ASN MA Atualização
Compartilhe

Turismo de aventura movimenta debates no terceiro encontro do Territórios Empreendedores

Encontro em Imperatriz (MA) reúne lideranças e empreendedores para fortalecimento do segmento no território Tocantina
Por Assessoria de Comunicação - ASCOM
ASN MA Atualização
Compartilhe

O terceiro encontro do Territórios Empreendedores, realizado na última terça-feira (30) em Imperatriz (MA), teve como destaque o eixo do turismo, colocando em evidência os potenciais naturais e econômicos da Região Tocantina. O evento reuniu gestores municipais, empreendedores, representantes do terceiro setor e o Sebrae, em uma programação marcada pelo compartilhamento de experiências locais e nacionais.

A gerente da Unidade do Sebrae em Imperatriz, Márcia Martins, destacou que a iniciativa busca alinhar as vocações produtivas dos municípios a estratégias de curto, médio e longo prazo. “Preparar os municípios para receber investimentos e tornar o processo produtivo mais estratégico, promovendo o empreendedorismo territorial”, reforçou.

Durante o encontro, os participantes discutiram políticas públicas e soluções inovadoras. O evento também funciona como espaço para troca de experiências e alinhamento das prioridades que norteiam os projetos. O empreendedor Adailton Gama, que atua com turismo de aventura na Chapada das Mesas, falou sobre a trajetória de um evento ciclístico que nasceu em articulação com o Sebrae e a gestão de turismo local, em um encontro do Territórios Empreendedores. A competição passou de 250 inscritos em sua primeira edição para 960 ciclistas em 2025, vindos de estados como Minas Gerais, Bahia, Goiás, Pará e Ceará. “O evento movimenta hotéis, bares, restaurantes e toda a cadeia de serviços. A cada ano, mais turistas vêm conhecer nossa região por meio do esporte”, afirmou.

Territórios Empreendedores reforça o planejamento coletivo. Cada participante sai com uma missão para seu município. (Sebrae/Divulgação)

Outros empreendedores, como Damásio Dias, proprietário de um restaurante rural que aposta na gastronomia e na conexão com a natureza como diferencial de experiência. “Estamos aqui para buscar estratégias que fortaleçam nosso negócio e nos conectem com mais parceiros”, disse. Os encontros do programa Territórios Empreendedores abrange 9 municípios que enviam representantes para que possam participar das articulações pensando em inovação e desenvolvimento. A secretária de Adequação e Conformidade da cidade de Imperatriz (MA), Perla Amaral, reforçou o papel da gestão pública na articulação. “Para crescermos economicamente, precisamos do poder público, da iniciativa privada e do terceiro setor caminhando juntos”, afirmou.

A programação também incluiu uma videoconferência com Graziele Cota, analista de desenvolvimento territorial do Sebrae de Minas Gerais, Ticiana Lopes, CEO da Rede de Mulheres EMpreendedoras da Mantiqueira e Marina Freitas, vice presidente da Aliança Minas da Mantiqueira, que compartilharam cases implantados em Minas Gerais e que podem servir de inspiração para a região Tocantina do Maranhão.

Territórios Empreendedores: integração para o desenvolvimento

O Territórios Empreendedores é um programa do Sebrae que articula lideranças públicas e privadas na construção de um planejamento regional capaz de fortalecer as vocações econômicas de cada município. Na Região Tocantina, os encontros vêm priorizando eixos estratégicos como turismo, agronegócio, infraestrutura e empreendedorismo, sempre com foco em transformar potencial em oportunidades reais de negócio.

O turismo de aventura é um dos segmentos mais promissores do turismo de natureza, especialmente em regiões de forte atrativo ambiental como a Chapada das Mesas. Ao integrar empreendedores locais e gestores, o programa busca estruturar uma governança que dê suporte a novos investimentos, capacite empresas e crie roteiros intermunicipais.

O cenário nacional também reforça essa tendência. Segundo dados do Ministério do Turismo, o setor faturou R$ 108 bilhões no primeiro semestre de 2025, crescimento de 6,9% em relação ao mesmo período de 2024 — o melhor resultado da série histórica. No mesmo período, o Brasil recebeu mais de 5,3 milhões de turistas estrangeiros, um aumento de 48% em relação ao ano anterior.

  • Desenvolvimento Territorial
  • Empreendedorismo
  • Programa LÍDER: Territorios Empreendedores
  • Sebrae
  • Território Empreendedor
  • UNImperatriz