Balsas, uma das cidades mais ricas do Maranhão com o terceiro maior PIB do estado, tem atraído cada vez mais atenção. Além dos novos empreendimentos, novas oportunidades no turismo têm sido exploradas. A ideia é aproveitar os potenciais locais para que além dos negócios, esse fluxo de pessoas seja aproveitado por toda a cadeia do turismo. Esse é objetivo do trabalho do Agente de Roteiros Turístico promovido pelo Sebrae em Balsas e região.
Dados dos empreendimentos de hotelaria apontam que cerca de 70% da ocupação hoteleira de Balsas está ligada ao agronegócio e concentra-se nos dias úteis, de segunda a sexta-feira. Uma oportunidades a serem trabalhadas pelos empreendimentos turísticos locais é ampliar a permanência dos turistas por meio de novas experiências culturais, religiosas, de aventura e rurais.
“Além de resgatar a memória local, o projeto visa fortalecer a economia criativa, conectando serviços de hotelaria, alimentação, artesanato e o turismo rural de base comunitária. Pequenos empreendedores, como agências de turismo receptivo, estão sendo incentivados a integrar a cadeia de valor local, oferecendo aos visitantes uma vivência autêntica e enriquecedora de Balsas e seu entorno”, Sandra Barcelos, analista do Sebrae em Balsas.
Uma das propostas é o City Tour “Caminhos do Gado ao Celeiro Agrícola” pretende atrair visitantes, para conhecer a cidade a partir dos seus marcos históricos. Para tanto, tem sido realizadas testagens com consultores do Sebrae e representantes e agências locais de turismo. O circuito contempla os principais pontos turísticos da cidade, como a Igreja da Matriz, o Porto das Caraíbas, a Ponte de Madeira e o Museu Gilza Magalhães.
Roberto Marques Vasconcelos, turismólogo responsável pela criação do roteiro, destaca a importância de revitalizar espaços históricos da cidade e otimizar serviços para o público corporativo, que muitas vezes dispõe de tempo livre nos finais de semana. “Queremos que o turista de negócios aproveite para conhecer o que Balsas tem de melhor, vivenciando sua história, cultura e belezas naturais”, afirmou Vasconcelos.
Outras rotas
Focando no Turismo Rural de Base Comunitária está outra proposta de roteiro que visa a inclusão das comunidades rurais. Um exemplo é o povoado Aldeia, comunidade tradicional conhecida pela piscicultura e por outras produções da agricultura familiar como queijos, doces e artesanato. Apoliane, empreendedora e moradora local , falou sobre a importância de resgatar a história do povoado e valorizar a experiência dos turistas em contato direto com as tradições locais.
“O povoado Aldeia tem uma riqueza cultural enorme, com artesanato tradicional e modos de vida que podem ser compartilhados com os visitantes. Esse projeto abre uma oportunidade para que a comunidade participe diretamente do desenvolvimento do turismo, mostrando nossa história e gerando renda para as famílias locais”, ressaltou Apoliane.
Turismo em foco
A rede de Agentes de Roteiros Turísticos do Sebrae tem como objetivo fortalecer o turismo nos territórios maranhenses, por meio da atuação de sete agentes dedicados a apoiar gestores do Sebrae nos seis polos turísticos. Essa rede, que abrange 46 municípios e 23 produtos turísticos, atuará no fortalecimento da governança local e na estruturação de rotas e roteiros, promovendo o desenvolvimento sustentável do turismo regional. Em 2024, os agentes terão a missão de colaborar com os diversos atores do território, visando o aprimoramento e comercialização dos produtos turísticos existentes.