ASN MA
Compartilhe

II Circuito Gastronômico de Santa Inês encerra promovendo turismo, capacitação e lucratividade

Evento organizado pelo Sebrae promoveu a gastronomia local, incentivou o turismo e fortaleceu a economia dos pequenos negócios de Santa Inês
Por Assessoria de Comunicação – ASCOM
ASN MA
Compartilhe

O II Circuito Gastronômico de Santa Inês, realizado entre os dias 14 e 19 de julho, superou as expectativas, reunindo mais de 17 estabelecimentos de alimentação, além de proporcionar capacitação profissional e visibilidade para os empreendimentos turísticos da cidade. Organizado pelo Sebrae de Santa Inês, com correalização do Senac e apoio do Mix Mateus, o evento teve como destaque a inovação, a união do setor e o aumento nas vendas.

O objetivo principal do Circuito foi promover a gastronomia local, fortalecer o turismo e gerar mais vendas para Microempreendedores Individuais (MEI), Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP). Durante os seis dias de evento, os participantes tiveram a oportunidade de oferecer pratos exclusivos, desenvolvidos especialmente para o evento, atraindo tanto moradores quanto turistas.

Emerson Junior da Silva, dono da Calabouço Hamburgueria Artesanal, participou do II Circuito Gastronômico de Santa Inês, e elogiou a visibilidade para o seu negócio a partir do evento. “Estou tocando meu negócio há cerca de 8 meses aqui em Santa Inês; iniciei a parceria com o Sebrae há 3 meses e já topei participar do circuito por entender o impacto que ele traria para o meu negócio. Foi tudo muito bom, deu visibilidade ao nosso empreendimento e aumentaram as vendas,” afirmou o empreendedor.

Capacitando empreendedores e colaboradores

As capacitações e consultorias focaram em marketing, finanças, gestão, segurança alimentar e manipulação segura de alimentos, para garantir o desenvolvimento do setor alimentício local. (Foto por: Rolê STI)

Antes do evento, o Sebrae ofereceu uma série de capacitações e consultorias gratuitas para os empreendedores locais. Entre as temáticas abordadas estavam marketing, finanças, gestão, segurança alimentar e manipulação segura de alimentos, com o objetivo de garantir a excelência dos serviços oferecidos durante o Circuito. Além disso, oficinas de Atendimento ao cliente e vendas prepararam os colaboradores para oferecer um atendimento de qualidade, contribuindo para a fidelização dos clientes.

A oficina “Atender e vender: A receita para encantar e lucrar”, ministrada pelo consultor da Gakkai credenciado pelo Sebrae, Diego Alves, foi um dos destaques. Durante a formação, ele compartilhou técnicas de atendimento, escuta ativa e estratégias de fidelização. “O bom atendimento é um tempero indispensável na gastronomia. Quando o cliente se sente bem recebido, ele volta, indica e se conecta com a marca. Essa é uma ação de mercado que vai além da valorização da gastronomia local: fortalece o turismo de negócios, aumenta a visibilidade dos bares, restaurantes e lanchonetes participantes e contribui para elevar o ticket médio e as vendas desses empreendimentos,” afirmou Diego.

Além disso, o Senac Santa Inês contribuiu com a oficina “Práticas de higiene em serviços de alimentação”, que reforçou a importância dos cuidados com a manipulação de alimentos, garantindo que os pratos sejam servidos de forma segura e com qualidade. Michelle Vasconcelos, gerente do Senac Santa Inês, destacou o poder das capacitações para o sucesso profissional. “As capacitações e ações realizadas durante o II Circuito Gastronômico reforçam o compromisso do SENAC e do SEBRAE com a qualificação profissional e o fortalecimento da economia local. Acreditamos que empreender e gerenciar com conhecimento é o caminho para transformar realidades,” declarou.

Empresas participantes – Pizzaria Dom Carlos, Helena Bistrô, Caldeirão Restaurante,Koa Restaurante, Le Pan, El Pajé Parrila Burguer, Aquarius Bistrô, Babbo Hamburgueria, Bolos e Cia, Maná Caseiro, Açaí Mineiro, Churrascaria Casa de Mãe, Kebbs Grill, Maria Pitanga Açaí e Gelatos, Calabouço Hamburgueria Artesanal, Noguerira Sushi, Apnas Delivery e Trevo Churrascaria.

Cardápio digital: visibilidade para o turismo

Cardápio digital pretende ser a porta de entrada para os turistas. (Foto por: Rolê STI)

Outra inovação deste ano foi o Cardápio Digital, uma plataforma online criada para divulgar as opções gastronômicas do evento. Disponível no perfil @sebraemaranhao no Instagram, o cardápio digital está recheado de informações sobre os pratos exclusivos dos estabelecimentos participantes. O cardápio impresso também foi distribuído em hotéis da cidade para atrair a atenção dos turistas e estimular a visitação dos estabelecimentos locais.

De acordo com Ricardo Cruz, analista do Sebrae em Santa Inês, “o Circuito Gastronômico não é só sobre comida. É sobre empreendedorismo, união de esforços e o fortalecimento da identidade cultural de Santa Inês. “Ao promover essa visibilidade, o evento se tornou uma plataforma de crescimento para os pequenos negócios da cidade, além de gerar impacto positivo para o turismo local. O Sebrae desenvolve ao longo de todo o ano diversas ações de incentivo e fortalecimento ao empreendedorismo, o Circuito Gastronômico é só uma dessas tantas ações,” disse o analista.

A feirinha – A grande culminância do evento aconteceu no dia 16 de julho, com a Feirinha do Circuito Gastronômico, que foi realizada no estacionamento do Mix Mateus de Santa Inês. A praça de alimentação montada no local atraiu um grande público, oferecendo uma grande variedade de pratos e bebidas de diferentes estabelecimentos do município.

Impacto do evento e expectativas para o futuro

A apresentação do cardápio faz parte das estratégias de venda aprendidas durante o Circuito. (Foto por: Rolê STI).

Com o sucesso da segunda edição, que movimentou cerca de R$ 180 mil, durante todo o desenvolvimento do evento, o Sebrae Santa Inês já começa a pensar em novas formas de aprimorar o Circuito Gastronômico nas edições futuras. A pesquisa de impacto e satisfação realizada ao longo do evento ajudará a identificar as melhores práticas e as áreas que podem ser melhoradas.

A 2ª Edição do Guia Gastronômico Digital de Santa Inês, lançado no início do evento, também se mostrou um grande atrativo, facilitando a comunicação das opções gastronômicas com turistas e moradores.

Para saber como participar da próxima edição do Circuito Gastronômico, obter informações sobre cursos, consultorias e mentorias, bem como participar das próximas ações do Sebrae nas regiões da Baixada Ocidental, Gurupi, Pindaré e Alto Mearim vá a Unidade do Sebrae de Santa Inês – Endereço: Rua do Comércio, 900, Santa Inê), telefone para contato (98) 99145 5002 – ou a Sala do Empreendedor mais próxima.

  • Crescimento Economico
  • Empreendedorismo
  • Gastronomia
  • II Circuito Gastronômico
  • Lucratividade
  • Sebrae