Um momento marcado por conexões, olhares atentos e ávidos por inspiração e pela descoberta de novos caminhos para o setor rural, tendo como base a inovação e o conhecimento. Percepções que resumem o evento de encerramento do segundo ciclo do Programa Agentes Locais de Inovação para o Desenvolvimento Rural – ALI Rural, realizado pelo Sebrae na cidade de Turilândia (Baixada Maranhense).
O encontro, que reuniu mais de 60 produtores rurais de diversas cidades da região, teve como destaque a oferta de um vasto cardápio de soluções inovadoras, materializado em um dia de campo dedicado à prática da metodologia do tanque suspenso para a criação de peixes. Algo inédito e de perspectivas muito promissoras.
No segundo ciclo, o ALI Rural atendeu diretamente e individualmente, 15 produtores rurais na região da Baixada e Litoral Ocidental maranhense. O terceiro ciclo que será iniciado em 2024.
Dia de Campo leva tecnologia inovadora para produtores da Baixada e Litoral Ocidental Maranhense
O local escolhido para a realização do dia de campo foi a propriedade rural L e S Piscicultura, em Turilândia, que se tornou canteiro de uma experiência enriquecedora para os produtores rurais participantes. A programação teve início com uma palestra informativa sobre a metodologia de tanque suspenso, ministrada pelo consultor do Sebrae, José Américo. Na ocasião, os produtores tiveram a oportunidade de aprender sobre as melhores práticas para a criação de peixes de forma eficiente e sustentável e com o melhor aproveitamento dos recursos da propriedade.
A palestra foi apenas o começo de um dia repleto de aprendizado e atividades práticas. Os participantes puderam explorar os açudes da propriedade e vivenciaram uma experiência de pesca, além de aprenderem sobre o controle do pH da água de um tanque suspenso, uma técnica fundamental para o sucesso na criação de peixes.
“O ALI Rural se destaca pela sua capacidade de transformação. O Sebrae trabalha incansavelmente para impulsionar o desenvolvimento das regiões rurais do Maranhão. O programa tem o poder de acompanhar e capacitar produtores rurais para adotarem práticas inovadoras, como a aquicultura, que podem não apenas melhorar a qualidade de vida, mas também contribuir para o crescimento econômico das comunidades e municípios atendidos. Já alcançamos resultados importantes neste terceiro ciclo, levando orientação e inovação para produtores beneficiados com o ALI Rural”, ressaltou o gestor estadual do programa, John Jacinto.
Intercâmbio importante – O encontro contou com a presença de alunos do curso de Engenharia de Pesca da UFMA – Campus de Pinheiro, de representantes do Banco do Nordeste do Brasil, e de produtores rurais das cidades de São Bento, Bequimão, Pinheiro, Pedro do Rosário, Palmeirândia, Peri-Mirim, Alcântara, Mirinzal e Guimarães. Todos participaram que vieram em busca de conhecimento e oportunidades para aprimorar suas atividades no campo. O ALI Rural se destaca como um programa que promove o desenvolvimento regional, incentivando a inovação e a melhoria da qualidade de vida no meio rural.
Para Érica Lindoso, produtora rural que recebeu o dia de campo em sua propriedade, o encontro foi uma grande oportunidade para troca de experiências e fortalecimento do ecossistema rural. “Foi uma alegria imensa receber o ALI Rural em nossa propriedade. Ver tantos produtores rurais interessados por conhecimento e dispostos a aprender sobre a criação de peixes no sistema de tanque suspenso é gratificante. Acredito que essa troca de experiências e conhecimentos é fundamental para o fortalecimento do nosso meio rural. Espero que todos tenham saído daqui com novas ideias e inspiração para transformar suas atividades no campo. Agradeço ao Sebrae por proporcionar essa oportunidade única de aprendizado e conexões”, agradeceu a produtora rural.