa inicial do projeto, que tem como propósito fortalecer a jornada empreendedora por meio de organização, planejamento estratégico e estímulo ao crescimento sustentável. O Avança MEI é uma iniciativa da Unidade de Negócios do Sebrae em São Luís e o segundo ciclo será lançado em fevereiro de 2026.

A empreendedora Valdísia Viana Pereira, do Val Doces Delícia, avaliou o programa como uma mudança significativa em sua trajetória. “A participação no Avança MEI chegou para mim como um grande presente. Ser convidada para integrar o projeto foi muito especial, porque me trouxe a necessidade de assumir um compromisso real com o meu negócio. Passei a enxergar minha empresa com outros olhos, a entender melhor o mercado no qual estou inserida e a identificar formas de agir com mais estratégia”, avaliou a microempreendedora.

A microempreendedora Eduarda Souza também ressaltou a importância da experiência. “Antes do programa, eu não tinha uma noção clara do que realmente significava empreender. Ao longo das atividades, passei a enxergar meu negócio com mais visibilidade e compreensão, identificando meus pontos positivos, meus pontos negativos e os aspectos nos quais posso melhorar. O projeto me proporcionou crescimento pessoal e profissional. Saio dele com uma mentalidade diferente da que eu tinha no início. Hoje tenho outro entendimento sobre o meu empreendimento e sobre o caminho que quero trilhar, graças à oportunidade proporcionada pelo Sebrae”, frisou.

Suporte ao MEI – Lançado em 22 de agosto de 2025, o Avança MEI nasce em um contexto de forte expansão da categoria no estado. Atualmente, mais de 70% das empresas maranhenses são MEIs, evidenciando a relevância desses empreendedores na geração de emprego, renda e desenvolvimento local. A movimentação recente reforça essa tendência: somente em 2024, o Maranhão registrou 34.819 novos MEIs, sendo 11.630 apenas em São Luís. Entre janeiro e abril de 2025, foram mais 16.052 novos registros no estado e 5.215 na capital, somando 131.251 MEIs ativos.

Diretor Técnico do Sebrae Maranhão, Mauro Borralho, destacando a importância da continuidade da jornada empreendedora dos MEIs. (Sebrae/Divulgação)

O projeto foi estruturado para atender diferentes perfis de empreendedores, desde aqueles em fase de maturidade inicial, ainda organizando suas atividades, até os que já operam com maior estrutura e buscam expansão e consolidação no mercado. Esse formato permite que cada participante receba orientações adequadas ao seu nível de desenvolvimento.

O encerramento do primeiro ciclo marca uma etapa importante para os microempreendedores atendidos, que agora seguem para os próximos desafios com mais conhecimento, visão estratégica e apoio técnico.

A gerente da Unidade São Luís, Paula Waldira, reforçou os bons resultados alcançados. “Estamos hoje concluindo o Avança MEI, um programa totalmente dedicado aos microempreendedores individuais. Foram cinco meses de trabalho intenso, com foco em gestão, controle e marketing. Para 2026, teremos novas turmas do Avança MEI e queremos contar com você, microempreendedor individual, que deseja melhorar sua gestão e fortalecer sua atuação no dia a dia da sua empresa. Esperamos vocês em 2026”, reforçou a gerente.

Empreendedores celebram o encerramento do primeiro ciclo do Avança MEI e compartilhando suas experiências no programa. (Sebrae/Divulgação)

O Diretor Técnico do Sebrae Maranhão, Mauro Borralho, destacou a importância de dar continuidade à jornada empreendedora dos MEIs. “O Sebrae realizou a ExpoMEI, um grande espaço criado para que microempreendedores individuais pudessem divulgar seus produtos e serviços. No entanto, identificamos a necessidade de ir além, de continuar fortalecendo a jornada empreendedora e apoiar ainda mais as pessoas. Foi nesse contexto que desenvolvemos o Avança MEI. Queremos que empreendedores e empreendedoras atuem com mais força, mais conhecimento e mais preparo, alcançando um desenvolvimento cada vez melhor em suas atividades empresariais”, finalizou o diretor.

  • Avança MEI
  • Empreendedorismo
  • MEI
  • Microempreendedor Individual
  • Microempreendedores
  • Sebrae