Gerar negócios e oportunidades, mostrar potencialidades do estado, como a bioeconomia e as energias renováveis, tornar a inovação acessível e fortalecer a competitividade dos pequenos negócios da indústria, são objetivos que o Sebrae vem cumprindo com a participação na Expo Indústria 2025, que segue até domingo, dia 5, no Multicenter Negócios e Eventos.

Em seu segundo dia, várias ações se destacaram, entre elas, a realização da Rodada de Negócios de Alimentos e Bebidas, envolvendo 20 empresas compradoras e 30 pequenas indústrias ofertantes, estas assistidas pelo Sebrae com o Programa Agentes de Mercado.
“A rodada foi muito boa, superou as expectativas em todos os aspectos. Tivemos a participação de empresas ofertantes selecionadas pelo projeto Agente de Mercado, capitaneado pelo Sebrae. As interações e aproximações geradas foram excelentes e agora vamos compilar os resultados para apurarmos os números referentes à geração de negócios e expectativas futuras”, disse o gerente de Mercado do Sebrae Maranhão, Dênio Carneiro.

A Rodada mostrou, ainda, a diversificação e qualidade de produtos ofertados por empreendedores apoiados pelo Sebrae. “Isso traz impactos positivos e agrega valor para o comprador, sem dúvida, porque mostra que as empresas já estão preparadas para acessar o mercado, o que sinaliza a possibilidade de geração de negócios infinitamente maiores. Sabendo que essas empresas estão sendo trabalhadas pelo Sebrae, sinaliza uma garantia de que os resultados de fato vão acontecer”, acrescentou Carneiro.
Francisco Neto, dos restaurantes Feijão de Corda e Flor de Vinagreira, que esteve como comprador na rodada, reconheceu a importância da iniciativa. “O Sebrae promoveu produtos maranhenses para empresas locais. É importante comprarmos de fornecedores maranhenses, com seus produtos únicos que atraem turistas em busca de experiências autênticas. Fechamos negócios com vários deles e isso nos alegra muito”, refletiu o empresário.

Darlene de Abreu, da rede de conveniência Julia Campos (São Luís), com 16 unidades na capital, ressaltou as oportunidades. “Acho de suma importância essa ponte que o Sebrae está criando entre o mercado e os empreendedores e destaco a qualidade e as inovações que vimos aqui. Saímos da rodada com vários negócios fechados e nos próximos dias vamos fechar. Fiquei encantada de ver como o nosso Maranhão é rico e que nossas empresas estão preparadas para ganhar mercado aqui e fora do estado”, comemorou.

E Herika Barros, da Hope Kombucha (Imperatriz), celebrou os resultados. “Foi fantástico. Fiz inúmeros contatos, conheci novas pessoas, fiz parcerias que vão gerar negócios, graças a essa iniciativa maravilhosa do Sebrae, que pensa no empreendedor e o ajuda a crescer, em cada passo”, reforçou.

Crédito e Inovação – No Núcleo de Acesso ao Crédito, o Banco do Nordeste e o Sebrae levaram soluções de crédito e soluções de crédito e de investimentos para pequenos negócios, buscando formas de capitalização visando melhoria do desempenho de mercado. No local, empreendedores como Maria Rita Alves, do setor de alimentação, buscou atendimento sobre como ter acesso ao crédito e sobre a melhor forma de aplicação. “Muito importante este espaço para o empreendedor, que precisa dessa orientação para atuar de forma responsável e não se endividar”, explicou ela.

A Arena Sebrae recebeu dois importantes momentos. Um deles, o talk show organizado pelo Sebrae – Polo de Energias Renováveis, abordando os desafios para empreender nessa área no Maranhão. O talk teve como mediador o consultor Silvio Sousa e teve participação do empresário Yann Russo, da Russo Energia Solar. Para o consultor Silvio Sousa, “ao lado do imenso potencial, existem desafios relacionados à gestão, organização do setor e para elevar a visibilidade dessas alternativas”. “Com a Trilha Solar, em uma abordagem prática, temos apoiado o desenvolvimento de competências essenciais nesse processo, auxiliando as empresas em diferentes estágios de maturidade a evoluir e se destacarem no mercado de energia solar”, no qual o Maranhão tem tudo para se colocar de forma muito exitosa”, frisou o consultor.
Fechando os destaques do dia, também marcado por muitas interações do público com as soluções de IA, como a LIS (IA de Atendimento do Sebrae), a Arena Sebrae recebeu o Tech Talk Inova Cerrado, enfatizando a importância da bioeconomia e oportunidades nesse campo, com mediação de Cesar Guimarães e participação de mais de 45 empreendedores do ramo.

