Com o objetivo de capacitar e preparar os Agentes de Desenvolvimento (ADs) para atender ainda melhor os pequenos empreendedores, fortalecendo as ações locais de desenvolvimento, o Sebrae realizou em Bacabal (MA), a 2ª Reunião de Acompanhamento do Plano de Ação Selo Ciclo 2025.
O encontro reuniu Coordenadores e Agentes de Desenvolvimento (ADs) que atuam nas Salas do Empreendedor das regionais de Bacabal e Santa Inês.
“Estamos reunidos com as Salas do Empreendedor do território de Bacabal e Santa Inês, para a reunião de monitoramento do Selo Sebrae de Referência em Atendimento. O objetivo dessa reunião é acompanhar os processos que as salas estão desenvolvendo, sempre buscando a melhoria da qualidade do atendimento aos empreendedores do Maranhão”, reforçou Romario Santos, Gestor Estadual das Salas do Empreendedor do Sebrae.
Participaram representantes dos municípios de Bacabal, Zé Doca, Santa Luzia do Paruá, Bom Jardim, Lago dos Rodrigues, Lago da Pedra, Igarapé Grande, São Mateus e Alto Alegre do Pindaré, que compartilharam experiências e discutiram estratégias para ampliar a qualidade dos serviços prestados. Nonato Passos, Gestor Estadual do Sebrae Bacabal, destaca o trabalho em rede para transformar realidades locais.
“Essa capacitação é muito importante porque traz interação, comunicação e novos conteúdos para que os ADs possam aplicar em suas cidades. Eles levam cursos, oficinas e divulgam o portfólio do Sebrae. São nossos parceiros e o braço que leva nossos serviços para cada município. Sem eles, seria mais difícil alcançar tantos empreendedores em nosso território”, afirmou.

Além disso, o encontro estimulou as Salas do Empreendedor a concorrerem ao Prêmio Selo Sebrae de Referência em Atendimento, uma iniciativa nacional que reconhece boas práticas e modelos de excelência em atendimento no apoio aos pequenos negócios.
“Participar de mais uma capacitação soma muito ao conhecimento que levamos diretamente aos empreendedores da nossa cidade. Como Sala do Empreendedor que já conquistou selo bronze, prata e ouro, temos a expectativa de aprender cada vez mais e levar o melhor para o nosso município de Santa Luzia do Paruá”, completou Wilckson Ferreira, Agente de Desenvolvimento de Santa Luzia do Paruá.
Selo Sebrae – Durante a programação, os participantes tiveram acesso a orientações sobre o funcionamento do ciclo do Selo 2025, metodologias de atendimento e estratégias de mobilização. O encontro também abriu espaço para troca de boas práticas e construção de soluções para os desafios enfrentados no dia a dia das Salas.
“Essa capacitação é muito importante porque nos ensina a desenvolver o plano do selo. Vamos levar esse aprendizado para nossa cidade e, assim, oferecer mais oportunidades aos empreendedores locais. Além disso, buscamos conquistar um prêmio que dará visibilidade ao nosso município em todo o Brasil”, ressaltou Pedro Casemiro, Agente de Desenvolvimento de Santa Luzia.

O Prêmio Selo Sebrae de Referência em Atendimento lançado em 2022, é um reconhecimento às instituições parceiras que oferecem atendimento de excelência aos pequenos negócios. A premiação classifica as Salas do Empreendedor em categorias estaduais (Bronze, Prata e Ouro) e nacional (Diamante), conforme exigências estabelecidas nos 7 pilares e 17 critérios do Selo de Referência.
Na etapa nacional, apenas as Salas do Empreendedor que forem seladas na categoria Ouro concorrem ao Selo Diamante. O prêmio visa incentivar a qualificação do atendimento oferecido nas regionais, estimulando um suporte mais eficiente e garantindo soluções personalizadas aos empreendedores.
“Essa capacitação é muito importante porque nos ensina a desenvolver o plano do selo. Vamos levar esse aprendizado para nossa cidade e, assim, oferecer mais oportunidades aos empreendedores locais. Além disso, buscamos conquistar um prêmio que dará visibilidade ao nosso município em todo o Brasil”, concluiu Rafaely Aranha, Agente de desenvolvimento da sala do Empreendedor de Bacabal.