Em continuidade às ações de implementação da estratégia DTI – Destinos Turísticos Inteligentes no Maranhão, o Sebrae e parceiros públicos e privados e membros da Instância de Governança do Polo Florestas dos Guarás participaram, na última terça-feira, dia 14, de uma oficina da Jornada Destinos Maranhenses: Rumo ao Turismo Mais Inteligente.
Planejada como momento para apresentação e discussão dos dados levantados no Diagnóstico de Maturidade do polo com relação a DTI, a oficina foi realizada em videoconferência, coordenada pelos especialistas Ricardo Cerqueira (da GP Master Consultoria da Bahia) e Graziele Vilela (da Turismo 360 Consultoria, de Minas Gerais).
O diagnóstico, que traz apontamentos sobre o grau de maturidade do polo, a partir dos eixos de governança, tecnologia, sustentabilidade e experiência, serviu de base para, com base nos dados levantados, o planejamento de ações consideradas importantes para alavancagem do turismo no polo numa perspectiva territorial.
A oficina também abriu espaço para coleta de contribuições para a chamada Carta Maranhão DTI, contendo ações macro que deverão ser sugeridas e apresentadas aos órgãos e parceiros que podem contribuir com as eventuais soluções.
No polo Floresta dos Guarás, o Diagnóstico aponta gargalos em cada um dos eixos, para os quais foram sugeridas ações específicas pelos participantes. “O Sebrae vê esse momento como um norte estratégico para o aprimoramento da gestão do turismo sob uma perspectiva territorial e amparada nos eixos da metodologia DTI, que vem sendo trabalhada pela instituição no Maranhão muito fortemente nos últimos anos. Com isso, trabalhamos junto com a governança do polo, visando a consequente melhoria da experiência do turista, alavancagem da atividade, que é potencialmente indutora de desenvolvimento, e também levando em conta a qualidade de vida das comunidades envolvidas,” disse Flávia Nadler, gestora Estadual de Turismo e Cultura do Sebrae.
Diagnóstico – O diagnóstico é o ponto de partida desse momento. Os dados desse levantamento detalharam mais de cem quesitos listados dentro das dimensões da metodologia, em uma construção importante para que o planejamento do turismo seja baseado nas vivências e nas particularidades de cada polo ou território.
“Já temos avanços importantes nos eixos de governança e no marketing, com obras de infraestrutura e a criação de novos produtos turísticos, como por exemplo, o Caminhos dos Poetas. Com o fortalecimento da metodologia DTI teremos condições de, juntos, encontrarmos as soluções e propor mais ações de melhorias dos produtos e da oferta turística na região do Litoral Ocidental Maranhense, fortalecendo a Instância de Governança Regional do Polo Floresta dos Guarás”, frisou, durante a oficina, Antônio Marcos Gomes, secretário de Cultura e Turismo de Guimarães.
“O DTI chega para somar com os projetos voltados ao desenvolvimento do turismo regional, com soluções inovadoras e sustentáveis, a fim de promover uma experiência inesquecível ao turista. Essa é uma metodologia que pretende transformar o turismo do Maranhão e aqui a Instância de Governança Regional do Polo Floresta dos Guarás é um dos principais fomentadores do programa no território,” relatou a Gerente da Unidade de Negócios do Sebrae de Pinheiro, Nayara Moreira.
Jornada Destinos Maranhenses – A jornada contempla oficinas em cada um dos polos turísticos priorizados na atuação do Sebrae no estado (Lençois, Munim e Delta; Grande São Luís; Floresta dos Guarás; Chapada das Mesas; e Serras Guajajara, Timbira e Kanela), em um total de seis. É considerada mais uma etapa do trabalho de transformação destes em destinos inteligentes, trazendo subsídios para o planejamento de ações e melhorias nos polos, que terão impacto direto em pelo menos 24 cidades do Maranhão.
A estratégia Destinos Turísticos Inteligentes (DTI) alcança territórios turísticos visando torná-los sustentáveis, valorizando a diferenciação que estes possuem e são atrativos para o mercado, mas focando dois aspectos bem particulares: uma gestão baseada em inovação e dados e em um modelo que envolve uma governança sólida, mas que se preocupa com a integração do turista com o destino e a oferta de experiências memoráveis em toda a jornada de consumo do produto turístico.
É uma abordagem inspirada em modelos internacionais de destinos já consolidados como a Espanha. O Sebrae fomenta esta estratégia desde 2017. Em 2023, iniciou uma nova etapa de trabalho por meio do Programa Redes de Agentes de Roteiros Turísticos fortalecendo as ações para implantação da estratégia DTI. Com a ferramenta de Diagnóstico de Maturidade Destinos Turísticos Inteligentes, a instituição colhe, em conjunto com as IGR’s regionais, as bases de transformação nos seis polos em destinos inteligentes.