O segundo dia da Feira de Negócios de Estreito foi marcado pela Rodada de Negócios promovida pelo Sebrae Maranhão na Sala do Empreendedor. Nesta quinta-feira (13), a atividade reuniu oito empresas compradoras e 40 empresas fornecedoras, ampliando as possibilidades de novos contratos e parcerias comerciais para empreendedores da cidade e de municípios próximos.
Participaram como empresas âncoras, a Agronorte, Nabor Pizzaria, Consórcio Estreito Energia (CESTE), Supermercado FC, Complexo Turístico Pedra Caída e Mateus Supermercados. que estiveram na rodada para conhecer portfólios, abrir negociações e identificar potenciais fornecedores locais.
Segundo o Dênio Carneiro, gerente da Unidade de Mercado do Sebrae Maranhão, a rodada superou as expectativas e reforçou a importância de inserir pequenos negócios em ambientes de conexão comercial estruturada.
“A rodada é imprescindível dentro de um evento como a Feira de Negócios. O objetivo é justamente gerar conexões e, consequentemente, gerar negócios. Temos um calendário de rodadas por todo o Estado e, mais uma vez, os resultados foram excelentes. Trouxemos grandes empresas âncoras, fizemos mobilização regional e vimos satisfação tanto dos ofertantes quanto dos demandantes”, destacou o gerente.
Além das tratativas imediatas, o ambiente favoreceu a prospecção de oportunidades futuras. Para Rogério Tavares de Almeida Júnior, sócio-diretor da Nativa Engenharia, a rodada foi estratégica para expandir a atuação da empresa para a região sul do Maranhão.
“Viemos de longe justamente porque nos interessamos pela proposta. Já temos o CESTE como parceiro e vimos aqui a chance de abrir o leque de atuação na região. Trocamos contatos, apresentamos nossa experiência de 18 anos no mercado e saímos satisfeitos com os prospectos. Era isso que buscávamos: mostrar nosso potencial e iniciar novas conexões”, afirmou.
Entre as empresas âncora a visão é a mesma. Flávio Rodrigues da Silva, líder de vendas do Complexo de Pedra Caída, destacou o papel do encontro na aproximação com novos clientes e fornecedores. “A dinâmica da rodada é muito eficiente. Conseguimos ampliar nosso networking, captar clientes e também identificar fornecedores. Tivemos acesso a negócios de várias áreas como tecnologia, alimentos artesanais, nutrição, até farinha. É uma oportunidade rica para todo mundo que participa”, avaliou.
Para quem participou pela primeira vez, a experiência também foi transformadora. A enfermeira e massoterapeuta Joselma Costa saiu da rodada otimista e com negociações encaminhadas. “Foi maravilhoso. Fiz contatos importantes e já estou quase fechando contrato com algumas empresas. Cheguei tímida e estou saindo com um sorriso enorme. Foi minha primeira rodada e estou muito satisfeita com os resultados”, contou a empreendedora, que atua há quatro anos no segmento de massagem e está expandindo seus serviços para o público corporativo.
A Rodada de Negócios integra a programação oficial da Feira de Negócios de Estreito, reforçando o propósito central do evento: criar conexões que impulsionam o mercado local, ampliam oportunidades e fortalecem o ecossistema empreendedor da região.
Crédito para crescer
A Feira de Negócios também abriu espaço para quem busca ampliar investimentos por meio de financiamento. O Espaço Acredita se tornou um ponto de grande circulação, reunindo instituições financeiras, consultores e empreendedores interessados em conhecer novas linhas de crédito e receber orientação sobre planejamento estratégico para acessar recursos de forma segura.
A ação tem gerado resultados imediatos, a exemplo do caso de Lourenço Barbosa de Souza, que aproveitou a oportunidade para avançar na contratação de crédito e fortalecer sua atividade. Ele é mototaxista e agora sócio em um açougue que quer melhorar a estrutura do estabelecimento.
“Estou muito satisfeito. A minha ideia é crescer cada vez mais. Com esse crédito vou poder estruturar melhor o meu açougue. Esse evento do Sebrae tem sido muito. Oportunidade para a gente aprender e melhorar cada vez mais”, falou.
Seminário Conexões Corporativas
Durante a programação foram apresentados os resultados de dois projetos desenvolvidos pelo Sebrae Imperatriz em parceria com a Suzano. A iniciativa faz parte do Programa Conexões Corporativas, estratégia nacional do Sebrae que conecta pequenos empreendimentos às cadeias produtivas de grandes empresas.
Os projetos atuam em frentes complementares: um voltado para o fortalecimento das redes de abastecimento e outro direcionado ao empreendedorismo e à economia criativa, com foco especial em mulheres. Ambos têm como objetivo ampliar oportunidades, promover autonomia econômica e oferecer condições reais para que as participantes se afastem da linha da pobreza.
De acordo com a analista, Dideia Torres, “as ações incluem capacitações, organização produtiva, incentivo à geração de renda e acesso a novos mercados. Juntos, esses esforços já impactaram mais de 1.500 pessoas de forma indireta, fortalecendo a economia local e contribuindo para transformar vidas por meio do desenvolvimento sustentável e inclusivo”, explicou.
A Feira de Negócios termina nesta sexta-feira (14). Durante a tarde, seguem as palestras, consultorias no Espaço Acredita, além da área de exposição com produtos e serviços. Entre os destaques o Workshop de Fornecedores do Consórcio Estreito Energia (CESTE), às 17h e painel de Empreendedorismo Feminino Elas Fazem Acontecer: Erros, Acertos e Conquistas, a partir das 20h.
A Feira de Negócios do Sebrae é uma realização do Sebrae Maranhão, em parceria com o Governo do Estado e a Prefeitura de Estreito. Conta com o patrocínio da CESTE – Consórcio Estreito Energia e apoio da Suzano e Júpiter Internet.

