ASN MA
Compartilhe

Sebrae e Associação Comercial de Pinheiro iniciam articulação para criar Conselho da Mulher Empreendedora da Cultura

Iniciativa visa fortalecer a liderança feminina e impulsionar o empreendedorismo no município.
Por Assessoria de Comunicação - ASCOM
ASN MA
Compartilhe

Na última sexta-feira (15), aconteceu na sede da Unidade de Negócios do Sebrae de Pinheiro (MA) uma importante reunião que marcou o início das articulações para a criação do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura; uma iniciativa conjunta do Sebrae Maranhão com a Associação Comercial e Industrial de Pinheiro (ACIP). O objetivo é fortalecer o protagonismo feminino e fomentar o empreendedorismo entre as mulheres da região.

O encontro contou com a participação de representantes do Sebrae, da diretoria da ACIP e da consultora credenciada pelo Sebrae, Eli Ribeiro, do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura do Estado do Pará. O conselho, que integra o programa nacional “Desenvolve Mulher Empreendedora”, vem sendo implantado em diversos estados, incluindo o Maranhão, e chega agora a Pinheiro com a proposta de ser mais um reforço para transformar o cenário de negócios liderados por mulheres.

Consultora Eli Ribeiro compartilha experiências e resultados do Conselho da Mulher Empreendedora da Cultura em outros estados.

Segundo o presidente da ACIP, Denilson Mendes, o momento é de renovação e fortalecimento das lideranças locais.

“A reunião foi muito importante, com a presença da consultora do Sebrae que nos orientou sobre como organizar a criação de um novo conselho para a Associação Comercial. A iniciativa vai fortalecer o protagonismo feminino no município. Além da segurança que a mulher vai ter, e do impulsionamento dos negócios chefiados por mulheres, a parceria com o Sebrae garante a orientação certa para desenvolver a economia regional”, disse.

A consultora credenciada pelo Sebrae, Eli Ribeiro, apresentou aos participantes o funcionamento do conselho em outros municípios e os benefícios diretos para as mulheres empreendedoras.

“Esse programa foi criado pelo Conselho da Mulher Nacional e é disseminado em todos os estados do Brasil. A reunião teve como foco apresentar o que é o conselho, quais os benefícios de implantá-lo em Pinheiro, e como o Sebrae pode ser um parceiro estratégico tanto na articulação quanto na execução das ações. Nosso objetivo é garantir que o conselho nasça forte e contribua com o desenvolvimento do município e das empresas lideradas por mulheres”, explicou.

A gerente da Unidade de Negócios do Sebrae em Pinheiro, Rosa Amélia, ressaltou que a criação do conselho acontece em um momento estratégico para a associação.

“A Associação Comercial de Pinheiro precisa se fortalecer e está numa fase de expansão. É uma necessidade abrir novas portas para que o empreendedor, principalmente o público feminino, tenha oportunidades. Também é um momento de renovação, em que a nova diretoria pensa em planejar o futuro, captar novos sócios e integrar as mulheres nesse processo. Com o apoio do Sebrae, isso será possível”, afirmou.

Além da formação do conselho, estão previstas diversas ações já disponíveis no portifólio do Sebrae, que agora passam a ser realizadas em conjunto com a ACIP, como eventos, feiras, rodas de negócios e capacitações, voltadas à promoção da cultura empreendedora entre mulheres. A proposta é que o conselho não apenas dê voz às lideranças femininas, mas também sirva como uma ferramenta prática para o desenvolvimento de políticas e iniciativas que estimulem a economia local.

Nos próximos meses, o Sebrae e a ACIP irão intensificar os convites às empreendedoras da região para que façam parte da iniciativa, contribuindo com ideias e ajudando a consolidar essa nova fase da Associação Comercial e Industrial de Pinheiro, pautada pela inclusão, inovação e fortalecimento das mulheres no ambiente de negócios.

Compromisso do Sebrae com o Empreendedorismo Feminino

O Sebrae tem atuado de forma estratégica no Maranhão para fomentar o empreendedorismo feminino, com programas e ações que visam aumentar a competitividade dos negócios liderados por mulheres. Por meio de iniciativas como o Programa Sebrae Delas – Desenvolvendo Empreendedoras Líderes Apaixonadas pelo Sucesso, a instituição oferece capacitações, mentorias, consultorias e acesso a redes de relacionamento que impulsionam a atuação das mulheres no mundo dos negócios.

No Maranhão, o Sebrae tem ampliado a presença feminina nas ações de desenvolvimento territorial, contribuindo para o surgimento de novas lideranças e para a valorização das mulheres empreendedoras em diferentes segmentos, incluindo o setor cultural. A proposta de criação do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura em Pinheiro é mais um passo concreto nesse caminho, alinhado com a missão da instituição de promover inclusão produtiva e desenvolvimento regional sustentável.

Como participar – Para participar de ações de fortalecimento do empreendedorismo feminino ou receber o apoio para inicio, aperfeiçoamento ou expansão do empreendimento busque a Unidade do Sebrae mais próximo, nas regiões do Litoral Ocidental e Baixada Maranhense vá a Unidade de Negócios do Sebrae de Pinheiro/MA, localizada em na Rua Maria Pinheiro Paiva, no Fomento, próximo ao SAMU, ou entre em contato pelo Whatsapp: (98) 99191-9305.

  • ACIP PHO
  • Empreendedorismo
  • Empreendedorismo feminino
  • Sebrae
  • UNPinheiro