Road Show Brasil Mais Produtivo: foco na competitividade e produtividade
O Road Show Brasil Mais Produtivo foi outro destaque do segundo dia da Expo Indústria 2025. O evento itinerante apresentou o programa do Governo Federal de apoio à produtividade e à transformação digital das micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) brasileiras, bem como os resultados obtidos no ciclo 2024/2025 no Maranhão.

Executado pelo Sebrae e Senai, o Brasil Mais Produtivo atendeu mais de 180 empresas no estado, aumentando em 46% a produtividade e em 26% a economia desses negócios, por meio de estratégias de melhoria de gestão. Gabriel Vargas, do Departamento Nacional do Senai, também destacou os resultados alcançados pelo programa no país.
“O programa entra agora em seu segundo ano de execução e já alcançou mais de 6 mil indústrias atendidas em todo o país, com ganhos médios de produtividade acima de 20% e redução do consumo de energia em mais de 10%. São resultados expressivos, que demonstram o impacto positivo que o programa vem gerando no setor produtivo nacional”, acrescentou Vargas.
O Road Show ainda apresentou cases de sucesso de empreendedores maranhenses atendidos pelo programa. Em São Luís, Alana Bogéa, proprietária da Água Viva, aumentou em mais de 25% a produtividade de sua empresa com o ajuste e organização do fluxo de produção.

“Com o apoio do programa, implantamos diversas ações e ferramentas, desde iniciativas de eficiência energética na nossa fábrica, especialmente na construção do nosso novo galpão, até soluções simples, como o Trello, que criou uma ligação direta entre as equipes de produção e vendas, tornando o volume de vendas mais claro e visível para toda a empresa”, detalhou a Bogéa.
O empreendedor Joaquim Sobral, de Santa Rita, também evidenciou as melhorias obtidas em sua malharia com os serviços oferecidos pelo Brasil Mais Produtivo. “Depois que passamos a ser atendidos pelo programa Brasil Mais Produtivo, muita coisa começou a se organizar. As atividades passaram a fluir melhor, o nosso produto ficou mais estruturado e isso representou um grande impulso para a nossa empresa”, disse Sobral.

Além do Road Show, a programação do segundo dia da Expo Indústria 2025 foi marcada pelo painel “Segurança jurídica para o sucesso de pequenos negócios inovadores”, que abordou assuntos referentes à proteção de dados e à recuperação judicial de microempresas e empresas de pequeno porte, assim como os impactos e mudanças promovidos pela reforma tributária.
SOBRE A EXPO INDÚSTRIA
A Expo Indústria Maranhão 2025 acontece até domingo (5), no Multicenter Negócios e Eventos, sob a realização do Sistema FIEMA (CIEMA, SESI, SENAI, IEL e Federação) e da Confederação Nacional da Indústria (CNI), com correalização do Governo do Estado e do Sebrae.
A feira conta com patrocinadores que acreditam no desenvolvimento do Maranhão, tendo como patrocínio Diamante: Grupo Equatorial via Lei Estadual de Incentivo à Cultura por meio da Secretaria de Cultura do Governo do Estado do Maranhão; patrocínio Ouro: Alumar, Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF Maranhão), Prefeitura de São Luís e Vale; e como patrocínio Prata: Aço Verde do Brasil (AVB), Cimento Bravo, Eneva, Suzano, Inpasa, VLI, Banco da Amazônia, Banco do Nordeste, Caixa e Apex Brasil, via Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços do Governo Federal.
A programação inclui shows de Maurício Manieri, Tiago Iorc e Biquíni, além de palestras magnas com Samy Dana, Ricardo Wagner e Dr. Juan Pablo Boeira. Para saber mais e se inscrever gratuitamente na feira, acesse: www.expoindustriama.com.br.