Em crescimento no ecossistema de inovação, o Maranhão já reúne 422 startups registradas, segundo dados do estudo Sebrae Startups Report – Região Nordeste 2025. Produzido pelo Observatório Sebrae Startups, plataforma que busca integrar e democratizar o acesso a informações sobre o ecossistema de inovação, o levantamento traça um importante panorama da dinâmica econômica e empreendedora da região.
O estudo mapeou 4.661 startups no Nordeste em diferentes estágios, como ideação, tração e validação, incluindo aquelas que já estão em fase de crescimento acelerado, mas que ainda buscam aumentar sua escala. O levantamento aponta um crescimento acentuado no número de startups abertas ao longo dos anos na região, atingindo um marco significativo em 2024, com a abertura de 1.259 novas empresas. Além disso, em 2025, o Nordeste ultrapassou o número de startups do Sul do país, se consolidando como a segunda região com a maior concentração de empresas desse tipo, atrás apenas do Sudeste.
No Maranhão, cerca de 45 municípios possuem ao menos uma startup mapeada, aponta o gerente de Tecnologia e Inovação do Sebrae no Maranhão, Cesar Guimarães. De acordo com ele, o programa Startup Nordeste, estratégia de inovação territorial do Sebrae que impulsiona o desenvolvimento econômico local, tem desempenhado um papel essencial no crescimento do número dessas empresas no estado.

“O Startup Nordeste tem representado um marco na atuação do Sebrae Maranhão junto ao segmento de startups e negócios inovadores. Esse avanço evidencia o espírito empreendedor da região e ressalta como a criatividade local é fundamental para o desenvolvimento de novos negócios. Além disso, o programa tem se mostrado um fator determinante para a atração de investimentos, bem como para captar a atenção de grandes projetos e recursos para os estados do Nordeste”, afirmou Cesar.
Thiago Leite é um dos empreendedores maranhenses atendidos pelo programa Startup Nordeste. Ele é fundador da startup Dr. Exercício, rede de academias com foco em atendimento personalizado e turmas reduzidas, que oferece treinos adaptados para diferentes perfis de alunos. Segundo Thiago, o Startup Nordeste tem sido fundamental para o desenvolvimento da Dr. Exercício, ajudando a estruturar a startup, melhorar processos e potencializar o crescimento da empresa.
“O programa teve várias etapas e palestras muito enriquecedoras, que nos ajudaram a solucionar problemas do dia a dia da nossa startup e a gerar diversos insights ao longo do processo. Hoje, nossa startup está conseguindo atingir suas metas e se desenvolver graças a todos os serviços oferecidos pelo Sebrae, combinados com programas como o Startup Nordeste. Todas as mentorias, ações e atividades semanais têm sido fundamentais para que possamos aprender cada vez mais e continuar crescendo”, disse Thiago.

Características das startups do Maranhão
O levantamento do Sebrae aponta que o porte das startups maranhenses é predominantemente caracterizado por microempresas, correspondendo a 82,72% do total, seguidas pelas empresas de pequeno porte, que representam 7,85%. Esses negócios concentram-se principalmente nos segmentos de Educação (12,8%), Tecnologia da Informação (12,56%) e Impacto Socioambiental (9,72%).
Quanto ao estágio de desenvolvimento das startups do estado, o estudo aponta que a maioria dessas empresas encontra-se no grau de validação (34,6%), ou seja, a startup já possuiu um protótipo ou serviço mínimo viável (MVP), que está sendo testado no mercado. Os dados também indicam que 34,36% das startups maranhenses estão no grau de ideação – etapa inicial de desenvolvimento da ideia, e 22,51% na etapa de tração, estágio no qual a empresa já dispõe de clientes e receitas iniciais.

Os três principais modelos de receita das startups maranhenses, por sua vez, correspondem a Vendas Diretas (35,55%), Assinatura (33,89%) e Transacional (7,82%). Já os modelos de negócio predominantes no estado são o Business to Business – B2B (41,71%) e o Business to Business to Consumer – B2B2C (27,96%). O primeiro modelo é caracterizado pela venda de produtos ou serviços diretamente a outra empresa, enquanto no segundo há a venda para outra empresa, que então oferece os produtos ao cliente final.
Para Cesar Guimarães, esses dados são fundamentais para apoiar investidores e empreendedores da região, pois possibilitam identificar oportunidades que promovam o crescimento sustentável e o fortalecimento do ecossistema de inovação no Maranhão. “O estudo pode auxiliar na compreensão do tamanho do mercado no Maranhão e no Nordeste, oferecer uma análise do cenário do ecossistema de inovação, destacar as oportunidades ainda a serem exploradas e evidenciar o quanto a região tem avançado ao colocar a inovação como prioridade”, disse.
Para acessar informações detalhadas sobre as startups mapeadas no Nordeste, consulte o estudo completo do Observatório Sebrae Startups por meio do link: digital.sebraestartups.com.br/sebrae-startups-report-regiao-nordeste.