Situada no município de Carolina (MA), na Chapada das Mesas, a Aldeia do Leão – Experiência Viva conquistou destaque no cenário nacional do turismo ao ser indicada para duas premiações nacionais: o Prêmio Vitrine de Turismo Responsável, do Fórum de Turismo Responsável, e o Prêmio de Sustentabilidade da Braztoa (Associação Brasileira de Operadores de Turismo).
O empreendimento foi concebido com foco em práticas sustentáveis e na valorização da cultura local. Com meios de hospedagem bioconstruídas, alimentação oriunda da agricultura familiar e ações de conscientização ambiental junto a escolas, universidades e visitantes. Além do lazer e relaxamento, a Aldeia do Leão apresenta experiências culturais, como o Sarau Sons da Chapada, e atrativos naturais, como a Cachoeira Aldeia do Leão, de águas cristalinas.

As técnicas utilizadas no espaço incluem tijolos ecológicos feitos com garrafas plásticas, banheiros secos que evitam a contaminação dos lençóis freáticos e a bacia de evapotranspiração. Para Herli Agnes Torres, ativista ambiental e proprietária, as indicações são um marco importante. “Mais do que prêmios, nosso maior reconhecimento é ver a comunidade envolvida e consciente de que o turismo pode ser regenerativo, circular e inclusivo. A Aldeia nasceu para valorizar a ancestralidade dos povos originários e oferecer experiências que conectam o visitante ao bem viver e à sustentabilidade”, ressalta.
A trajetória da Aldeia do Leão tem contado com o apoio do Sebrae Maranhão, que atua no fortalecimento do turismo na Chapada das Mesas por meio de qualificação, promoção e planejamento estratégico voltado ao destino. Entre as iniciativas está a rede de Agentes de Roteiros Turísticos (ART) que trabalha em articulação com gestores e empreendedores para aprimorar e comercializar experiências locais.
“O Sebrae tem sido nosso braço direito nesse processo. Trouxe orientação, visibilidade e nos ajudou a enxergar caminhos que antes não víamos. Esse apoio é fundamental para consolidar a Chapada das Mesas como referência em turismo sustentável”, destaca Herli.

Além disso, o Sebrae Maranhão tem promovido o apoio a empresas, agências e atrativos turísticos da região para que participem de feiras nacionais e internacionais, sempre buscando fortalecer a Chapada das Mesas como um destino competitivo e diferenciado para os brasileiros e visitantes de outros países.
Para a gestora de Turismo da unidade de Negócios do Sebrae em Balsas, Allana Diniz, as indicações colocam a Chapada das Mesas em evidência nacional. “Esse prêmio vem para dar visibilidade não só à Aldeia do Leão, mas para toda a Chapada das Mesas, que é um território riquíssimo. Além das cachoeiras exuberantes é possível conhecer pegadas de dinossauros, pinturas rupestres e uma geologia diferenciada. Cada município tem sua peculiaridade, e essas premiações ajudam a mostrar para o Brasil e para o mundo as potencialidades da Chapada das Mesas como um destino de turismo diferenciado e inesquecível”, finaliza.