Em evento realizado nesta segunda-feira, 1º, no Sebrae de Pinheiro, a instituição deu início a mais um ciclo do Programa ALI Rural (Agente Local de Inovação Rural) , reunindo dezenas de produtores da região para apresentar o acompanhamento técnico e estratégico que o programa oferece. Após um 2024 marcado por resultados expressivos, com 15 produtores atendidos em diversos segmentos como piscicultura, pecuária e agricultura familiar, o Sebrae anunciou que, em 2025, o número de beneficiados será ampliado com a atuação de dois Agentes Locais de Inovação.
Durante o encontro, produtores puderam conhecer histórias de sucesso e entender na prática como o programa pode transformar seus negócios. Para Ivaldo de Jesus Silva Almeida, que atua com a criação e venda de peixes e alevinos, no povoado Pedrinhas – localizado no município de Peri Mirim – a parceria com o Sebrae é estratégica.
“Eu vendo peixe de engorda e alevinos. Os alevinos já têm um mercado bem definido, mas tenho dificuldade com a venda do peixe de engorda, e é aí que entra o Sebrae. Essa é uma das coisas que eu já foquei aqui, buscar a parceria do Sebrae para ele nos instruir a usar as ferramentas de forma assertiva e escoar nosso produto de forma eficiente no mercado”, contou o Ivaldo.

O programa – O ALI Rural é voltado para pequenos e médios produtores rurais que buscam inovação e desenvolvimento sustentável em seus negócios. Ao longo de 12 meses, os produtores recebem acompanhamento individualizado e gratuito. O agente local de inovação realiza um diagnóstico do empreendimento, propõe soluções personalizadas e acompanha sua implementação, com foco na melhoria da produtividade, aumento do faturamento e redução de custos.
Com foco em melhorar a gestão do negócio rural, o ALI Rural trabalha no fortalecimento dos pontos fracos e potencialização dos pontos fracos da gestão da propriedade. A proposta inclui encontros presenciais e online, individuais e coletivos, acesso a informações técnicas, auxílio na organização financeira e implantação de práticas inovadoras para aumento da competitividade no mercado.
Dulcileia Martins Pereira, representante da Secretaria de Agricultura de Santa Helena, destacou a importância do programa para os produtores da região. “É uma oportunidade única, porque o agricultor precisa disso, de instruções, informações, orientações técnicas. E esse programa ALI vai fazer isso, vai melhorar a gestão do negócio em cima daquilo que ele já tem e que às vezes não sabe como usar, porque falta o conhecimento. Agora os produtores terão isso com a ajuda dos profissionais do Sebrae,” disse Dulcileia.

Expectativa de maior desenvolvimento para o setor
Em 2024 foram 15 produtores atendidos por 1 agente Local de Inovação Rural, este ano o atendimento foi ampliado. Agora com a meta de atender 30 produtores rurais durante os próximos 12 meses, a Unidade de Negócios do Sebrae de Pinheiro celebra o engajamento dos produtores e a expectativa para o novo ciclo, que pretende melhorar a gestão e consequentemente promover o crescimento dos negócios rurais de Pinheiro e região.
“Hoje o Sebrae está muito satisfeito com o retorno dos produtores que compareceram aqui para conhecer o ALI Rural e se inscrever para o novo ciclo que se inicia. Esse programa vem beneficiar os produtores em termos de inovação. O objetivo é preparar os negócios para abrir novas oportunidades,” comemorou Rosa Amélia Borges, gerente do Sebrae de Pinheiro.
Quem também participou da apresentação foi Edenilson de Jesus Costa e Souza, produtor de Presidente Sarney. Ele reforçou o entusiasmo dos participantes. “Esse momento aqui é muito bom. Temos a oportunidade de ter o apoio do Sebrae para ampliar a nossa produção. A gente quer aprender as técnicas para melhorar a produção dos peixes. Nós já estamos trabalhando e sabemos que podemos fazer muito melhor. O que pudemos acompanhar aqui do que é o programa nos encheu de expectativas — sabemos que virão só coisas boas,” contou o produtor.

O Ciclo anterior do ALI RURAL (2024/2025) – Durante o último ciclo, 15 produtores rurais foram atendidos nas cidades de São Bento e Peri Mirim, com negócios rurais de hortifruticultura e piscicultura. Os resultados foram a melhoria na gestão dos negócios com emprego de planilhas de custo e registros sistemáticos da produção e vendas. Foram implementadas técnicas de manejo mais eficientes e adoção de boas práticas agrícolas e uso racional de insumos, com compra coletiva dos materiais o que impactou no preço, proporcionando significativa economia. A utilização de recursos energéticos e hídricos também foi observada e orientada. Outra área foi a de marketing para vendas, com a utilização de estratégias de divulgação em redes sociais, embalagens personalizadas e participação em feiras locais.
Brigida de Souza Correa foi uma das produtoras rurais atendidas no ciclo anterior de 2024/2025. A sua propriedade de multiculturas fica localizada no povoado São Francisco no município de São Bento. A produtora trabalha com hortifruticultura, fornecendo produtos da agricultura familiar para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), direcionados à merenda escolar. Com atendimento do ALI Rural ela aprendeu a apresentar melhor o seu produto em todos os sentidos, destacando as características que conquistam o cliente.
“Eu gostei demais, me ajudou muito, principalmente nas vendas. Eu aprendi a divulgar meus produtos, a apresentar melhor o que vendo para encantar os olhos do cliente. O ALI me ajudou com a embalagem e o rótulo me orientou a como melhorar essa parte. Aprendi a como me destacar como empreendedor rural, destacando uma características pontual dos meus produtos: o fato de serem orgânicos, coisa que antes eu não fazia. Eu consegui sentir a mudança na minha postura como empreendedora e o aumento nas vendas. Eu plantava e vendia, aprendi a fazer isso da forma correta, a fazer melhor,” contou.
Compromisso com o empreendedor – O Sebrae reafirma seu compromisso com o desenvolvimento do agronegócio maranhense, incentivando práticas inovadoras, sustentáveis e adaptadas à realidade do campo. As inscrições para o ciclo 2025 do ALI Rural estão encerradas e os produtores interessados em participar do próximo ciclo do ALI e das ações do Sebrae voltados para os negócios do campo devem procurar a unidade do Sebrae mais próxima Em Pinheiro a Unidade do Sebrae está localizada na Rua Maria Pinheiro Paiva, Antigo Aeroporto, próximo ao SAMU, o telefone de contato é o (98) 99191-9305.

