O Sebrae deu início ao Projeto Pró-Catadores com uma visita técnica à Associação dos Catadores do Município de São José de Ribamar (ASCAMR). A ação marca o começo de um trabalho dedicado a promover a inclusão socioprodutiva dos catadores de materiais recicláveis, com o objetivo de fortalecer as cooperativas e associações do setor, proporcionando capacitação em gestão, inovação e suporte para gerar renda e dignidade a esses trabalhadores.
A iniciativa, que aconteceu na última semana, faz parte do Programa Nacional Sebrae Pró-Catadores, que, segundo a analista da Unidade de Ambiente de Negócios e gestora estadual do projeto, Georgia Pacheco, irá atender cerca de 30 grupos de catadores em todo o Maranhão ao longo de 2025. “Trabalharemos continuamente, proporcionando consultorias e suporte específico conforme a necessidade de cada associação. Nosso objetivo é fortalecer a economia circular nos municípios e integrar esses grupos de catadores à economia formal”, explicou.
Além da gestora estadual, a visita contou com a presença do Diretor Superintendente do Sebrae Maranhão, Albertino Leal; da Gerente de Projetos da Agência Executiva Metropolitana (AGEM), Daniela Pimentel; e da Gestora Nacional do Projeto Pró-Catadores, Joana Bona; entre outros consultores e técnicos do Sebrae.
Esse encontro inicial teve como foco entender as necessidades específicas da ASCAMR, fundada em 2019 e que conta com 14 associados, e iniciar a elaboração de um plano de trabalho personalizado, a ser executado nos próximos 12 meses.
O Diretor Superintendente do Sebrae Maranhão, Albertino Leal, destacou a complexidade da cadeia produtiva, em seus múltiplos enfoques. “Estamos muito felizes porque essa cadeia envolve setores importantes como saúde, turismo e educação. É um trabalho que faz com que nossa cidade, nosso meio ambiente, melhore, e muitas vezes feito por pessoas que são invisíveis na sociedade. Então nós precisamos apoiar essas iniciativas, transformando isso em renda para as famílias”, analisou.
O fundador da ASCAMR, Valdemilson dos Santos, expressou seu contentamento e destacou a importância desse momento para a associação e seus membros. “A gente tem orgulho do que faz, e faz com o coração, é até um privilégio eles terem acompanhado o trabalho da gente. É mais um incentivo para a gente não parar com associações e cooperativas, porque é de parcerias assim que a gente precisa.A gente só tem a agradecer e é do fundo do coração que agradecemos em nome da associação. Esperamos que voltem mais vezes para acompanhar e dar apoio pra gente”, declarou.
Para Joana Bona, gestora nacional do Pró-Catadores, a iniciativa em São José de Ribamar reforça o compromisso do Sebrae em apoiar o setor e impulsionar a economia circular. “Estamos dando início às atividades com o Sebrae Maranhão, e é uma satisfação ver o entusiasmo e o comprometimento dos trabalhadores. Queremos que essa ação se expanda e traga resultados efetivos para as cooperativas”, ressaltou.
Nos próximos meses, os grupos atendidos receberão consultoria em áreas como formalização de negócios, gestão e produtividade, além de apoio para firmar parcerias com o setor público, como auxílio técnico para que prefeituras contratem cooperativas de reciclagem. Esse acompanhamento contínuo busca promover o desenvolvimento sustentável e a inclusão socioeconômica dos catadores, transformando vidas e fortalecendo as cadeias de reciclagem no estado do Maranhão e em todo o País.