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Inovação em alta: estudo do Sebrae aponta expansão de startups no Maranhão

Produzido pelo Observatório Sebrae Startups, o levantamento traça um importante panorama da dinâmica econômica e empreendedora da região.
Por Assessoria de Comunicação - ASCOM
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Em crescimento no ecossistema de inovação, o Maranhão já reúne 422 startups registradas, segundo dados do estudo Sebrae Startups Report – Região Nordeste 2025. Produzido pelo Observatório Sebrae Startups, plataforma que busca integrar e democratizar o acesso a informações sobre o ecossistema de inovação, o levantamento traça um importante panorama da dinâmica econômica e empreendedora da região.

O estudo mapeou 4.661 startups no Nordeste em diferentes estágios, como ideação, tração e validação, incluindo aquelas que já estão em fase de crescimento acelerado, mas que ainda buscam aumentar sua escala. O levantamento aponta um crescimento acentuado no número de startups abertas ao longo dos anos na região, atingindo um marco significativo em 2024, com a abertura de 1.259 novas empresas. Além disso, em 2025, o Nordeste ultrapassou o número de startups do Sul do país, se consolidando como a segunda região com a maior concentração de empresas desse tipo, atrás apenas do Sudeste.

No Maranhão, cerca de 45 municípios possuem ao menos uma startup mapeada, aponta o gerente de Tecnologia e Inovação do Sebrae no Maranhão, Cesar Guimarães. De acordo com ele, o programa Startup Nordeste, estratégia de inovação territorial do Sebrae que impulsiona o desenvolvimento econômico local, tem desempenhado um papel essencial no crescimento do número dessas empresas no estado.

O estudo foi produzido pelo Observatório Sebrae Startups, plataforma que busca integrar e democratizar o acesso a informações sobre o ecossistema de inovação. (Sebrae/Divulgação)

“O Startup Nordeste tem representado um marco na atuação do Sebrae Maranhão junto ao segmento de startups e negócios inovadores. Esse avanço evidencia o espírito empreendedor da região e ressalta como a criatividade local é fundamental para o desenvolvimento de novos negócios. Além disso, o programa tem se mostrado um fator determinante para a atração de investimentos, bem como para captar a atenção de grandes projetos e recursos para os estados do Nordeste”, afirmou Cesar.

Thiago Leite é um dos empreendedores maranhenses atendidos pelo programa Startup Nordeste. Ele é fundador da startup Dr. Exercício, rede de academias com foco em atendimento personalizado e turmas reduzidas, que oferece treinos adaptados para diferentes perfis de alunos. Segundo Thiago, o Startup Nordeste tem sido fundamental para o desenvolvimento da Dr. Exercício, ajudando a estruturar a startup, melhorar processos e potencializar o crescimento da empresa.

“O programa teve várias etapas e palestras muito enriquecedoras, que nos ajudaram a solucionar problemas do dia a dia da nossa startup e a gerar diversos insights ao longo do processo. Hoje, nossa startup está conseguindo atingir suas metas e se desenvolver graças a todos os serviços oferecidos pelo Sebrae, combinados com programas como o Startup Nordeste. Todas as mentorias, ações e atividades semanais têm sido fundamentais para que possamos aprender cada vez mais e continuar crescendo”, disse Thiago.

Thiago Leite, fundador da startup Dr. Exercício. (Arquivo pessoal)

Características das startups do Maranhão

O levantamento do Sebrae aponta que o porte das startups maranhenses é predominantemente caracterizado por microempresas, correspondendo a 82,72% do total, seguidas pelas empresas de pequeno porte, que representam 7,85%. Esses negócios concentram-se principalmente nos segmentos de Educação (12,8%), Tecnologia da Informação (12,56%) e Impacto Socioambiental (9,72%).

Quanto ao estágio de desenvolvimento das startups do estado, o estudo aponta que a maioria dessas empresas encontra-se no grau de validação (34,6%), ou seja, a startup já possuiu um protótipo ou serviço mínimo viável (MVP), que está sendo testado no mercado. Os dados também indicam que 34,36% das startups maranhenses estão no grau de ideação – etapa inicial de desenvolvimento da ideia, e 22,51% na etapa de tração, estágio no qual a empresa já dispõe de clientes e receitas iniciais.

O levantamento do Sebrae aponta que o porte das startups maranhenses é predominantemente caracterizado por microempresas. (Divulgação)

Os três principais modelos de receita das startups maranhenses, por sua vez, correspondem a Vendas Diretas (35,55%), Assinatura (33,89%) e Transacional (7,82%). Já os modelos de negócio predominantes no estado são o Business to Business – B2B (41,71%) e o Business to Business to Consumer – B2B2C (27,96%). O primeiro modelo é caracterizado pela venda de produtos ou serviços diretamente a outra empresa, enquanto no segundo há a venda para outra empresa, que então oferece os produtos ao cliente final.

Para Cesar Guimarães, esses dados são fundamentais para apoiar investidores e empreendedores da região, pois possibilitam identificar oportunidades que promovam o crescimento sustentável e o fortalecimento do ecossistema de inovação no Maranhão. “O estudo pode auxiliar na compreensão do tamanho do mercado no Maranhão e no Nordeste, oferecer uma análise do cenário do ecossistema de inovação, destacar as oportunidades ainda a serem exploradas e evidenciar o quanto a região tem avançado ao colocar a inovação como prioridade”, disse.

Para acessar informações detalhadas sobre as startups mapeadas no Nordeste, consulte o estudo completo do Observatório Sebrae Startups por meio do link: digital.sebraestartups.com.br/sebrae-startups-report-regiao-nordeste.

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