ASN MA
Compartilhe

Sebrae Delas promove Roda de Conversa durante a XVIII Agrofeira de Bacabal

Encontro reuniu dezenas de mulheres empreendedoras e destacou a força feminina no agronegócio maranhense
Por Assessoria de Comunicação - ASCOM
ASN MA
Compartilhe

O Sebrae, por meio do Programa Sebrae Delas, realizou uma Roda de Conversa com o tema “Mulheres que empreendem no Agronegócio”, durante o 4º Encontro Regional de Mulheres do Agro, dentro da programação da XVIII Agrofeira de Bacabal.

“O intuito inicial da gente reunir as mulheres da Comissão das Mulheres do Agro é despertar a liderança feminina no setor, e disseminar essa ideia em toda a sociedade. Queremos ainda, destacar a importância das mulheres estarem juntas, de buscar qualificação profissional e a valorização do agronegócio”, ressalta Mônica Loiola, Presidente da Comissão Estadual de Mulheres do Agro da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado do Maranhão (FAEMA).

Mulheres prestigiam Roda de Conversa e reforçam a importância da união feminina para o fortalecimento do setor agropecuário (Sebrae/Divulgação)

A Roda de Conversa reuniu empreendedoras, lideranças locais e representantes de instituições parceiras. A proposta foi fortalecer a rede de apoio feminino no agro, compartilhar experiências e inspirar outras mulheres a assumirem o papel de protagonistas em seus negócios.

“Todas nós temos uma bela história, cada trajetória tem algo de inspirador. Quando compartilhamos nossas experiências, podemos motivar outras mulheres, assim a minha história como de outra mulher serve de exemplo, e esses encontros nos fortalecem e eu fico muito feliz em participar e contar a minha história no empreendedorismo que começou lá atrás, em 2014, no agronegócio”, relata Elizete Gobira, CEO do grupo Soberana e painelista da Roda de Conversa.

Natália Costa, gestora do Sebrae Delas Bacabal, conduziu o bate-papo inspirador sobre o protagonismo feminino no agro (Sebrae/Divulgação)

A representatividade feminina na Roda de Conversa foi reforçada também por lideranças locais, como a produtora rural e quilombola Gelza Mendes, que relatou suas experiências, seus desafios e superação na busca de se consolidar como protagonista de sua história.

“Para mim, esse foi um momento muito gratificante como mulher, mãe, empreendedora que sou. Hoje eu só tenho a agradecer a Deus e a todos que me ajudaram a chegar aonde cheguei: dona do meu próprio negócio. Do meu negócio eu tiro o meu sustento e o sustento da minha família, então, participar dessa Roda de Conversa para mim é um privilégio e motivo de gratidão, por poder inspirar outras mulheres a investirem em si mesmas e a empreender”, afirma Gelza Mendes.

Roda de Conversa “Mulheres que empreendem no Agronegócio” foi um sucesso (Sebrae/Divulgação)

Sebrae Delas – A Roda de Conversa foi conduzido pela Gestora de Empreendedorismo Feminino do Sebrae em Bacabal, Natalia Costa, que explica a importância do momento: “Hoje nessa Roda de Conversa, o Sebrae Delas apresentou histórias inspiradoras de mulheres que fazem a diferença no Agro, são parceiras e líderes que contribuem para o desenvolvimento de todo o estado. O nosso objetivo foi dar voz às mulheres que atuam no setor agropecuário e que vêm se consolidando como protagonistas de histórias de superação, liderança e inovação, e com isso motivar e inspirar outras mulheres a encontrarem o seu lugar no empreendedorismo, em especial, no agronegócio”, explica Natalia Costa.

O programa Sebrae Delas se propõe a ser um acelerador de negócios liderados por mulheres, além de fomentar a integração, a construção de redes de apoio e o reconhecimento do trabalho feminino no mercado. As iniciativas realizadas pelo programa, abrangem desde o desenvolvimento estratégico até a realização de eventos estaduais e premiações, com o objetivo de capacitar e empoderar as empresárias maranhenses e empreendedoras sociais. A iniciativa pretende criar um ambiente de apoio mútuo e conexões que são essenciais para o sucesso do empresariado feminino.

No ano passado, os resultados alcançados pelo Sebrae com o programa Sebrae Delas no país, foram mais de 16,9 milhões de mulheres atendidas, consolidando a presença de destaque da liderança feminina em diversos setores.

  • Empreendedorismo
  • Roda de Conversa com Mulheres
  • Sebrae
  • UN Bacabal
  • XVIII Agrofeira de Bacabal