Três meses de loja aberta e uma bagagem de 11 anos de experiência no setor de vendas e muita vontade de fazer seu negócio dar certo. Foi com essa história que Daniel Alves de Oliveira, dono da recém-inaugurada Equipar Ferramentas, chegou ao Encontro do ALI Produtividade, promovido pelo Sebrae, em Barra do Corda. Ele participou para entender melhor como o programa funciona e saiu de lá decidido a se inscrever.
“Gostei muito da palestra sobre marketing e atendimento. O conteúdo foi direto e prático, e vai nos ajudar a melhorar o relacionamento com os clientes. Eu não conhecia o ALI, mas achei muito interessante. Com certeza é algo que pode contribuir com a organização e o crescimento da empresa”, contou Daniel.

O encontro coletivo realizado nesta segunda-feira (30), marcou o encerramento do primeiro ciclo do programa ALI Produtividade (Agente Local de Inovação), que oferece acompanhamento gratuito a micro e pequenas empresas com foco no aumento da produtividade e da eficiência na gestão.
Durante o encontro, foi apresentado um balanço dos resultados alcançados pelas 24 empresas atendidas, com destaque para os relatos de empresários que tiveram mudanças significativas em seus negócios. A programação incluiu ainda uma palestra voltada para marketing e atendimento ao cliente.
Segundo o analista do Sebrae Rodrigo Delmindo, o programa é voltado para micro e pequenas empresas e oferece orientação técnica por seis meses. “Não é uma consultoria tradicional, mas um acompanhamento baseado em metodologia do Sebrae, que ajuda o empresário a aplicar soluções práticas na sua realidade”, explicou.

Experiência de quem viveu na prática
Entre os participantes do ciclo encerrado está a empresária Murane Oliveira, da Ótica Moa, que após participar do programa melhorou a gestão financeira. “Eu vendia bolsas e acessórios. Quando fiz o Empretec, percebi que precisava me reposicionar. Criei minha marca, desenvolvi meus próprios modelos de armação e reestruturei a loja”, conta. O apoio do Sebrae foi decisivo. “O ALI Produtividade me ajudou a entender o valor do planejamento e da gestão financeira. Hoje, tudo tem controle, e isso faz diferença”.
Já Gustavo Costa, da Eletromais Solar, afirmou que o programa foi fundamental para estruturar os processos internos. “A gente cresceu rápido, mas desorganizado. O ALI Produtividade nos ajudou a corrigir isso e focar no estratégico”, ressaltou.
À frente do Magazine Isamor, uma loja com 42 anos de história em Barra do Corda, Gustavo Lima Guimarães percebeu que mesmo empresas consolidadas precisam parar e olhar para dentro. “Tínhamos informações, mas não usávamos de forma estratégica. Agora temos mais controle e visão de futuro”, disse.

Inscrições abertas
Empreendedores interessados em participar do próximo ciclo já podem se inscrever. São 25 vagas para o próximo ciclo e o atendimento é gratuito. Para mais informações, é possível procurar a Sala do Empreendedor, a Associação Comercial em Barra do Corda ou a Unidade do Sebrae em Grajaú pelo número (98) 99166-0214.