ASN MA
Compartilhe

Reunião marca início do ciclo 2025-2026 do Programa Cidade Empreendedora em São Luís

Nova fase do programa reúne secretarias e reforça compromisso com o desenvolvimento local e o fortalecimento do empreendedorismo em São Luís
Por Assessoria de Comunicação - ASCOM
ASN MA
Compartilhe

O Sebrae e a Prefeitura de São Luís realizaram, nesta terça-feira (01), a primeira reunião do novo ciclo do Programa Cidade Empreendedora (2025-2026), com a presença de secretários municipais cujas pastas estão diretamente envolvidas no contrato firmado entre as instituições. O encontro teve como objetivo alinhar o escopo do projeto, apresentar as ações previstas, esclarecer como será a execução das atividades e definir a estratégia geral de atuação da gestão municipal no programa.

O contrato já foi pactuado e validado pela Prefeitura e pelo Sebrae, e nesta etapa inicial estão envolvidas doze secretarias. Durante a reunião, foram apresentados todos os pontos acordados, com espaço para possíveis ajustes e inclusão de secretarias ainda não contempladas. A proposta é atuar de forma ampla, com foco na melhoria do ambiente de negócios da capital, por meio de ações vocacionadas e estratégicas. As soluções estão organizadas nos seguintes eixos: Gestão Pública; Lideranças Locais e Governança; Simplificação Burocrática; Fortalecimento das Salas do Empreendedor; Compras Públicas e Acesso ao Crédito; Inclusão Socioprodutiva e Inovação.

Felipe Mussalem, presidente da AMDES destaca os avanços de São Luís no empreendedorismo e o compromisso da gestão com os resultados do Cidade Empreendedora (Divulgação/Sebrae)

Durante a reunião, o presidente da Agência Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (AMDES) e interlocutor do programa, Felipe Mussalém, destacou a importância da iniciativa para o fortalecimento do ambiente de negócios na capital. “São Luís vem avançando de forma consistente no fomento ao empreendedorismo, e o Programa Cidade Empreendedora tem sido um aliado estratégico nesse processo. Hoje, somos a 27ª cidade mais empreendedora do país e a segunda do Nordeste, segundo ranking nacional. Isso mostra que estamos no caminho certo, com políticas públicas que realmente fazem a diferença na vida dos pequenos negócios”, afirmou.

Mussalém também reforçou o compromisso da gestão municipal com os resultados do programa e a integração entre as secretarias envolvidas. “A renovação do programa com o Sebrae para o ciclo 2025-2026 representa um novo passo nesse compromisso. É um esforço conjunto, que tem dado resultados concretos, como o selo Diamante da Sala do Empreendedor, que conquistamos graças a um trabalho sério, integrado e comprometido com o desenvolvimento da nossa cidade. Seguimos acreditando que apoiar quem empreende é também construir uma São Luís mais forte, mais inclusiva e com mais oportunidades para todos”, completou.

Equipe técnica do Sebrae e secretários das pastas envolvidas discutem as ações previstas no escopo do Cidade Empreendedora, com foco no desenvolvimento dos bairros e vocações locais (Divulgação/Sebrae)

A secretária municipal de Habitação e Urbanismo de São Luís, Érika Garreto, ressaltou a relevância do programa para a capital e, em especial, para o setor da construção civil. “O Cidade Empreendedora é um programa importantíssimo para a Secretaria de Urbanismo e para São Luís como um todo. Estive no evento Transformar Juntos no ano passado e pude ver de perto o impacto do trabalho do Sebrae, especialmente na simplificação de projetos e no incentivo ao empreendedorismo na construção civil. Essa parceria com o Sebrae será fundamental para avançarmos ainda mais com os empreendedores da cidade, dando um pontapé muito mais rápido e mais forte nas ações que já estamos desenvolvendo”, destacou.

Para o diretor superintendente do Sebrae Maranhão, Albertino Leal, o Programa Cidade Empreendedora representa uma transformação na forma como os municípios planejam e executam ações voltadas ao desenvolvimento local. “É uma iniciativa que integra planejamento, inovação, criatividade e soluções práticas, ajudando a transformar a realidade dos bairros e territórios com base nas vocações locais. Acreditamos que, para fortalecer o empreendedorismo, é preciso olhar para cada região da cidade com atenção e estratégia, entendendo as necessidades e potencialidades de quem vive e empreende ali”, destacou.

Albertino Leal, diretor superintendente do Sebrae Maranhão, aponta a inovação e a automação como eixos estratégicos para o novo ciclo do programa (Divulgação/Sebrae)

Albertino também ressaltou que o novo ciclo do programa traz uma perspectiva ainda mais moderna e eficiente para a gestão pública. “Neste novo momento, queremos intensificar o uso da automação e de metodologias inovadoras para qualificar ainda mais a relação entre os municípios e o empreendedorismo. O Maranhão já se destaca nacionalmente nesse modelo de atuação, sendo referência na aplicação metodológica do Cidade Empreendedora. Vamos continuar avançando, com um trabalho colaborativo entre poder público e sociedade, focado em gerar oportunidades, dinamizar a economia e impulsionar o empreendedorismo em todas as suas formas”, concluiu.

O Cidade Empreendedora é uma estratégia do Sebrae para promover a transformação dos municípios, direcionando, acelerando e sustentando processos de desenvolvimento socioeconômico local, com foco na melhoria do ambiente de negócios no qual estão inseridas as pequenas empresas.

A atuação do Sebrae é centrada no desenvolvimento local, por meio de um relacionamento contínuo e estruturado com as prefeituras municipais, mediante a oferta de produtos e serviços adaptados às necessidades de cada território.

  • cidade empreendedora
  • Empreendedorismo
  • estratégia
  • Gestão Pública
  • Integração
  • Prefeitura de São Luís
  • Sebrae