ASN MA
Compartilhe

Jornada Empresarial movimenta Santa Rita com capacitações e estímulo ao empreendedorismo

Ação do Sebrae promoveu oficinas práticas, feira de negócios e oportunidades de crédito para fortalecer a economia do município
Por Assessoria de Comunicação - ASCOM
ASN MA
Compartilhe

De 8 a 12 de setembro, o município de Santa Rita/MA recebeu a Jornada Empresarial, uma semana de atividades voltadas para o fortalecimento dos pequenos negócios locais, promovida pelo Sebrae em parceria com diversas instituições como a Prefeitura de Santa Rita, Senai, Sesi, Instituições de Crédito e Governo do Estado. A programação, que faz parte do Projeto Via Empreendedora, contou com oficinas, cursos, visitas técnicas e ações voltadas ao acesso ao crédito, envolvendo empreendedores urbanos e rurais do município.

Programação contou com oficinas, cursos e acesso a crédito para fortalecer pequenos negócios. (Sebrae/Divulgação)

A secretária municipal da Mulher de Santa Rita, Taciana Martins, ressaltou a importância das capacitações voltadas ao público feminino e destacou o papel das parcerias na transformação social e econômica do município. “Quero agradecer, especialmente, ao Sebrae por essa parceria constante, sempre trazendo mais qualificação para as mulheres de Santa Rita. A Secretaria com essa parceria tem realizado um trabalho importante nesse sentido, porque sabemos que, quando uma mulher está capacitada, ela conquista mais autonomia econômica. Durante a Jornada Empresarial isso ficou ainda mais evidente e indispensável. Que venham mais parcerias ao longo dessa nossa caminhada”, afirmou.

Oficina de pizzaiolo capacitou empreendedoras da gastronomia local. (Sebrae/Divulgação).

Entre os destaques da programação estiveram as oficinas gastronômicas do SENAI, que capacitaram empreendedoras locais em áreas como pizzaiolo, oferecendo novas habilidades, perspectivas de abrir ou expandir negócios e a possibilidade de aumentar a geração de renda por meio da culinária.

A participante do curso de pizzaiolo, Tatiane Machado, destacou a satisfação em adquirir novos conhecimentos. “Gostei muito da experiência, principalmente de aprender na prática a manipular a massa. O professor foi excelente, sempre atencioso, e nos ensinou várias técnicas que vou levar para colocar no meu dia a dia”, contou.

Outra novidade foi o curso de drones, realizado em parceria com o SENAR, que trouxe inovação para os produtores rurais com técnicas de monitoramento e uso da tecnologia no campo.

Luzia Rezende, secretária adjunta da Micro e Pequena Empresa, ministrou a palestra “Juros Zero” em parceria com o Governo do Estado durante a Jornada Empresarial em Santa Rita. (Sebrae/Divulgação).

Já os empreendedores do comércio participaram de oficinas práticas na Escola Perolina Prazeres, abordando temas como atendimento ao cliente, vendas pelas redes sociais e crédito consciente, ampliando a visão sobre gestão e estratégias de mercado.

A programação encerrou-se no dia 12 com o “Tô na Feira + Mutirão Acredita”, realizado na Praça Dr. Carlos Macieira, reunindo empreendedores, instituições financeiras e parceiros estratégicos. O evento contou ainda com a palestra “Juros Zero”, que apresentou oportunidades de acesso ao crédito com condições facilitadas.

Empreendedores marcam presença no “Tô na Feira e Mutirão Acredita” que movimentou a Praça Dr. (Sebrae/Divulgação).

A empreendedora Ana Cláudia Lopes Paixão, vencedora do Prêmio Mulher de Negócios do Sebrae, destacou a alegria de participar da ação. “Estou aqui na feira representando os apicultores e trazendo o orgulho dos nossos produtos. Receber esse prêmio é uma grande felicidade para mim e só tenho a agradecer pela parceria e pelo apoio do Sebrae”, ressaltou.

O empreendedor Jonathas Borges, proprietário da Construcenter Materiais de Construção, participou da Ação de Crédito durante a Jornada Empresarial e ressaltou a importância do apoio recebido. “É sempre muito prazeroso participar das iniciativas do Sebrae. Sempre que surge uma oportunidade, busco estar presente, seja em cursos ou capacitações na cidade, porque sei que o Sebrae tem credibilidade e traz inovações e soluções que ajudam bastante no dia a dia dos negócios”, afirmou.

Ana Cláudia Lopes Paixão, vencedora do Prêmio Mulher de Negócios do Sebrae, comemorou a conquista e a participação na feira. (Sebrae/Divulgação).

Segundo o Sebrae, a Jornada Empresarial reforça o compromisso de levar conhecimento, inovação e oportunidades para diferentes setores da economia de Santa Rita, impulsionando o desenvolvimento sustentável da região como reforçou o analista do Sebrae na regional Lençóis-Munim, Ramon Ferreira, ressaltou o impacto da iniciativa no município. “A Jornada Empresarial em Santa Rita cumpriu o seu objetivo de levar conhecimento, inovação e oportunidades para diferentes setores da economia local. Foi muito positivo ver o engajamento da comunidade, tanto do público urbano quanto do rural, aproveitando cada capacitação. Essa diversidade de participação mostra a força do empreendedorismo no município e reforça a importância de darmos continuidade a essas ações, fortalecendo ainda mais os pequenos negócios da região”, avaliou.

  • Empreendedorismo
  • Fortalecimento
  • Jornada Empresarial
  • Mutirão de Crédito
  • Pequenos Negócios
  • Santa Rita
  • Sebrae