O Sebrae realizou em Presidente Dutra (MA), uma importante iniciativa voltada à promoção da inovação no território: uma rodada de palestras sobre Inteligência Artificial. A ação promovida para estudantes universitários, setor público e empresários, marca o início de uma agenda que busca aproximar governo, empresários, estudantes e sociedade em torno do objetivo de construir um ecossistema de inovação na região.
A primeira atividade aconteceu no Centro Administrativo do município, localizado no bairro Tarumã, reunindo autoridades locais, servidores públicos e representantes da sociedade civil. Lá, o público assistiu a palestra “Inteligência Artificial para Transformação Digital no Setor Público”, que apresentou de forma prática, como a tecnologia pode colaborar com a gestão pública, gerando eficiência e melhores entregas e resultados para a população.
O secretário de Indústria e Comércio, Tom Santos, destaca a importância do evento para a gestão municipal: “Nós sabemos que a tecnologia é essencial para otimizar processos, aumentar a produtividade, portanto, dominar a inteligência artificial significa ter mais condições de oferecer serviços de qualidade ao cidadão. Sem dúvida, as ferramentas apresentadas aqui são de grande valia para nós gestores, secretários e funcionários porque trazem ideias práticas e inovadoras para a administração. Só temos a agradecer ao Sebrae por essa iniciativa”, explicou o secretário.

A programação seguiu pela noite, na Universidade UniFacema, onde estudantes dos cursos de Direito, Enfermagem, Fisioterapia, Odontologia e Psicologia participaram da palestra “Inteligência Artificial e o Futuro do Trabalho”. O objetivo foi estimular a reflexão sobre como a IA já está impactando as profissões e como os futuros profissionais podem se preparar para os desafios e oportunidades dessa nova realidade.
“Vejo a inteligência artificial como uma ferramenta indispensável no universo acadêmico e no cotidiano. Ela não pode nos comandar, mas nós precisamos aprender a usá-la da forma correta. Se bem utilizada, ajuda muito nos estudos, no dia a dia e também no futuro profissional”, destacou o estudante de Psicologia, Francildo Dias.
Negócios – O último momento da agenda foi voltado para empresários e empreendedores da região. Para isso, o Sebrae promoveu um Happy Hour Empresarial, com o tema: “Como a Inteligência Artificial pode aumentar suas vendas em até 3x Mais”.
Ambiente intimista e clima descontraído, favoreceu networking e permitiu que os empreendedores tirassem dúvidas sobre o uso da tecnologia em seus negócios. A empresária Cíntia Souza avaliou a ação: “Esse encontro foi enriquecedor para nós empresários. A inteligência artificial só tem a agregar, e ela já é indispensável para os negócios e nós precisamos acompanhar esse movimento, pois tudo hoje em dia envolve tecnologia”, destacou a empreendedora.

Já a empresária Rafaela Oliveira reforçou a necessidade de adaptação: “O encontro foi muito produtivo. Tivemos respostas para várias dúvidas e outras ainda surgirão com o tempo, mas isso faz parte do processo. O importante é que não podemos ficar para trás. O mundo é movido pela inteligência artificial e os negócios que não investirem nela correm o risco de estagnar”, frisou a empresária.
Ativa – A abordagem Ativa, do qual a iniciativa faz parte, acontecerá em todas as unidades do Sebrae e promete impulsionar a inovação em diferentes municípios, preparando gestores, empreendedores e futuros profissionais para os desafios da transformação digital. Cada regional do Sebrae tem como desafio identificar pontos de partida na ativação dos territórios e definir soluções ideais para cada público-alvo.
De acordo com o Gestor de Inovação do Sebrae em Presidente Dutra, Diego Medeiros, a ação tem um caráter estratégico. “Nosso intuito é movimentar o público local em torno da inovação. Queremos dar o primeiro passo para a construção de um ecossistema de inovação em Presidente Dutra, envolvendo a educação, o governo e os empresários. Esses três eixos são fundamentais para que possamos ter um ambiente sólido, colaborativo e sustentável”, finalizou o analista.