Estar presente nas redes sociais já não é mais um diferencial das empresas. Seja para atrair novos clientes, aumentar a visibilidade ou fomentar as vendas, os empreendedores precisam adotar diversas estratégias para alavancar seus negócios nas plataformas digitais. Uma delas é o “impulsionamento”, onde se há um investimento financeiro para que a publicação chegue a mais usuários.
O empreendedor Italo Ribeiro, da cidade de Caxias, proprietário de uma loja de celulares e acessórios em Caxias, viu no impulsionamento uma forma de atingir um público além das fronteiras do município. “O impulsionamento deu uma visibilidade ao meu negócio que poderia demorar muito tempo para ser conquistada de forma orgânica. Foi com essa estratégia que conseguimos alcançar seguidores e clientes em outras cidades da região”, relatou o empreendedor.
A estratégia utilizada por Italo confirma os dados da 9ª edição da Pesquisa Pulso dos Pequenos Negócios, conduzida pelo Sebrae. O estudo aponta que entre os empreendedores de pequeno porte, quase metade deles (48%) afirma que já pagou para fazer propaganda nas redes sociais ou em outros canais da internet. São Microempreendedores Individuais (MEI) e Micro e Pequenas Empresas (MPE) que reservam parte dos seus recursos para promover as vendas no meio digital.
“Mais que um local de entretenimento, as redes sociais se transformaram em importantes ambientes de negócios, onde empresas podem se aproximar com o seu público. Por isso, aumentar a presença nas redes e impulsionar conteúdos pode gerar resultados significativos para os pequenos negócios”, explicou o gerente da Unidade de Negócios do Sebrae em Caxias, Stênio Pinheiro.

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Ainda segundo a pesquisa, o Instagram é um dos principais canais utilizados pelos empreendedores para impulsionar suas publicações. “Sempre recebemos clientes em nossa loja física, mas a maioria das vendas é originada por meio do Instagram. Hoje ele é nossa vitrine, a rede social mais ativa e que tem crescido continuamente o número de seguidores e potenciais clientes”, complementou o caxiense Italo Ribeiro.
Impulsionamento eficaz
Mas, para atingir o resultado esperado nas redes sociais, não basta apenas “Patrocinar”. “O empreendedor tem que utilizar o impulsionamento com precisão, escolhendo a rede social adequada, o conteúdo relevante, por quanto tempo, o público alvo, enfim, fazer um planejamento para o post impulsionado de fato contribui para no propósito final, que é a venda do produto ou serviço”, acrescentou Pinheiro.
Italo Ribeiro destaca que está sempre atentos às necessidades do mercado, o que é tendência e o que pode atrair a atenção do cliente. “Gravamos trends, vídeos com os assuntos mais comentados no momento, inspirações e adaptações de outros nichos. Nosso intuito é divulgar ações promocionais de forma criativa, humanizada, criando uma conexão com nosso público e, claro, despertando o desejo pela compra”, finalizou o empreendedor.
