O II Circuito Gastronômico de Santa Inês, realizado entre 14 e 19 de julho, foi um sucesso, não apenas pela gastronomia local, mas também pelos impactos sociais e econômicos gerados, de cerca de R$ 180 mil. O grande destaque do evento foi a Feirinha Gastronômica, realizada no estacionamento do Mix Mateus de Santa Inês, que proporcionou visibilidade aos negócios locais e aumento nas vendas. Um ambiente com muito sabor e música ao vivo.
O Circuito e feirinha foram realizados pelo Sebrae e correalizados pelo Senac com o apoio do Mix Mateus de Santa Inês. A feirinha conseguiu atrair um grande público, composto por moradores locais e turistas, que puderam desfrutar de pratos deliciosos em um ambiente festivo com cardápio exclusivo criado especialmente para o evento.

Visibilidade, vendas e lazer
A Feirinha contou com a participação de alguns dos estabelecimentos participantes do Circuito de Gastronomia, o Helena Bistrô, Caldeirão Restaurante, Aquarius Bistrô, Trevo Churrascaria, Restaurante Casa da Mãe e El Pajé Hamburgueria que estiveram reunidos na praça de alimentação montada no estacionamento do Mix Mateus. Além de saborear pratos inovadores e tradicionais, os participantes aproveitaram o ambiente animado, com música ao vivo.
Adalberto Fraga, gerente da Unidade de Negócios do Sebrae Santa Inês, destacou a importância da Feirinha para a economia local. “Foi o ponto alto do evento. A Feirinha atraiu um grande público, com turistas e moradores de Santa Inês, gerando venda, lucro e visibilidade para os empreendedores”, afirmou. Ele ressaltou que a metodologia do Circuito Gastronômico, que vem sendo aplicada desde abril, foi um dos fatores determinantes para o aumento no movimento econômico, com a soma já ultrapassando R$ 180 mil.
Impacto social e econômico

A Feirinha não apenas gerou R$ 180 mil em movimento econômico, mas também teve um forte impacto social ao fortalecer o comércio local e impulsionar a economia de Santa Inês. Mara Veloso, assistente de marketing do Mix Mateus, destacou a importância de apoiar o comércio local: “Foi uma oportunidade de contribuir para a gastronomia local e ajudar os empreendedores a obter visibilidade e lucrar com seus produtos.”
Participando pela segunda vez do Circuito Gastronômico e Feirinha, Pablo José dos Santos Mendes, dono do El Pajé Hamburgueria, ressaltou a importância do evento para os negócios: “O evento foi excelente para nós, gerou um movimento intenso e nos deu a chance de conquistar clientes de fora, graças à parceria com o Mix Mateus, que atraiu um grande público.”
Capacitação e Consultoria – A ação não se limitou apenas a promover o turismo e as vendas. Antes do evento, o Sebrae e o Senac ofereceram uma série de capacitações e consultorias gratuitas para os empreendedores locais, com temas como marketing, finanças, gestão, segurança alimentar, manipulação segura de alimentos, atendimento ao cliente e vendas.
A capacitação foi fundamental para garantir que os empresários estivessem bem preparados para atender o público e, consequentemente, aumentar a lucratividade. Para Michelle Vasconcelos, gerente do Senac Santa Inês, a parceria foi essencial para qualificar ainda mais o evento: “Acreditamos que o empreendedorismo bem estruturado, com conhecimento, é o caminho para transformar realidades. Nosso apoio no evento vai além da formação técnica é sobre contribuir para o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios”, disse.

Como participar – Para participar da próxima edição do Circuito Gastronômico e Feirinha, obter informações sobre cursos, consultorias e mentorias, bem como participar das próximas ações do Sebrae nas regiões da Baixada Ocidental, Gurupi, Pindaré e Alto Mearim vá a Unidade do Sebrae de Santa Inês – Endereço: Rua do Comércio, 900, Santa Inê), telefone para contato (98) 99145 5002 – ou a Sala do Empreendedor mais próxima.