Nesta segunda-feira (29), o Sebrae Maranhão recebeu visita dos novos residentes do Programa de Residência Portuária, da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), para conhecer as principais ações de inovação que o Sebrae desenvolve no estado. Além de outras iniciativas, a instituição apresentou aos visitantes os programas Inova Amazônia, que apoia inovações em bioeconomia; Startup Nordeste, que fortalece pequenos negócios inovadores na região; e Desafio Sebrae Like a Boss, que conecta e qualifica startups.
Segundo o gerente de Pesquisa e Inovação da EMAP, Gabriel Mateucci, os dez residentes da segunda rodada do programa são recém-graduados de diversas áreas, que irão atuar na criação de soluções inovadoras para o Porto do Itaqui. A visita faz parte da etapa inicial do programa, quando os profissionais são apresentados aos principais agentes do ecossistema de inovação local. “Estamos fazendo visitas a várias empresas, e um dos atores mais importantes desse ecossistema de inovação é o Sebrae, que é parceiro do Porto do Itaqui”, ressalta.
Realizado no Sebraelab, localizado no Multicenter Negócios e Eventos, na capital São Luís, o encontro permitiu à designer Ana Carolina Brito, de 24 anos, conhecer os programas de inovação do Sebrae e identificar quais seriam mais proveitosos para ela e para pessoas conhecidas que também atuam no segmento. “Eu gostei muito do Catalisa ICT, porque eu vi que tem muito foco em pesquisa, que é uma área que eu me identifico bastante. Vejo oportunidade para mim no futuro”, reflete.
Para o diretor técnico do Sebrae no Maranhão, Mauro Borralho, a visita foi importante não apenas para disseminar ações do Sebrae e compartilhar experiências, como também para reforçar a parceria com a EMAP. “É um momento para destacarmos, afinal de contas estamos falando de inovação, de juventude, de desenvolvimento”, afirma o gestor.
Na ocasião, a apresentação das ações de inovação do Sebrae no Maranhão foi feita pelo gerente da Unidade de Inovação e Tecnologia da instituição, César Guimarães. Na área de Economia Criativa, a exposição ficou por conta da coordenadora de Produtividade e Transformação Digital, Danielle Abreu.