Empreendedoras maranhenses com histórias marcadas por inovação, impacto social e visão de futuro foram celebradas na 21ª edição do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, realizada nesta quarta-feira (20), em São Luís (MA). Durante o evento, o Sebrae Maranhão premiou 12 mulheres que lideram quatro tipos diferentes de empreendimentos no estado, nas categorias Pequenos Negócios; Ciência e Tecnologia; Microempreendedora Individual (MEI) e Produtora Rural.
Três empreendedoras foram premiadas em cada modalidade, sendo contempladas com troféus nas colocações ouro, prata e bronze. Na categoria Pequenos Negócios, as empreendedoras Maria Aparecida Pinto (São Luís), Venisia Maria Silva (São Luís) e Mônica Cristina Carvalho (Timon) conquistaram o primeiro, segundo e terceiro lugares, respectivamente. Na categoria Microempreendedora Individual, o primeiro lugar ficou com Camila Policarpo (Imperatriz), o segundo com Carolina Calado (São Luís) e o terceiro com Ana de Sousa (Parnarama).

Na categoria Produtora Rural, Ana Claudia Lopes (Santa Rita) conquistou o primeiro lugar, seguida de Vilma Cavalcanti (Raposa), em segundo, e Francisca de Assis (Cajapió), em terceiro. Por fim, na categoria Ciência e Tecnologia, foram premiadas as empreendedoras Vilena Ribeiro (São Luís), Marcia Ferraresi (São Luís) e Fernanda Porto (Açailândia) com os troféus ouro, prata e bronze, respectivamente.
Conheça as primeiras colocadas
Vencedora da categoria Pequenos Negócios, a empreendedora Maria Aparecida é diretora geral da Serhum, empresa de consultoria e assessoria em recursos humanos. Para ela, receber o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios é a realização de um sonho. “Agradeço ao Sebrae por todo o apoio nessa jornada e por acreditar no potencial das mulheres empreendedoras”, enfatizou.
Camila Policarpo, que conquistou o primeiro lugar na categoria MEI, também agradeceu pelo reconhecimento ao trabalho desenvolvido na Ducié Confeitaria, negócio de doces em Imperatriz (MA). “Esse prêmio é muito especial pra mim. Sou grata ao Sebrae por ser parceiro nessa caminhada e por incentivar tantas mulheres a acreditarem em seus negócios e em si mesmas”, afirmou.

Já o troféu ouro na categoria Produtora Rural, conquistado por Ana Claudia Lopes, foi entregue à filha da empreendedora, Raíssa Lopes. “Minha mãe é uma agricultora que sempre lutou para conquistar os seus sonhos e hoje tem um negócio de apicultura, que me inspira muito”, destacou.
A vencedora da categoria Ciência e Tecnologia, Vilena Silva, é CEO da Compensei, startup que oferece serviços de compensação de emissões de carbono a empresas, instituições e eventos. Segundo a empreendedora, o apoio do Sebrae foi essencial para a expansão das operações da empresa. “Hoje atendemos não somente no Maranhão, mas também em outros estados do país, graças ao apoio do Sebrae, que sempre acreditou no nosso trabalho”, ressaltou.
Noite de celebração ao empreendedorismo feminino
Lançado em 2004, o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios é uma iniciativa que reconhece o talento e a dedicação de mulheres que transformam a realidade de suas comunidades por meio do empreendedorismo.
Para a diretora de Administração e Finanças do Sebrae Maranhão, Edila Neves, o Prêmio representa “um símbolo de reconhecimento à jornada, à luta e à resiliência feminina”. O diretor Superintendente da instituição, Albertino Leal, acrescentou que a premiação tem como propósito “reconhecer e valorizar mulheres que, com visão empreendedora, inovação e gestão responsável, contribuem decisivamente para o desenvolvimento econômico e social dos territórios”.

O diretor Técnico do Sebrae Maranhão, Mauro Borralho, destacou a importância de iniciativas desenvolvidas pela instituição para o fortalecimento do empreendedorismo feminino no estado. “A premiação é resultado de uma estratégia contínua de fortalecimento das empreendedoras, que inclui capacitações, consultorias, estímulo à formação de redes, encontros periódicos e oportunidades de acesso ao mercado”.
Já Socorro Noronha, presidenta da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Maranhão (FCDL-MA) e membro do Conselho Deliberativo do Sebrae Maranhão, enfatizou que o prêmio simboliza “um movimento que valoriza mulheres capazes de transformar desafios em conquistas, gerar oportunidades a partir de sua visão empreendedora e se tornar referência para tantas outras”.
Etapas da premiação
O Prêmio Sebrae Mulher de Negócios é composto por três etapas: estadual, regional e nacional. As primeiras colocadas na premiação desta quarta-feira (20), em São Luís, seguem para a etapa regional com outras vencedoras da região Nordeste. As candidaturas com melhor pontuação em cada categoria serão consideradas vencedoras desta fase.

Após passarem pela etapa regional, as empreendedoras serão automaticamente classificadas para a fase nacional e receberão uma viagem exclusiva para o evento de premiação, previsto para outubro de 2025, em Brasília (DF), além de terem a oportunidade de participar de uma missão técnica de capacitação na cidade de Florianópolis (SC).
Ao final, serão escolhidas até 15 vencedoras nacionais (ouro, prata e bronze), que receberão de R$ 10 mil a R$ 30 mil, capacitação do Empretec e mentoria on-line.