A identidade cultural e a força da expressão artística maranhense brilharam em solo paraense. Na noite desta terça-feira (26), em Belém, artistas do Maranhão conquistaram cinco troféus no Prêmio Sebrae Amazônia de Música 2025, que contou com o apoio do Sebrae Maranhão, reafirmando o talento e o potencial criativo que ecoam nas vozes e melodias do Estado.
A cantora e compositora Emanuele Paz venceu as categorias Artista Revelação e Produção Musical, com a canção “Marco Zero”. Já o artista Carlinhos Arafé levou o prêmio na categoria Melhor Lançamento — Sertanejo e Forró, com o álbum “Chamego Bom”. O músico Josias Sobrinho e o grupo Marabrass também conquistaram troféus nas categorias Melhor Artista de MPB e Melhor Grupo Erudito, respectivamente.

Daniel Cavalcante, integrante do Marabrass, destaca que o prêmio é um importante reconhecimento da trajetória construída pelo grupo, que já acumula 22 anos de história. “Estamos muito felizes com o reconhecimento do Prêmio Sebrae Amazônia de Música na nossa categoria, o que nos motiva ainda mais a continuar o nosso trabalho, que vai além dos palcos”, disse Daniel.
Para Carlinhos Arafé, a conquista é resultado de um trabalho de resistência. “Fazer música fora do padrão daquilo que a mídia hegemônica adota é muito difícil. Chamego Bom é um álbum que traz essa mensagem: fazer a música que toca os nossos corações e não a música que vende. Por isso ele é tão importante”, afirmou.
Os artistas Josias Sobrinho e Emanuele Paz também agradeceram ao Sebrae pelo reconhecimento.“Ser reconhecido no próprio espaço é algo meio incomum. Por isso, é ainda mais gratificante, afinal é daqui que projeto minhas criações, realizo minha potência e minhas vontades, e daqui que me nutro na seiva maravilhosa deste chão”, ressaltou Josias. “Agradeço à equipe do Sebrae pelo suporte essencial que nos permitiu estar presentes neste dia. Viva aos nossos ancestrais, que nos abriram o caminho para pisar neste solo sagrado!”, acrescentou Emanuele.

Prêmio Sebrae Amazônia de Música
O Prêmio Sebrae Amazônia de Música reconhece e incentiva a produção musical na região amazônica, criando oportunidades de crescimento ao conectar artistas e profissionais influentes no setor. A iniciativa busca descentralizar os eixos mercadológicos — que se concentram, em boa parte, no sudeste do país — e dar maior visibilidade a obras autorais desenvolvidas em estados pertencentes à Amazônia Legal, como o Maranhão.
O diretor Superintendente do Sebrae Maranhão, Albertino Leal, enfatiza a importância da produção musical desenvolvida no estado para fortalecimento da economia criativa e dos pequenos negócios. “O Maranhão faz parte da região amazônica e, por isso, não poderíamos deixar de estar presentes nesta premiação. A música é a força que acalenta nossos corações, movimenta nossa cultura e impulsiona a economia, especialmente por meio das micro e pequenas empresas que atuam na economia criativa”, declarou.

Realizado no Theatro da Paz, o evento também foi marcado por intervenções artísticas e um show musical com interpretações do repertório da cantora paraense Joelma, homenageada na edição de 2025 da premiação. Entre os momentos de destaque, a apresentação da música “Voando para o Pará”, que contou com a participação da artista maranhense Emanuele Paz.